ENSINAR SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Description

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DO SISTEMA EXPLICATIVO DE SKINNER
Eva Batista da Rocha Eva Batista
Flashcards by Eva Batista da Rocha Eva Batista, updated more than 1 year ago
Eva Batista da Rocha Eva Batista
Created by Eva Batista da Rocha Eva Batista over 3 years ago
44
0

Resource summary

Question Answer
(Professor Igor) ''A maior parte do comportamento humano segundo Skinner, deve ser atribuída as contingências sociais muito complexas a que chamamos de cultura. Apenas quando consideramos essas histórias podemos explicar porque as pessoas se comportam do modo como a fazemos''.
(Professora Christiane) Seu foco de interesse está ''no comportamento que produz algum efeito no mundo ao redor'', o qual é denominado comportamento Operante, para enfatizar o fato de que ''o comportamento opera sobre o ambiente para gerar consequências''. Skinner afirma : ''Não mais olhamos para o comportamento e o ambiente como coisas ou eventos separados, mas para a inter-relação entre eles. Olhamos para as contingências de reforço.(1980,p.182)
(Professora Geiza) Para Skinner o Comportamento Operante, devemos respeitar seu ritmo próprio e sua história de vida. O planejamento é capaz de tornar a aprendizagem algo reforçado. Garantir ensino que promova cada vez mais um individuo capaz de gerenciar sua aprendizagem. Skinner constrói uma analise com foco principal na questão do ensino e busca a formulação de um método com base em princípios plausíveis e em procedimentos rigorosos para Promover a Educação e superar problemas relativos a educação.
(Professora Maria Clara Castro) Para a analise comportamental, a motivação é um conceito a posteriori. Só podemos inferir a ''motivação'' de um aluno a partir da relação entre dois aspectos: as operações que têm como efeito estabelecer o valor reforçador de uma classe de estímulos (por exemplo. impedir por certo tempo um aluno de realizar atividades físicas é uma operação que aumenta o valor reforçador da realização dessas atividades). ''Manter um elevado nível de atividade[do aluno] é uma das realizações mais importantes da programação. Repetidamente em sua história , a educação fez uso do controle aversivo para manter os alunos trabalhando. Um entendimento correto dos esquemas de reforçamento pode levar , finalmente, a uma melhor solução desse problema.(SKINNER, 1968,p.79; 1972a, p.77).
(Professora Eva) O aspecto que marca a postura skinneriana sobre o aprender. Trata-se da defesa que o autor faz de um aprender( e, consequentemente, como veremos, de um ensinar) em que seja possível a cada alunos caminhar em seu próprio ritmo, condições necessária para que as consequências reforçadoras sejam ''imediatas'', claras e frequentes ''
GRUPO - CAPITULO 1 Igor Geiza Maria Clara Castro Christiane Eva ''O professor que realmente entende as condições sob as quais a aprendizagem ocorre será mais eficiente não só no ensino da matéria mas também no gerenciamento da sala de aula. ( SKINNER,1986, p.54;1972, p. 53)
Show full summary Hide full summary

Similar

American West - Key Dates
Rachel I-J
Matters of Life and Death GCSE
kate.siena
Of Mice and Men
becky_e
Devices That Create Tension.
SamRowley
Physics P2
Phoebe Drew
Psychology subject map
Jake Pickup
Biology (B2)
Sian Griffiths
Romeo & Juliet Quotes
Lucy Hodgson
Psychopathology
Laura Louise
2PR101 1.test - 7. část
Nikola Truong
Anatomie - sistemul respirator 1
Eugeniu Nicolenco