Ciencias Naturais , Metabolismo

Description

Metabolismo
Adrian Alcober
Flashcards by Adrian Alcober , updated more than 1 year ago
Adrian Alcober
Created by Adrian Alcober almost 9 years ago
188
1

Resource summary

Question Answer
Metabolismo (do grego metabolismos,é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida.
As reacções químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias.
O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reacções anabólicas, ou reacções de síntese, são reacções químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos.
Chama-se catabolismo à parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida pelos seres vivos para fins de obtenção de energia.
Este conjunto de processos diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias. Parte sempre de moléculas que contêm quantidades importantes de energia, como polissacarídeos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas que são degradados em unidades menores e com menor quantidade energética como monossacarídeos, ácidos graxos, nucleotídeos e aminoácidos, respetivamente.
Anabolismo (do grego: ana = para cima; ballein = lançar) é a parte do metabolismo que conduz à síntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples.1 Alguns exemplos são a produção de açúcares pelas plantas a partir da fotossíntese e a síntese proteica.
O anabolismo só ocorre em alta energética, caso esteja em baixa energética, acontece o catabolismo. Esses processos não são espontâneos, já que há uma diminuição do caos das moléculas (variação da energia livre de Gibbs positiva ou ΔG>0), logo é necessária energia para que essa complexação aconteça.
Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.
As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP (adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).
A mitocôndria é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP
Show full summary Hide full summary

Similar

Matéria e Energia
Andre Brito
Metabolismo Celular
Carolina A
Metabolismo
Telma Filipa
Metabolismo
Emilie Faria
Metabolismo celular
Marisa V.
Metabolismo Celular
Patrícia Sofia Nunes
Metabolismo
andrewtheskyshooter
Metabolismo
Cristiana Vaz
Metabolismo
Luisa Paz
Metabolismo Celular
Dragonesta MG
Energia e ATP
Henrique Zacarias