A hidrografia e biomas brasileiros

Description

Trabalho de Geografia
luisfelp1
Flashcards by luisfelp1, updated more than 1 year ago
luisfelp1
Created by luisfelp1 almost 9 years ago
15
1

Resource summary

Question Answer
A hidrografia e os biomas brasileiros Luís Felipe V. Ferreira Nº 20 7º B O objetivo desta atividade é elaborar um roteiro de estudos sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
As características dos rios brasileiros De modo geral, nas regiões hidrográficas brasileiras predominam rios perenes, caudalosos e foz em estuário e apenas dois de seus grandes rios, o Amazonas e o Paraguai são rios de planícies. Os demais são rios de planalto.
Região hidrográfica Amazônica Tem como rio principal o Amazonas e corresponde a um quinto da água doce do planeta.
Região hidrográfica do rio São Francisco O são francisco, que atravessa o semiárido, é o principal rio dessa região. Esse rio, de extrema importância para a economia e para a população da região, nasce na Serra da Canastra (MG), segue na direção sul-norte (BA e PE), mudando para a direção sudeste e desaguando no Oceano Atlântico.
Região hidrográfica do rio Paraná - A Bacia do Paraná tem grande importância nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além de servir para o abastecimento da população e de zonas agrícolas, também é de grande importância para a geração de energia e transporte fluvial. - O rio mais importante é o Paraná que recebe as águas de muitos afluentes como, por exemplo, rio Tietê, Paranapanema e Grande. - Ela abastece o reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu (maior do Brasil). - Sua área é de aproximadamente 879 mil quilômetros quadrados. - A Bacia do Rio Paraná abrange os território do Distrito Federal e mais seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.
Os biomas do Brasil Os biomas se originam entre a interação de elementos naturais - clima, hidrografia, relevo e solo, portanto, é preciso ter esses elementos "em bom estado".
Bioma Mata Atlântica A ocupação original desse bioma compreendia uma porção do litoral, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e algumas faixas do interior do sul e sudeste do país. Hoje, bastante devastada, devido à ocupação humana, sua área de abrangência encontra-se consideravelmente reduzida - menos de 7%.
Mata Atlântica
Mata de araucárias
Manguezais
Restingas
Bioma Pantanal
Bioma Cerrado
Bioma Caatinga
Bioma Pampa
FIM Achei super legal ter aprofundado meu conhecimento sobre o conteúdo estudado, ver imagens e explicações.
Show full summary Hide full summary

Similar

The USA, 1919-41
sagar.joban
Nouns & Definite Articles Notes
Selam H
Geography Coasts Questions
becky_e
Common Irish Words
silviaod119
Biological molecules
sadiaali363
GCSE Biology B1 (OCR)
Usman Rauf
FUNCTIONALIST ROLE OF EDUCATION
ashiana121
GCSE History – Social Impact of the Nazi State in 1945
Ben C
NSI Test First day
brahim matrix
Basic Korean Verbs
ASHISH AWALGAONKAR
CST Module 6a
Jane Foltz