ROMA ANTIGA

Resource summary

Question Answer
O que está representado na imagem acima? A imagem representa os gêmeos Rômulo e Remo sendo amamentados por uma loba. Segundo a teoria mitológica, após matar Remo, Rômulo fundou a cidade de Roma.
Segundo a Teoria Histórica, como e quando se deu a fundação de Roma? Por volta do século VIII a.C. os latinos se instalaram às margens do Rio Tibre. Mais tarde a região foi invadida pelos Etruscos, dando início à Monarquia Romana por volta de 753 a.C., data oficial da criação de Roma.
A cultura romana foi importante para a formação das sociedades ocidentais. Quais línguas são originárias do Latim Romano? Italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão (falado na Espanha) e romanche (falado na Suíça).
Como se dava a nomeação dos antigos reis de Roma? O Senado, um Conselho de Anciãos formado pelas famílias mais poderosas de Roma, indicava um dos seus membros para assumir o trono.
Quais as classes sociais existentes na Roma Antiga? 1. Patrícios 2. Clientes 3. Plebeus 4. Escravos
Quem eram os patrícios na antiga Roma? Eram os grandes proprietários de terras e escravos. Além de concentrarem em suas mãos as maiores riquezas de Roma, ocupavam os principais cargos políticos da sociedade.
Quem eram os clientes na antiga Roma? Eram os romanos livres que trabalhavam para os patrícios em troca de proteção e prestígio.
Quem eram os plebeus na antiga Roma? Eram os romanos livres sem poder aquisitivo e sem posses de terras. Normalmente eram os comerciantes e mercadores.
Qual era a classe mais baixa entre os romanos? A classe mais baixa e numerosa era formada pelos escravos. O indivíduo se tornava escravo por dívida não paga ou por ser capturado nas frequentes guerras.
Como era chamado o eficiente sistema de esgoto construído em Roma antes de Cristo e existente até hoje? Cloaca Máxima
Quando a República foi fundada em Roma? Em 509 a.C.
Qual rei foi deposto em 509 a.C. e por quê? Tarquínio, o Soberbo, foi deposto por ser considerado cruel e por não mostrar nenhuma preocupação para com o povo.
Qual o significado da palavra república? Coisa pública.
O que era o Senado Romano? Um Conselho de Anciãos formado pelas famílias mais poderosas de Roma.
Após a deposição de Tarquínio, o Soberbo, e a instauração da República em 509 a.C., quais cargos o Senado criou para auxiliar na administração de Roma? 1. Cônsules 2. Pretores 3. Edis 4. Censores 5. Questores
Qual era a função dos cônsules? Os dois cônsules ocupavam o mais alto cargo da administração romana. Além de presidirem o Senado, comandavam o exército em caso de guerra.
Qual era a função dos pretores? Eram os magistrados responsáveis pela aplicação da justiça, o equivalente a juiz de direito nos dias atuais.
Qual era a função dos edis? Responsáveis pela administração dos serviços públicos, obras de infraestrutura e jogos públicos, como os atuais prefeitos.
Qual era a função dos censores? Responsáveis pela contagem populacional e pela fiscalização dos serviços públicos, como os atuais recenseadores do IBGE e os auditores fiscais.
Qual era a função dos questores? Responsáveis pela guarda do tesouro público, como o atual Ministro da Fazenda.
Os principais cargos da administração da República Romana eram ocupados por integrantes de qual classe social? Pelos patrícios.
Os plebeus se revoltaram com o fato de não terem nenhuma participação política e promoveram várias rebeliões. Até que, em 494 a.C. conseguiram o direito de eleger um magistrado que defendesse os seus interesses. Como se chamava esse representante da plebe? Tribuno da Plebe.
Como se chama a lei promulgada em 450 a.C. que representou uma grande conquista para os plebeus? Lei das Doze Tábuas
Quais as principais conquistas da plebe durante a República (509 - 27 a.C.)? 1. Criação de uma Assembleia da Plebe. 2. Criação do cargo de Tribuno da Plebe. 3. Fim da escravidão por dívidas. 4. Promulgação da Lei das Doze Tábuas.
Quais tribunos da plebe perderam a vida por defender a distribuição de terras para camponeses pobres? Os irmãos Tibério e Caio Graco.
Por que a expansão territorial romana, através das guerras, deu melhor condição de vida para os plebeus? Porque os plebeus, da mesma forma que os patrícios, se beneficiavam com o saque das riquezas existentes nas terras invadidas pelo exército romano.
Por que os militares se transformaram na classe mais poderosa de Roma? A política expansionista, aliada às guerras constantes, conferiram bastante poder aos militares, que passaram a desafiar até mesmo a aristocracia do Senado.
Por que para Roma era extremamente importante dominar a região do Mar Mediterrâneo? Porque as principais rotas comerciais do mundo passavam e continuam passando por aquela região.
Qual o principal fator para o desenvolvimento da economia romana e, consequentemente, também a sua maior dependência? E economia romana era totalmente dependente dos escravos, que eram conseguidos através das guerras de conquista.
Por que os primeiros cristãos representaram uma forte ameaça à economia romana? Porque eles se recusavam a servir ao exército, colocando em risco o processo de obtenção de novos escravos, cruciais para o desenvolvimento da economia romana.
Quais os motivos da grave crise administrativa decorrentes da grande extensão do Império Romano? A dificuldade em defender fronteiras tão extensas e a dificuldade crescente em se obter novos escravos.
Quem era considerado bárbaro para os romanos? Da mesma forma que os gregos, os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que não falavam latim, não disseminavam a sua cultura e não se submetiam às suas leis.
Além do idioma, quais outras contribuições o Império Romano deixou para o mundo ocidental? O direito romano; o sistema de pavimentação de estradas; obras públicas como pontes, represas e aquedutos; a arte.
Show full summary Hide full summary

Similar

A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Roma Antiga
Professor Junior
Roma Antiga - Resumo Geral
Arthur Rocha
Quiz de Roma Antiga
Arthur Rocha
História da Arte
Ana Beatriz
Roma Antiga
Beatriz analia
Roma Antiga
Sara Martins Silva
Romana Antiga
Leonardo Araujo
Roma: Monarquia
Vi Zandonadi