Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro

Description

Cartões para memorização da matéria de Psicologia Jurídica.
Silvio R. Urbano da Silva
Flashcards by Silvio R. Urbano da Silva, updated more than 1 year ago
Silvio R. Urbano da Silva
Created by Silvio R. Urbano da Silva almost 9 years ago
1131
26

Resource summary

Question Answer
O que é a psicologia? A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e a influência desses no comportamento humano. Ela se ocupa dos fenômenos psicológicos, que se referem a processos que acontecem em nosso mundo interno e que são construídos durante a nossa vida.
Qual a etimologia da palavra "Psicologia"? O termo provém da junção das palavras gregas psyqué (alma) e logos (conhecimento), ou seja, estudo da alma.
Quais são as funções mentais superiores? As funções mentais superiores são: 1. Sensação; 2. Percepção; 3. Atenção; 4. Memória; 5. Linguagem e pensamento; e, 6. Emoção.
O que é sensação? É a operação por meio da qual as informações chegam ao nosso cérebro. Está relacionada com a reação imediata de nossos órgãos sensoriais a estímulos básicos como a luz, cor, som, odores e texturas.
Quais são os limiares de sensação? A sensação possui: 1. Limiar inferior, abaixo do qual o estímulo não é reconhecido; 2. Limiar superior, acima do qual se atinge o bloqueio da sensação, por dano aos mecanismos de recepção; e, 3. Limiar diferencial, conceituado como a quantidade mínima de diferença em intensidade entre dois estímulos que pode ser detectada, constituindo-se em uma proporção constante.
O que é percepção? Percepção é o processo de dar significado às sensações, ou seja, é a interpretação da imagem mental resultante da sensação.
Podemos dividir o processo de percepção em quais estágios? O processo de percepção pode ser dividido em três estágios: a) Exposição: recebemos informações sobre os estímulos por meio dos sentidos (a sensação é a base da percepção); b) Atenção: alocação de capacidade de processamento para um determinado estímulo; e, c) Interpretação: organização e tradução do estímulo para extrair um significado.
Quais são os fatores da percepção? A percepção é dependente de vários fatores, dentre eles: a) o predomínio da visão sobre os demais sentidos; b) características particulares do estímulo (cor, intensidade, mobilidade); c) experiências anteriores semelhantes; d) conhecimento do indivíduo; e) crenças e valores; f) expectativas envolvendo o estímulo ou as circunstâncias que o geram ("as pessoas enxergam o que estão preparadas para ver"); e, g) a percepção do tempo.
O que é atenção? Atenção é a função responsável por selecionar os estímulos que chegam ao nosso cérebro, descartando aqueles que não possuem interesse imediato.
Quando ocorre a atenção involuntária? Ocorre quando algo inesperado ou novo é apresentado e a pessoa, por um reflexo de orientação, se volta para o mesmo e coloca ali sua atenção sem ter controle sobre o processo.
O que é atenção voluntária? É a atenção seletivamente focada nas informações relevantes.
O que é memória? É a capacidade de registrar e recuperar informações armazenadas no nosso cérebro.
Quanto à persistência, quais são as classificações da memória? Pode ser classificada em: a) memória sensorial ou imediata; b) memória de curta duração; e, c) memória de longa duração.
Na psicologia do testemunho ocorre um fenômeno comum que é chamado de confabulação. Explique do que se trata. Confabulação é o mecanismo responsável pelo preenchimento (inconsciente) de dados ausentes no testemunho em razão de falha da memória.
O que é linguagem e pensamento? A linguagem é o veículo responsável pela representação do mundo, propiciando que a pessoa possa compreender e comunicar informações consigo mesma e com os outros. Já o pensamento é a capacidade de processamento dessas mesmas informações.
O que é emoção? Emoção é uma reação neuropsicofisiológica desencadeada por uma experiência afetiva.
Quais são as três correntes significativas da Psicologia do século XX? As correntes significativas para a Psicologia são: 1. o Behaviorismo; 2. a Gestalt; e, 3. a Psicanálise.
O que é behaviorismo? Trata-se de uma teoria denominada também de Psicologia Comportamental. Pela qual é possível utilizar estímulos (positivos ou negativos) para se obter a resposta comportamental desejada.
O que é comportamento respondente? É um comportamento involuntário, com o provocado pela comida que tem como resposta a salivação. A teoria do comportamento respondente indica que é possível parear a resposta com um outro estímulo, fazendo com que ocorra também salivação (por exemplo) diante de um outro estímulo qualquer.
O que é o comportamento operante? É o comportamento voluntário. Esse comportamento visa obter o efeito desejado ou evitar uma consequência indesejada. O comportamento operante é controlado pela resposta, ou seja, o estímulo se segue à resposta.
