Flashcards sobre toxoplasmose.

Description

Olá, esses são os nossos flashcards sobre o tema: Toxoplasmose. As perguntas e respostas aqui trabalhadas são as mesmas discutidas no quiz feito anteriormente pelo Kahoot. Esse material tem por objetivo auxiliar a fixação do conteúdo estudado e, com isso, promover o aprendizado da parasitologia.
Thaylana Pinto Legentil
Flashcards by Thaylana Pinto Legentil, updated more than 1 year ago
Thaylana Pinto Legentil
Created by Thaylana Pinto Legentil over 3 years ago
13
1

Resource summary

Question Answer
Quais são as principais formas evolutivas de Toxoplasma gondii? As principais formas evolutivas são: bradizoítas, taquizoítas e esporozoítas.
Pode-se considerar Toxoplasma gondii um parasito heteroxeno facultativo? Sim, pois os felinos também são mamíferos, logo, podem se comportar como HD e HI ao mesmo tempo.
Qual o habitat do parasito no hospedeiro definitivo? No hospedeiro definitivo, o habitat do parasito são as células epiteliais do intestino delgado.
O que fazer quando o perfil sorológico para toxoplasmose de uma gestante for IgG- IgM-? Nesse caso, a gestante é suscetível e, por isso, é preciso orientá-la e fazer sorologia trimestral.
É verdade que apenas a forma de oocisto esporulado é infectante? Não, a infecção pode ocorrer por oocistos esporulados, cistos de bradizoítas e, também, por taquizoítas
Nos hospedeiros intermediários, qual a forma de reprodução rápida intracelular? Taquizoítas. A multiplicação ocorre de forma assexuadda, principalmente, na fase aguda da doença, em diversos tecidos do HI.
Existe cura parasitológica para Toxoplasma gondii? Não, nas fases sub-aguda e crônica, há aparecimento de anticorpos e cura clínica, mas não parasitológica.
Qual o tempo médio de permanência em condições ambientais para que o oocisto sofra esporulação? Em média de 24h (nunca antes) a 5 dias
Como caracteriza-se a infecção por Toxoplasma gondii no 1º trimestre de gestação? No 1º trimestre gestacional, o risco de infecção é baixo, porém, a gravidade é alta e conduz ao aborto.
Por que os felinos são cruciais no processo de infecção da toxoplasmose? Pois os felinos, principalmente os gatos, são os únicos hospedeiros que eliminam oocistos nas fezes.
Show full summary Hide full summary

Similar

Parasitologia- Malária, Leishmaniose, Balantidiose, Doença de Chagas
Renata medeiros
Ciclo toxoplasmose
Amanda Bié
Toxoplasmose
Tamires Sanches
Glossário de Parasitologia
Alexandre Galvão
Parasitologia
Verônica dos Santos
Trypanosoma cruzi
Camila Yamamoto Rodrigues
Parasitologia
Bruna Lima
Esquistossomose - Schistossoma mansoni
Anna Luiza Motta
Toxoplasmose
Tamiris Gaspar
Identificação de Artrópodes (Insetos)
Lorenzo Linhares
Leishmanioses (Médicos Veterinários)
Tamires Sanches