Trovadorismo

Description

Trata sobre as primeiras manifestações literárias de Portugal, denominadas como Trovadorismo
LISANDRA CLIMENE BONOTTO
Flashcards by LISANDRA CLIMENE BONOTTO, updated more than 1 year ago
LISANDRA CLIMENE BONOTTO
Created by LISANDRA CLIMENE BONOTTO over 3 years ago
164
0

Resource summary

Question Answer
Qual a primeira manifestação literária em Portugal? Em Portugal, os primeiros textos literários surgem na Idade Média, no séc. XII, e são as chamadas Cantigas Trovadorescas.
O que são as cantigas? São poesias apresentadas inicialmente através da oralidade e eram cantadas. Com o tempo, essas cantigas foram transformadas em textos manuscritos. A coletânea desses textos são chamados de Cancioneiro.
As cantigas eram cantadas por quem? Tinham os JOGRAIS, que eram cantores e músicos ambulantes, contratados para tocar nas cortes e os TROVADORES, nobres que praticavam a arte de trovar. Eram geralmente os compositores que produziam as cantigas para os jograis.
Qual a língua predominante presente nas cantigas? O galego-português, que mantinha os laços culturais com a península Ibérica.
Quais os tipos de cantigas? Cantiga lírica: cantigas de amor e de amigo Cantiga satírica: cantigas de escárnio e de maldizer.
Cantigas de amor Código amoroso baseado no código da cavalaria: os cavaleiros, conhecidos como os vassalos, serviam aos suseranos( senhores feudais) Na poesia, esses trovadores, que eram os nobres da vassalagem, louvavam às damas, mostrando-se submissos às chamadas donzelas. Esse amor, demonstrado através das cantigas, nunca era correspondido pelas damas.
Cantigas de amigo Amigo significava na época o namorado ou amante. São cantigas que demonstram a saudade que as mulheres tinham de seus namorados, os quais estavam distantes geralmente participando de uma luta ou guerra em outra província ou território.
O eu lírico nas cantigas líricas: Cantiga de amor: eu lírico sempre masculino, sofredor, aflito por não ser correspondido. Homem da nobreza. Cantiga de amigo: eu lírico sempre feminino, demonstra saudade de seu amigo( namorado ou amante). Relação concreta entre as pessoas simples do campo.
O ambiente das cantigas líricas: Cantigas de amor: circulavam nos ambientes palacianos. Cantigas de amigo: retratavam a realidade do ambiente campesino.
Que personagens configuram o ambiente das cantigas líricas? Nas cantigas de amor, tem a dama, com suas qualidades físicas, morais e sociais. São colocadas como superiores aos trovadores(que eram os vassalos). Nas cantigas de amigo, aparecem a mãe, as amigas e damas de companhia do eu lírico( que é a mulher), como testemunhas da saudade e do amor pelo namorado.
Como se caracterizam as cantigas satíricas? Elas expressam um olhar crítico para a conduta dos nobres (homens e mulheres) nas esferas individual ou social. Os trovadores ridicularizavam um nobre ou denunciavam as damas que flertavam com os trovadores.
As cantigas de escárnio: São cantigas que ridicularizam os personagens, mas de forma indireta, por meio de ironias palavras de duplo sentido. Não apareciam os nomes ou apelidos da pessoa que era ridicularizada.
Cantigas de maldizer: O trovador critica alguém usando palavras de baixo calão, ofensivas e de modo explícito, aparecendo o nome ou alguma referência à pessoa. Normalmente, tratavam de indiscrições amorosas de nobres e membros do clero.
Mas, a literatura trovadoresca era feita somente de cantigas? Não. Havia os textos em romance( naquela época: longos poemas narrativos) que eram as chamadas novelas de cavalaria.
As novelas de cavalaria Contam as aventuras dos cavaleiros andantes. Essas novelas circularam pelas cortes medievais e ajudavam a divulgar a visão de mundo da sociedade.
Como se classificam as novelas de cavalaria? Ciclo Bretão (ou Arturiano), desenvolvido na Inglaterra donde o Rei Artur e seus cavaleiros da Távola Redonda são as figuras centrais da narrativa; Ciclo Carolíngio, donde Carlos Magno e seus cavaleiros (doze pares de França) são as figuras centrais da narrativa; Ciclo Clássico (ou Greco-Latino), que apresenta narrativas em torno de personagens da Antiguidade Clássica.
Tem algum exemplo? Rei Arthur Demanda de Santo Graal Amadis de Gaula Tristão e Isolda
Boa leitura! Inscreva-se no meu canal: Prof Lisandra Climene Bonotto
Show full summary Hide full summary

Similar

Características do Trovadorismo
gvitoriaaraujp12
Literatura ocidental
Selma Porto
TROVADORISMO
Denise Teófilo
Trovadorismo
Júlia Brito
Literatura ocidental
Izabelacsmota@gmail.com Mota
Trovadorismo
Neves07
IDADE MÉDIA
Sônia Andrade
Trovadorismo
Nathan Lima
CANTIGAS
Bruna Santana
Escolas Literárias
Lucas Souza
Trovadorismo
Isabella V. Silva