Filosofia na Idade Antiga

Description

A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Eneida Teixeira
Flashcards by Eneida Teixeira, updated more than 1 year ago
Eneida Teixeira
Created by Eneida Teixeira over 3 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
GRÉCIA Período Clássico (sécs. 5 e 4 a.C.) Auge da civilização grega; na política, o apogeu da democracia ateniense; desenvolvimento das artes, literatura e filosofia; época em que viveram os sofistas e os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles.
Pólis A pólis foi uma nova forma de organização social na qual os cidadãos dirigiam os destinos da cidade de forma racional.
Lógos O logos: discurso e razão; explicação em que razões são dadas, e está sujeita à crítica e à discussão; o pensamento humano aplicado ao conhecimento da natureza; A palavra, o discurso e a razão (lógos) tornam-se um instrumento de poder.
Mythos O mito (mythos) é uma narrativa simbólico-imagética pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive; conjunto de histórias que têm um significado ou uma verdade importante para uma cultura, religião, sociedade ou um grupo em particular.
Pensamento mítico A origem do mundo, o funcionamento da natureza, as origens de um povo e seus valores de vida básicos são os temas dos mitos; O mito configura a própria visão de mundo dos indivíduos, a sua maneira de vivenciar a realidade e, nesse sentido, pressupõe adesão e aceitação.
Physis A physis (natureza): o objeto de investigação dos primeiros filósofos é o mundo natural, com teorias buscando uma explicação causal dos fenômenos naturais a partir de causas puramente naturais.
Pensamento filosófico (origem) A causalidade: o estabelecimento de uma conexão causal entre os fenômenos naturais constitui a forma básica de explicação científica. A arqué (princípio): a existência de um elemento primordial que serviria de ponto de partida para os processos dos fenômenos naturais; O cosmo: a ordem, harmonia e beleza do mundo natural, a realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais e hierarquias; O caráter crítico: as teorias filosóficas são passíveis de discussão, discordância e permitem formulações e propostas alternativas.
Período Pré-socrático O Período da Filosofia em que surgem os primeiros trabalhos de filosofia, entre os séculos IX e VI a.C. Os filósofos desse período buscavam compreender os aspectos naturais do mundo, chamados de physis. Buscavam identificar e entender quais os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo. Com o surgimento da filosofia, as explicações deixaram de ser unicamente mitológicas e passaram a ser cada vez mais racionais, baseadas na razão, em explicações que não fossem fantásticas e mitológicas.
Período Socrático Com grande desenvolvimento científico, os séculos V e IV a.C. foram marcados pelo crescimento de cidades como Atenas, e pelo seu sistema político democrático que permitiu o desenvolvimento das correntes filosóficas e do pensamento. Nesta época surgiram os sofistas, Sócrates e seus discípulos. Tudo que se afirma deve ser submetido à discussão, argumentação, justificação e relativização em busca da verdade.
Período Helenístico Surge em resposta à influência cultural grega que assume toda a região do Mediterrâneo Oriental e Oriente Próximo, por meio das conquistas de Alexandre (332 aC.). Surgiram algumas vertentes a partir dos pensadores que já existiam e outras fundadas nesse período: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo.
Tales de Mileto Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga, Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” que constituía a essência do universo, concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial
Sócrates Creditado por seu discípulo Platão como o responsável por levar a filosofia em uma direção mais ética e política, Sócrates foi um filósofo de tamanha relevância que a história dos filósofos da Grécia clássica é dividia em pré-socráticos e pós-socráticos. Sócrates foi o principal personagem nos diálogos de Platão, sendo referido também nos trabalhos de Aristófanes, Xenofonte e Aristóteles. É considerado um personagem histórico genuíno, tendo vivido na Grécia do século IV a.C. , porém todas as fontes que citam o nome de Sócrates são textos dramáticos ou filosóficos, não havendo qualquer texto diretamente histórico referindo-se a época em que Sócrates viveu e a sua pessoa.
Platão Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates "o sábio é o virtuoso Quase toda sua obra é conhecida, e somente um dos textos onde ele fala sobre o Bem, está perdido. Ele costumava escrever em forma de diálogo, onde se misturavam mitos poéticos com pensamentos totalmente racionais. Um dos pensamentos mais conhecidos de Platão é sobre o espírito humano. Segundo ele, a alma estaria aprisionada em uma caverna, se isolando da verdadeira realidade. Para ele tudo nascia, se desenvolvia e morria. Mas o ser humano precisa transcender o seu ser físico e admirar a esfera inteligível, o principal objetivo dos seres humanos.
Aristóteles Discípulo de Platão e preceptor de Alexandre Magno, Aristóteles foi um filósofo grego do século V a.C. cujo trabalho se estende por todas as áreas da filosofia e ciência conhecidas no mundo grego, sendo ainda o autor do primeiro sistema abrangente de filosofia ocidental. Na Metafísica, Aristóteles dedica-se ao estudo dos objetos imateriais em geral. Respondendo a muitos de seus contemporâneos e abrindo caminho para desenvolvimentos posteriores, tendo influenciado a filosofia da idade média e através desta fundado a disciplina Metafísica. Aristóteles examina os conceitos de substância e essência, concluindo que uma substância é a combinação daquilo que a compõe, a matéria, e aquilo que a distingue como tal, a forma. Desta maneira explorando também os conceitos de potencialidade e atualidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh