Aula 7: Bases Psicológicas

Description

Conhecimentos Pedagógicos: Elisângela Dias Flashcards on Aula 7: Bases Psicológicas, created by Samuel Brito on 16/10/2020.
Samuel Brito
Flashcards by Samuel Brito, updated more than 1 year ago
Samuel Brito
Created by Samuel Brito over 3 years ago
19
0

Resource summary

Question Answer
Gestalt Psicologia da forma A Gestalt é uma escola de pensamento de psicologia experimental que contribuiu aos estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais.
Qual a concepção de aprendizagem da Gestalt? Interacionismo ↓ Husserl Fenomenologia
Atenção - É anterior a Carl Rogers e Skinner - Já se opunha ao inatismo e ambientalismo - Já fazia uma discussão relacionada ao interacionismo (relação sujeito-meio), mas sem uma base forte (um maior foco no meio) - Cai pouco e não tem nenhum autor referência na educação
Para a Gestalt, como as coisas são conhecidas e percebidas? Não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto - as coisas são percebidas na forma de um todo.
Para a Gestalt, de que forma o cérebro pode perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito? Somente através da percepção da totalidade - os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes). Ex: a alfabetização da criança deve partir do todo.
Para a Gestalt, como a aprendizagem acontece? Através de insight, que se constitui numa compreensão súbita para solução de problemas - a compreensão do todo.
Para a Gestalt, o que é necessário para que a aprendizagem ocorra? Experiências anteriores vinculadas ao problema - e só acontece em consequência de uma organização permanente da experiência, que permite a percepção global dos elementos significativos.
Atenção A Gestalt pode cair na prova em contraponto com outras teorias ex: aprendizado pela tentativa e erro no behaviorismo ≠ aprendizado das partes através do todo na Gestalt
De quais formas a aprendizagem ocorre na Gestalt? 1) Gradação 2) Diferenciação 3) Assimilação 4) Redefinição
Gradação A aprendizagem parte do todo.
Diferenciação É o processo de destacar uma parte do objeto sob observação.
Assimilação Assimilação do novo, associando ao que já havia sido observado (aprendido). - Este processo de aprendizagem por assimilação assemelha-se a aprendizagem por diferenciação. Do mesmo modo uma parte do todo é destacada através do fenômeno da diferenciação, sendo a figura, a qual se pode agregar outras figuras diferenciadas da estrutura.
Redefinição A aprendizagem por redefinição consiste em perceber o mesmo estímulo de modo inteiramente novo, conforme sua situação total, ou seja, a natureza e sua posição em relação a outros estímulos - um simples ponto pode ser percebido de diferentes formas.
Atenção A Gestalt se contrapõe ao behaviorismo não apenas pelas suas leis, mas pela compressão geral sobre o processo de aprendizagem.
O que o interacionismo defende? E quais os principais autores que lhe deram sustentação? Defende que os aspectos biológicos e ambientais se relacionam para gerar aprendizagem (a aprendizagem não é meramente fruto de herança genética, ou adaptação ao meio) - Piaget, Vigotski e Wallon.
Epistemologia Genética Piaget -
Qual a concepção de aprendizagem da epistemologia genética de Piaget? Interacionismo ↓ Cognitivismo
Atenção Piaget não se aliança ao behaviorismo, nem a Gestalt - se aliança ao cognitivismo: escola da psicologia que estuda as estruturas mentais. - Estudou os aspectos biológicos e sinapses mentais. - Embora sua ênfase seja nos aspectos biológicos, é interacionista (compreende a função e importância do meio).
Ao que Piaget dedicou suas pesquisas? Descoberta sistemática da evolução mental das crianças, ao desenvolvimento da inteligência, à construção do conhecimento. - Suas contribuições permitiram compreender a infância (a forma como a criança se organiza mentalmente, seu processo cognitivo, é diferente de um adulto).
Para Piaget, como os "esquemas mais elementares de aprender" se estabelecem? Pelo contato direto com o objeto que será conhecido, a partir dos órgãos dos sentidos - o conhecimento é construído a partir de sinapses mentais/esquemas mentais.
Para a epistemologia genética de Piaget, quais as formas de conhecimento? - Conhecimento empírico: experiência concreta (conhecimento que surge do meio). - Conhecimento abstrato: raciocínio lógico (conhecimento formal, que permite racionalizar os aspectos empíricos).
Para a epistemologia genética de Piajet, o que é necessário para aprender? Motivação interna.
A epistemologia genética de Piaget da base para qual tendência pedagógica? Escola nova (aprendizagem ativa e centralidade do estudante) - não discute a função social da escola, mas aponta que nenhuma aprendizagem ocorre sem a motivação interna.
O que é a epistemologia genética? Teoria de Piaget que estuda a evolução dos processos mentais (genéticos) no ser humano - ênfase no aspecto biológico.
E o que é o construtivismo? O Construtivismo é uma abordagem metodológica que surge de interpretações da teoria epistemologia genética de Piaget para área educacional - construtivismo não é teoria psicológica, é abordagem metodológica.
Para Piaget, como o conhecimento se estabelece e evolui até as suas formas mais complexas? O conhecimento se estabelece e evolui até as suas formas mais complexas pela interação sujeito-objeto - Essa modificação não se estabelece de maneira passiva, ao contrário, pela relação ativa do sujeito com o seu ambiente.
A partir do que foi dito, de que forma podemos dizer que o desenvolvimento se dá? Por uma constante busca de equilíbrio, que significa a ADAPTAÇÃO dos esquemas existentes ao mundo exterior. Para Piaget: - adaptação é um conceito - o desenvolvimento precede a aprendizagem.
Para Piaget, qual sinônimos de adaptação? Equilibração.
De quais formas podem ocorrer a adaptação/equilibração? - Assimilação - Acomodação
Assimilação Momento em que a informação nova é recebida pela pessoa, integrando as estruturas existentes - se essa informação não for vinculada a outras informações (esquema mental pré-existente que dê suporte) ela não vai ser assimilada. ~ a informação recebida precisa ser organizada.
No processo de assimilação, há construção de novo processo mental? Não há a construção de um processo mental novo - não altera/modifica a o esquema mental.
Acomodação Alteração/ampliação dos esquemas existentes ou criação de novos esquemas em resposta às novas informações - processo gradativo: primeiro se assimila, depois acomoda - na acomodação você faz uso, na prática, da informação assimilada. ~ modifica o esquema mental (as estruturas cognitivas)
Para Piaget, qual a função do professor? Provocar situações de desequilíbrio para que o aluno construa o seu desenvolvimento - a escola deve desequilibrar (ampliar o esquema mental anterior, alterando e criando novos conceitos).
Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem para Piaget? A aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. - desenvolvimento precede a aprendizagem.
Quais as característica do desenvolvimento para Piaget? O desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. - Sequencia: do mais simples para o mais complexo - Fixa: quando ocorre, não retorna mais - Universal: em todos os contextos (faz parte da nossa genética, da nossa condição de aprendizagem)
Para Piaget, como o desenvolvimento avança? O desenvolvimento avança a partir do que foi construído nos estágios anteriores - cada estágio caracteriza-se pelo surgimento de estruturas cognitivas originais. ~ um estágio é preparatório para o estágio seguinte
Atenção Ao responder "quais são as marcas genéticas do desenvolvimento?" Piaget acaba se distanciando dos aspectos culturais.
Quais os estágios do desenvolvimento? - Sensório-motor: 0 a 2 anos - Pré-operacional: 2 aos 6 ou 7 anos - Operações concretas: 6 ou 7 a 11 anos - Operações formais: 11 ou 12 anos em diante (16 anos)
Sensório motor 0 aos 2 anos
O que o conjunto de "esquemas de ação" que a criança desenvolve sobre o objeto lhe permite construir? Um conhecimento físico da realidade.
Qual importante conceito a criança desenvolve nesse estágio? Permanência do objeto (o objeto existe mesmo se estiver fora do campo de visão da criança).
Como se dá a atividade intelectual da criança nesse estágio? Atividade intelectual é de natureza sensorial e motora. Interação dos sentidos com o ambiente. - Constrói esquemas sensório-motores e coordenação sensório-motora.
Como a criança começa a construir representações mentais? Fazendo imitações - imitação: o cuidado do adulto dá condições de desenvolvimento para as crianças.
Pré-operacional 3 aos 6 ou 7 anos - fase em que ocorre o maior número de sinapses mentais na criança que permitem criar novos esquemas (preparação do cérebro).
Como, popularmente, esse estágio é chamada? Idade dos porquês e do faz-de-conta. -Piaget não fala da brincadeira, fala do faz-de-conta
Quais importantes construções a criança inicia nesse estágio? Construção da relação de causa e efeito, bem como das simbolizações.
O que a explosão linguística desse estágio possibilita para a criança? - Aumento do vocabulário - Conexão com o outro de uma nova forma
O que a criança utiliza para representar coisas e pessoas ausentes nesse estágio? Utiliza símbolos mentais (imagens ou palavras).
Qual o pensamento da criança nesse estágio? Pensamento egocêntrico - tem como referência a própria criança - incapacidade de se colocar no ponto de vista do outro - fala para si.
O que é o realismo nominal, presente nesse estágio? A criança pensa que o nome faz parte do objeto.
O que é o pensamento irreversível, presente nesse estágio? O pensamento não retorna ao ponto de partida - a criança não reconstrói a informação.
Nesse estágio a criança desenvolve noção de conservação? Não, a criança não consegue perceber que certos atributos são constantes. Assim, para ela, se mudar a aparência, muda também a quantidade, o volume, o peso.
Atenção Outras características do estágio pré-operacional: - Animismo (atribui vida aos objetos) - Centralização (geralmente, a criança consegue perceber um dos aspectos dos objetos ou dos acontecimentos)
Operações concretas 6 ou 7 aos 11 anos
O que a criança começa a construir nesse estágio? Começa a construir conceitos através de estruturas lógicas - consolida a observação de quantidade.
Quais os principais conceitos que a criança constrói e domina nesse estágio? Constrói o conceito: - de número - de tempo. - Abstrações lógico-matemáticas são incipientes.
Nesse estágio, no geral, a criança pensa de forma abstrata? Não, seu pensamento, apesar de lógico, ainda está centrado nos conceitos do mundo físico (onde abstrações lógico-matemáticas são incipientes) - não pensa em termos abstratos, nem a respeito de hipóteses.
O que a habilidade de discriminar diferenças e similaridade, desenvolvida nesse estágio, destaca nas criança? Destacam os processos de seriação e classificação.
De que forma a socialização é favorecida nesse estágio? Pela compreensão de regras - não existe (mais) apenas o pensamento egocêntrico, consegue se colocar no lugar do outro.
Nesse estágio o pensamento se torna reversível? Sim.
Atenção Outras características do estágio operações concretas: - A criança torna-se suscetível a um começo de reflexão - Surgem os princípios de conservação - Presença de sentimentos de justiça (desenvolvimento moral)
Operações formais 11 ou 12 anos em diante (16 anos)
Qual tipo de pensamento o adolescente desenvolve nesse estágio? E o que ele passa a levar em conta? Fase em que o adolescente constrói o pensamento proposicional, conseguindo ter em conta: - as hipóteses possíveis - os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.
Quais ideias se desenvolvem nesse estágio? Surgem as ideias gerais e construções abstratas - consegue compreender analogias que as crianças não conseguem (ex: não coloque a carroça na frente dos bois) - ainda não é igual ao adulto (é evolutiva).
Qual a relação dos adolescentes com as operações nesse estágio? As operações aplicam-se as hipóteses, tornando-as independentes das situações concretas - aprende sem estar, necessariamente, preso a situação concreta, embora esta possa ser utilizada.
Atenção Outras características das operações formais: - Torna-se possível a construção de reflexões e teorias
Para Piaget, quais as fases de desenvolvimento do pensamento e da linguagem? 1ª fase (0 a 2 anos): linguagem autista - fala desordenada, desconectada 2ª fase (3 aos 6 anos): linguagem egocêntrica - voltada para si mesmo 3ª fase (7 anos em diante): linguagem socializada - voltada para o outro
Teoria Sócio-afetiva Henri Wallon Síntese da pessoa completa
Qual a concepção de aprendizagem da teoria sócio-afetiva de Wallon? Interacionismo ↓ Marxismo ↓ Wallon (teoria sócio-afetiva) - Interacionismo crítico
Qual o foco da obra de Wallon? Sua obra enfoca o desenvolvimento humano em seus domínios afetivos, cognitivo, motor e social.
Que tipo de formação Wallon propõe em sua pedagogia inovadora? Formação integral do indivíduo.
Quais são os quatro elementos básicos que Wallon observa em sua teoria sócio-emocional? Quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: - afetividade - movimento (a motricidade) - inteligência - formação do eu como pessoa
O que seria a síntese da pessoa completa pensada por Wallon? Indissociabilidade entre afetividade (emoção), cognição e o ato motor. - A emoção interferindo e recebendo substratos do ato motor, que por sua vez interfere e recebe influências da cognição estabelece relações recíprocas, não lineares e sucessivas que promovem o desenvolvimento. - Esse desenvolvimento apoia-se numa tripla interação de fatores sociais, biológicos e psíquicos.
Para Wallon, o que seria a afetividade? Tudo que nos afeta. Sensações ligadas ao que nos agrada ou desagrada.
Qual o processo da evolução da afetividade? - Emoção - Sentimento - Paixão
Emoção - Predomínio da ativação fisiológica - Efêmera, contagiosa e expressiva
Sentimento - Predomínio da ativação representacional - Conotação cognitivizada Obs: emoção representada (mais cognitiva)
Paixão - Predomínio do autocontrole - A razão predomina
Para Wallon, o que seria o ato motor? É apoio tônico para as emoções e sentimentos se expressarem.
O que o ato motor permite/possibilita? - Possibilita o deslocamento do corpo no tempo e no espaço - Permite o equilíbrio corporal por meio das reações posturais
Para Wallon, o que seria a cognição? Conjunto cognitivo: oferece funções que permitem a aquisição e manutenção do conhecimento por meio de imagens, noções, ideias e representações.
O que a cognição possibilita? Possibilita também registrar e rever o passado, fixar e analisar o presente e projetar futuros possíveis e imaginários.
O ponto central da teoria de Wallon é o ato motor? Não. Alguns entendem o ato motor como o ponto central da teoria do Walon, mas o ponto central é a relação entre afetividade, cognição e ato motor.
Atenção A emoção, como primeira manifestação social que possibilita a comunicação da criança com seu meio, está presente na linguagem, precedem toda a formação sensória motora e mental, contribui para o desenvolvimento intelectual. As formas de pensamento assim são influenciadas pelas experiências afetivas do sujeito.
Atenção 2 A teoria sócio-emocional de Wallon reforça o aspecto transformado e o papel social da escola.
Para Wallon, por que a educação é um fator social? A educação é um fator social, pois o homem é um ser social.
Para Wallon, o que a escola deve fazer para formar indivíduos autônomos, críticos, pensantes e operantes? Deve integrar os dois pólos: - formação da pessoa e sua inserção na coletividade.
Para Wallon por que o ensino precisa considerar o aluno nas suas dimensões afetivas, cognitivas e motoras, e não enfatizar a transmissão de conteúdos? Porque a prática pedagógica deve considerar que a inteligência e a afetividade se influenciam mutuamente ao longo do desenvolvimento humano.
Para Wallon, o que os professores devem evitar? O circuito perverso, gerado pelo desconhecimento dos mecanismos emocionais. - O professor deve conhecer os seus alunos no aspecto não somente cognitivo, mas também emocional. O desconhecimento dos mecanismos emocionais pode gerar insegurança, medo ou agressividade, que Wallon chama de circuito perverso.
Atenção Contribuições de Wallon para educação: - Integração das dimensões afetivas, psicomotoras e cognitivas do ser humano de maneira articulada. - Destaque à importância da organização escolar como espaço privilegiado de desenvolvimento humano, no sentido de planejar o ambiente escolar a fim de proporcionar experiências exitosas e prazerosas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Breaking Bad
PatrickNoonan
Ratios Quiz
rory.examtime
English Literary Terminology
Fionnghuala Malone
PMP Prep quiz
Andrea Leyden
AS Chemistry - Enthalpy Changes
Sarah H-V
Input and Output Devices
Jess Peason
Roles of Education
Isobel Wagner
Forms of Business Ownership Quiz
Noah Swanson
Poetry revision quiz
Sarah Holmes
Welcome to GoConqr!
Sarah Egan
Health and Safety at Work Act 1974 (HASWA)
Carina Storm