O comportamento operante é mantido pelo reforço. Quais podem ser os tipos de reforços? Podem ser: a) reforço positivo: consolida o comportamento desejado; e, b) reforço negativo: incita o comportamento que remove o efeito indesejado.
Skinner propôs a possibilidade de descondicionamento do comportamento (extinção). Como é possível realizar tal extinção? Tal extinção de comportamento pode se dar pela ausência do reforço (retirada do estímulo consequente) ou pela apresentação de um estímulo aversivo, ambos constituindo formas de punição.
O que é gestalt? É a teoria que sustenta que o comportamento deveria considerar aspectos globais, tendo em vista as condições que possam alterar a percepção. Ela defende o processo de percepção como essencial para a compreensão do comportamento humano, enfatizando que o comportamento, quando isolado de seu contexto mais amplo, perde seu significado.
Na gestalt, quais são os princípios que orientam a organização perceptiva? Os princípios são: 1. Proximidade; 2. Continuidade; 3. Semelhança; 4. Complementação; 5. Simplicidade; e, 6. Figura/Fundo.
Descreva o princípio da proximidade na organização da percepção. O princípio da proximidade orienta que partes que estão próximas no tempo ou no espaço parecem formar uma unidade e tendem a ser percebidas juntas.
Descreva o princípio da continuidade na organização da percepção. O princípio da continuidade orienta que há uma tendência na nossa percepção de seguir uma direção, de vincular os elementos de uma maneira que os faça parecer contínuos ou fluindo numa direção particular.
Descreva o princípio da semelhança na organização da percepção. O princípio da semelhança orienta que partes semelhantes tendem a ser vistas juntas, como se formassem um grupo.
Descreva o princípio da complementação na organização da percepção. O princípio da complementação orienta que há uma tendência na nossa percepção de completar figuras incompletas, ou seja, de preencher as lacunas.
Descreva o princípio da simplicidade na organização da percepção. O princípio da simplicidade orienta que tendemos a ver uma figura tão boa quanto possível sob as condições do estímulo. Uma boa Gestalt é simétrica, simples e estável, não podendo ser tomada mais simples ou mais ordenada.
Descreva o princípio da figura/fundo na organização da percepção. O princípio da figura/fundo orienta que tendemos a organizar percepções no objeto observado (a figura) e o segundo plano contra o qual ela se destaca (o fundo).
Para a Gestalt, o que pode ser definido como insight? Insight é a compreensão imediata de um fenômeno em sua totalidade. Ele ocorre após ser despendido esforço para uma situação que não parece clara a princípio, mas que se desvenda de maneira instantânea para o indivíduo, pela percepção do todo.
O que é Psicanálise? É a teoria formulada por Freud, que tem como base duas contribuições primordiais: 1. A descoberta do inconsciente; 2. A formulação da teoria sexual infantil.
Para a Psicanálise, o que seria repressão? Repressão seria o processo que visa oprimir fatos indesejados do plano consciente.
Para a Psicanálise, o que seria resistência? Resistência é a força psíquica que inibe o conteúdo inconsciente a revelar-se à consciência.
O que é definido como pulsão na teoria da psicanálise? Pulsão é uma espécie de energia orientadora do comportamento, sendo Eros a pulsão da vida e Tanatos a pulsão da morte.
Para a teoria do aparelho psíquico, quais são os três elementos que interagem e conflitam entre si? Os três elementos que interagem e conflitam entre si, na teoria do aparelho psíquico, são: a) Id; b) Ego; c) Superego.
Dentro dos elementos do aparelho psíquico, o que seria o Id? Id é o reservatório das pulsões, sendo a parte da mente mais primitiva, formada de conteúdos inconscientes e guiada pelo princípio do prazer.
Dentro dos elementos do aparelho psíquico, o que seria o Ego? O Ego é regido pelo princípio da realidade. É um regulador na medida em que é responsável pela orientação e controle dos instintos do Id, considerando as condições objetivas da realidade. É a instância psíquica responsável pelo equilíbrio das exigências da realidade, dos desejos do id e das ordens do superego.
Dentro dos elementos do aparelho psíquico, o que seria o Superego? O superego atua como impositor de limites ao id, sendo o local do aparelho psíquico onde se encontram as proibições internalizadas pelo indivíduo. É o aspecto moral da personalidade, é a introjeção das leis morais, exigências sociais e dos ideais.
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
Psicologia da Educação
rsgomes88
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa
Abordagens Psicológicas
Alda Bezerra