CURSO PCV 2020_ METODOLOGIAS ATIVAS

Description

Flashcards on CURSO PCV 2020_ METODOLOGIAS ATIVAS, created by NETEL UFABC on 30/08/2020.
NETEL UFABC
Flashcards by NETEL UFABC, updated more than 1 year ago
NETEL UFABC
Created by NETEL UFABC over 3 years ago
1114
0

Resource summary

Question Answer
A Pirâmide do Aprendizado foi desenvolvida pelo psiquiatra americano William Glasser (1925 – 2013).Ela é uma representação gráfica das porcentagens de retenção de conhecimento relacionados ao tipo de atividade proposta. Como a “Pirâmide do aprendizado” pode lhe ajudar a construir processos de aprendizagem mais ativos em sua disciplina?
A aprendizagem centrada no estudante coloca o estudante no centro do aprendizado. Dê exemplos práticos de atividades online que colocam o aluno no centro do aprendizado a ainda favorecem a construção colaborativa do conhecimento.
O Professor como facilitador deve garantir ao aluno o protagonismo em sua aprendizagem, isto é, deve estabelecer uma relação de parceria, na qual o aluno possa desenvolver autonomia e o pensamento crítico. O que significa, na prática, ser facilitador do processo de aprendizagem mesmo no modo online? Dê exemplos concretos.
Metodologia ativa é um processo de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. Há inúmeras metodologias que auxiliam o professor a ativar o aluno, além de desenvolver seu próprio senso de responsabilidade mediante à construção do conhecimento. Qual o papel das metodologias ativas no engajamento dos alunos no processo de aprendizagem?
O aluno empreendedor significa dar autonomia para a busca de seus conhecimentos, ou seja, estimulá-lo fornecendo o suporte necessário para que ele caminhe com as suas “próprias pernas”. Não significa abandoná-lo, e sim ensiná-lo "aprender a aprender". Na prática isso significa abrir caminhos para que o aluno pesquise, busque por conceitos, conteúdos e ferramentas protagonizando o seu conhecimento. O que é necessário para o aluno se tornar empreendedor do seu próprio aprendizado? Qual o seu papel como professor neste processo?
Show full summary Hide full summary

Similar

Respiratory System
bridget.watts97
Area, Volume & Perimeter Mind Map
rory.examtime
P2 Radioactivity and Stars
dfreeman
IB SL Biology: Cells
mcgowan-w-10
History - Germany 1918 - 1945
Grace Evans
Crime and Punishment Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
Using GoConqr to teach Maths
Sarah Egan
Computer science quiz
Ryan Barton
Highway Code Road Signs for Driving Test
Sarah Egan
The Skeleton and Muscles
james liew