Verbetes - Vai Digital

Description

Verbetes de conceitos recorrentes nas aulas.
Manu  Bezerra
Flashcards by Manu Bezerra, updated more than 1 year ago
Manu  Bezerra
Created by Manu Bezerra over 3 years ago
623
0

Resource summary

Question Answer
Para criar esses cards interativos, utilize a plataforma goconqr.com/pt É muito simples de montar. Na sequência você terá a acesso a conceitos recorrentes das nossas aulas.
Apropriação da linguagem e dinâmicas específicas da cultura digital para construir entender os novos cenários de aprendizagem.
Para aproximar a linguagem docente do universo cultural dos estudantes relacione o seu conteúdo programático com eventos do momento.
Utilize como referência a professora Roxane Rojo, Unicamp: textos escritos e impressos se transformarem em digitais, em um processo dinâmico de integração de diferentes formatos.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre aprendizagem criativa leia o livro "Escolas Criativas", do autor Ken Robinson.
Para ampliar o seu repertório leia o livro "Gamification: como criar estratégias engajadoras de aprendizagem", da autora Flora Alves.
Estágio de FLOW diz do processo de engajamento em uma determinada atividade. Os seus eixos estruturantes estão entre o tamanho do desafio em relação ao nível de habilidade.
Diz da nossa capacidade de reestruturar o conhecimento de diversas formas. Essa tem sido uma das habilidades mais requisitada para os desafios do mundo contemporâneo. Como estamos criando situações de aprendizagem que levem os nossos estudantes a desenvolverem o pensamento flexível?
A teoria dos arcos de aprendizagem foi desenvolvida pela escola dinamarquesa Kaospilot, referência no mundo sobre design e criatividade.
A classificação da matriz SAMR foi desenvolvida pelo professor Ruben Puentedura e diz da complexidade funcional de integração das tecnologias digitais na prática educativa.
A Pirâmide de Glasser foi desenvolvida pelo psiquiatra Willian Glasser e aborda qual a taxa de aprendizagem em virtude do tipo de atividade mediada. Essa tem sido uma referência para pensarmos estratégias mais ativas.
Eita, vamos falar sério, esse é o nosso maior desafio. Criar experiências completamente intencionais. A experiência completa de aprendizagem parte da curiosidade, que desperta a atenção, que toca a emoção e promove a aprendizagem de forma significativa.
Planeje sempre, estude, tenha estratégia, mas também deixe o acaso te surpreender!
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Cultura Digital
Bárbara Quiroga
Cultura digital
Erika Lopes
Revolução da Aprendizagem
IVONE SOARES DE CARVALHO
Cultura Digital- Série Cardeno Pedagógicos
Gliceria TUPINAMBÁ
Weimar Revision
Tom Mitchell
GCSE Statistics
Andrea Leyden
AQA Biology B2 Questions
Bella Statham
GCSE Maths: Statistics & Probability
Andrea Leyden
Plant Anatomy Quiz
Kit Sinclair
The Circulatory System
Johnny Hammer
Specific Topic 7.3 Timber selection
T Andrews