Adm Púb e Geral - aula 01 CERS

Description

Modelos teóricos da Adm Pub: patrimolianista, burocrático e gerencial.
Eloah Peres
Flashcards by Eloah Peres , updated more than 1 year ago
Eloah Peres
Created by Eloah Peres about 9 years ago
44
1

Resource summary

Question Answer
A Administração Pública é todo o aparelho do Estado pré-orientado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades privadas. C ou V? Errado. Visa à satisfação das necessidades COLETIVAS.
Quais os modelos teóricos da Adm Pub? Patrimonialista Burocrático Gerencial
Patrimonialismo está ligado à: formalismo excessivo e modelo feudal! C ou E? Errado. Patrimonialismo não tem excesso de formalismo.
Em qual modelo burocrático não se distingue res publica e res principis? Patrimonialista
Qual modelo teórico da adm pub visa o controle de resultado? Gerencial
Comunicação formal Impessoalidade Valorização da hierarquia Autoridade formal Separação entre Política e Administração Padronização de procedimentos QUAL MODELO TEÓRICO POSSUI ESSAS CARACTERÍSTICAS? Burocrárico
Quando surgiu o modelo burocrático? Segunda metade do séc XIX
O nepotismo e a corrupção está presente em qual modelo teórico? Patrimonialista
O declínio do modelo patrimonialista ocorreu pela necessidade de: 1 - profissionalizar a gestão 2 - padronizar métodos administrativos 3 - maior eficácia das ações e estrutura hierárquica C ou E? Certo!!!
O que são considerados os cargos no primeiro modelo teórico? Prebendas. obs: O aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares possuem status de nobreza real.
Expansão do papel do Estado foi motivo de declínio de qual modelo teórico? E, dessa forma, possibilitou a expansão/início de qual modelo? Patrimonialista e burocrático, respectivamente.
A previsibilidade de comportamento e a meritocracia estão presentes em qual modelo teórico da Adm Pública? Burocrático.
1 . Internalização das regras 2. Excesso de formalismo e de conformidade às normas 3. Resistência à mudança 4. Controle a posteriori 5. Despersonalização dos relacionamentos 6. Valorização excessiva da autoridade 7. Despreocupação com os resultados 7. Perda da capacidade de inovação Tais características pertencem à qual ou quais modelos teóricos? TODOS ao modelo burocrático. EXCETO: 4. Controle a posteriori (tendo em vista ser característica do gerencial, pois o burocrático despreocupa-se com os resultados.
O modelo de administração pública burocrática é comumente citado como modelo burocrático weberiano, pois foi Max Weber o primeiro a descrever uma estrutura burocrática em sua forma típica ideal. C ou E? Certo.
• Crise do Estado: crise fiscal e enfraquecimento do poder estatal frente à globalização • Transformações tecnológicas e produtivas, que exigem um Estado mais ágil e eficiente • Mudanças sociais e culturais aumentaram as demandas por direitos e novas políticas estatais • Democratização e ampliação da esfera pública, aumentando o número de atores sociais relevantes. São motivos do declínio do modelo patrimonialista? Não. Estes são motivos do declínio do modelo burocrático.
Quando surgiu o modelo gerencial? Segunda metade do séc XX, como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial
A administração pública burocrática vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. C ou E? Errado. Quem vê o cidadão como contribuinte é modelo GERENCIAL.
A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: assistencialista, burocrático e gerencial. C ou E? Errado. Não é assistencialista e sim patrimonialista.
Uma das características da administração pública patrimonialista é a ausência de carreiras administrativas definidas em sua estrutura organizacional. Certo. Estrutura organizacional de carreiras adm somente ocorreu no modelo burocrático.
Uma organização pública com base no modelo patrimonialista apresenta grande permeabilidade à participação social-privada na instituição. Errada. A participação social-privada só ocorreu no gerencial.
De acordo com o modelo patrimonialista, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos. Errado. Quem prega autonomia e flexibilidade na gestão dos recursos públicos, buscando a finalidade pública é o modelo gerencial.
Uma desvantagem do modelo de administração pública burocrática é a grande pessoalidade existente nas relações entre chefia e subordinados. Errado! Há impessoalidade no mod. burocrático. Além disso, a impessoalidade é considerada como VANTAGEM e não DESVANTAGEM.
Uma organização pública que adota os pressupostos da administração burocrática busca combater o nepotismo na instituição. CERTO
No modelo gerencial não há autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros à sua disposição para atingir os objetivos contratados. C ou E? Errado, pois no modelo gerencial HÁ autonomia...
Em qual modelo teórico propõe-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de concorrência entre as unidades? Gerencial
Os resultados da ação do Estado são considerados bons se as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas, e não apenas porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros. Refere-se à qual modelo? Gerencial.
Qual a DIFERENÇA FUNDAMENTAL entre modelo burocrático e gerencial? FORMA DE CONTROLE, que deixa de basear-se nos processos e concentra-se nos resultados.
O que a adm pub gerencial conserva do modelo burocrático? Meritocracia Carreiras Avaliação de desempenho Treinamentos sistemáticos
Show full summary Hide full summary

Similar

Romeo and Juliet essay
Tambo234
GCSE Biology heart notes
Kamila Woloszyn
French : l'automne
Anne Claude
Core HR Knowledge
jkim05
Geography AQA Revison topics Migration, Population Change, Youthful Populations and more
dburns8731
Physical Geography
clongworth25
Electrolysis
lisawinkler10
MARXIST ROLE OF EDUCATION
ashiana121
History GCSE AQA B: Modern World History - International Relations: Conflict and Peace in the 20th Century - Topic 2: Peacemaking 1918-19 and the League of Nations
mariannakeating
GCSE REVISION TIMETABLE
nimraa422
'Love and Relationships' Poem Themes
Lindis Dixon