prova

Description

PUC Arquitetura e Organização de Computadores Flashcards on prova, created by vinicius.fantina on 04/10/2013.
vinicius.fantina
Flashcards by vinicius.fantina, updated more than 1 year ago
vinicius.fantina
Created by vinicius.fantina over 10 years ago
32
0

Resource summary

Question Answer
Principio da localidade temporal: um programa em execução que referenciou alguns endereços de memória em acessos consecutivos referenciará novamente os mesmos... endereços de memória (ex. loops, funções comrecursividade etc.) "referencias recorrentes aos mesmos endereços de memória no transcorrer do tempo"
hierarquia de memória objetivo é trazer para perto da CPU os endereços com dados recorrentemente referenciados e os com alta probabilidade de o serem
memória volátil desempenha sua função de armazenamento enquanto alimentada eletricamente, exemplos: RAM
memória não-volátil não requer alimentação elétrica para armazenar dados permanentemente, exemplo: ROM (Read Only Memory), hard disk etc.
Memória primária é constituída principalmente por memórias voláteis: registradores, cache e RAM.
registradores são implementados utilizando flip-flops (2 transistores combinados de tal modo que resulte em duas saídas estáveis, uma para 0 e outra para 1), um par para cada bit. Ou seja, se o registrador for 8 bits, haverá 8 flipflops compondo o registrador.
memória cache é comumente composta por uma memória SRAM (Static Random Access Memory). A memória estática utiliza 4 transistores para cada bit que armazena, mais 2 transistores utilizados para controlar o acesso ao bit armazenado. Ou seja, para cada bit de uma memória estática são gastos 6 transistores.
memória RAM constitui a memória principal de um computador (onde são armazenados programas e dados). Este tipo de memória armazena cada bit em capacitor e é também conhecida como DRAM (dinamic RAM).
DRAM são implementadas como uma matriz, onde é necessário fornecer a linha (RAS - Row Access Strobe) e a coluna (CAS - Column Access Strobe) para endereçar a célula de bits que se deseja... elas precisam de recarga (refresh) que precisa ser executado de períodos em períodos (atualmente a cada 64ms cada célula precisa ser recarregada1). As DRAM são memórias mais lentas que as SRAM, mas mais baratas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal I - Questões para a prova
Silvio R. Urbano da Silva
GESTAO ESTRATÉGICA DE RH
Matheus Miranda
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Roteiro de Estudo - Português
GoConqr suporte .
Avaliação Teórica - Multimídia
niltonoliveira
prova biologia
luisa Rouxinol
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Júlia Werlang
EMPREENDEDORISMO
Matheus Miranda
INSS 2011 - PROVA TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL
Welton Bruno