LEI DA PROCURA

Description

Mapa E&M 10 - Nesta aula veremos o que significa a curva de procura. Também a importância das suas decisões como consumidor para o mercado.
EMERSON DO NASCIMENTO RODRIGUES
Flashcards by EMERSON DO NASCIMENTO RODRIGUES, updated more than 1 year ago
EMERSON DO NASCIMENTO RODRIGUES
Created by EMERSON DO NASCIMENTO RODRIGUES over 3 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Lei da procura Nesta aula veremos o que significa a curva de procura. Também a importância das suas decisões como consumidor para o mercado.
Segundo Rossetti “A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo.”
Curva da Procura Para explicar esta regra, vamos partir da seguinte ilustração: Pense em uma TV, não importa a marca, mas que só exista uma única peça em uma única loja na cidade em que mora. Não existe previsão de chegada de novas unidades desta TV. Nesta cidade várias pessoas estão dispostas a comprar esta TV, por quanto à loja irá vender?
Pelo preço que quiser não acha? Agora a situação inversa existe mais TV’s em estoque que o número de pessoas interessadas, a loja determinará o preço como quiser novamente? Não, pois existem muitas unidades a disposição dos consumidores. Uma regra da procura é que quanto maior for o preço praticado menor será a quantidade vendida ou comercializada.
Existem algumas razões dos consumidores para explicar o consumo, por exemplo: a) Os preços são barreiras b) Efeito substituição c) Utilidade marginal
Os preços são barreiras Os preços constituem uma espécie de barreira para os consumidores, quanto maior for o preço menor será a quantidade de pessoas dispostas a pagar por este produto.
Efeito substituição Quando o preço de um determinado produto aumenta, o consumidor procura alternativas de consumo a isso chamamos de efeito de substituição.
Utilidade marginal E a última razão é que quanto maior for o número de produtos no mercado sua utilidade tende a ser menor e vice-versa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Lei da oferta e lei da procura
susanacorrica
ECONOMIA E MERCADO
EMERSON DO NASCIMENTO RODRIGUES
PÓS-AULA 20.08 ROTEIRO PARA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
EMERSON DO NASCIMENTO RODRIGUES
Lei da oferta e lei da procura
Leticia Queiroz
Exam 70-410: Installing and Configuring Windows Server 2012 R2
Mike M
Intake7 BIM L1
Stanley Chia