Estratégias didáticas e avaliação

Description

Trabalho sobre estratégias didáticas e os tipos de avaliações.
Leiliane Azevedo Rodrigues
Flashcards by Leiliane Azevedo Rodrigues, updated more than 1 year ago
Leiliane Azevedo Rodrigues
Created by Leiliane Azevedo Rodrigues over 3 years ago
98
0

Resource summary

Question Answer
Atividade Phillips 66 Descrição: Esta Atividade é realizada em grupo de 6 pessoas, ela é de fundamental importância pois através dela é possível observar o comportamento dos alunos. Nesta atividade os integrantes do grupo analisam e discutem sobre temas do seu convívio num tempo 6 minutos. No final os alunos podem apresentar o resumo de suas conclusões em 6 minutos. Esta atividade tem esse nome em homenagem ao seu criador. E nela ocorre uma quebra de paradigmas em relação a figura do professor, pois o aluno adquiri autonomia. Avaliação: É uma avaliação formativa ela ocorre de acordo com os objetivos desejados pelo professor. Sabe se que estas atividades valorizam muito a interação entre os grupos. Com esta atividade é possível diagnosticar muitas informações sobre o aluno como interação com o grupo, criatividade, habilidades, etc... Aqui o professor utiliza o instrumento de observação.
Atividade estudo de caso Descrição: Na referida atividade o professor entrega uma folha com um estudo de caso que poderá ser em grupo ou individual, o estudo pode ser ou não do convívio dos educandos que vão desenvolver análises e levantar hipóteses que lhes permitiram descrever ou explicar o assunto abordado. Nesta atividade O grupos pensam em soluções e as discutem e de acordo com o que foi acordado fazem suas conclusões. O mesmo processo acontece se for feito individual. Enfim a atividade em questão estimula o aprender, o aprender a conviver ( quando feita em grupo ) e ao pensamento crítico. Avaliação: Trata -se de uma avaliação formativa. Será avaliado a convivência o pensamento crítico, capacidade de interpretação entre outros aspectos. Aqui o professor utiliza o instrumento de observação e também o levantamento de conhecimentos prévios.
Atividade Júri Simulado Descrição: Nesta técnica as crianças irão simular um julgamento, no qual teremos a pessoa que irá defender e a que irá acusar, o “culpado ou inocente” (este pode ser uma pessoa ou uma situação) e por fim o juiz que fará o julgamento final. Nesta atividade as crianças terão que argumentar contra, a favor e em sua defesa, e quem tiver o melhor poder de argumentação ganhará. Avaliação: Nesta técnica a avaliação denominada formativa é a mais adequada, pois no decorrer do julgamento será avaliado a evolução do poder de argumentação, a criatividade e o envolvimento do aluno sobre o caso.
Atividade Brainstorming ou tempestade de ideias Descrição: Esta é uma técnica na qual as crianças falam de forma espontânea suas ideias sobre um determinado assunto. É quando o professor “joga” um tema os alunos devem falar sobre ele com uma palavra, ou uma pequena frase, deste modo é dito a primeira coisa que se vem à cabeça. Avaliação: Nesta técnica a avaliação denominada diagnóstica é a mais adequada, pois iremos avaliar a bagagem de conhecimento sobre determinado assunto, também avaliamos a criatividade e espontaneidade.
Atividade: Aula Expositiva Dialogada Descrição: Nesta atividade o professor expõe o tema ou objeto de estudo e espera que os alunos, discutam , questionem e deem sua opinião sobre o tema proposto. Nesta atividade é muito importante o professor observar , dialogar, discutir , e fazer com que os alunos vão formando sua opinião através do conhecimento prévio de cada um. Avaliação: É uma avaliação Diagnóstica, pois ela ocorre com o conhecimento prévio de mundo que o aluno já tem. Permitindo que o aprendizado se torne mais atraente e significativo, pois o aluno passa a ser o foco do ato de aprender desenvolvendo assim sua autonomia .
Atividade Fórum Descrição: Nesta atividade os alunos discutem sobre um tema, livro ou filme que é proposto pelo professor. A atividade trabalha a observação dos alunos, assim como suas opiniões sobre os assuntos abordados. O professor pode dividir a sala em grupos. Onde cada membro vai dizer sua opinião que será anotada para no final da discussão formarem uma síntese com as ideias de todos . Avaliação: Nesta atividade a avaliação adequada é a Formativa, que vai sendo construída, com o processo de ensino e aprendizagem. Durante os trabalhos, apresentações e Fóruns os alunos fazem anotações gerais com a opinião de todos os membros do grupo, levando o professor a observar o desenvolvimento de cada um ao longo do ano.
Show full summary Hide full summary

Similar

Physics equations
helensellers75
THE CASES - GERMAN
Holly Miles
MCAT Review: Human Skeletal System
toronto416
Macbeth Notes
Bella Ffion Martin
B2, C2, P2
George Moores
Summary of AS Psychology Unit 1 Memory
Asterisked
AQA GCSE Physics Unit 3 Mindmap
Gabi Germain
Physics GCSE equations unit 1
James Howlett
Causes of World War 1
Rahul Panikker
Science Final Study Guide
Caroline Conlan
exothermic and endothermic reactions
janey.efen