A hidrografia e os biomas brasileiros

Description

Flashcards on A hidrografia e os biomas brasileiros, created by ALFERO MENDES NETO on 10/06/2015.
ALFERO  MENDES NETO
Flashcards by ALFERO MENDES NETO, updated more than 1 year ago More Less
sofiabarros.lice
Created by sofiabarros.lice almost 9 years ago
ALFERO  MENDES NETO
Copied by ALFERO MENDES NETO almost 9 years ago
204
3

Resource summary

Question Answer
A hidrografia e os biomas brasileiros Sofia - n° 26 7° ano D 2018 O objetivo deste trabalho é apontar as principais informações sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
A hidrografia do Brasil De modo geral, nas regiões hidrográficas brasileiras predominam rios perenes, caudalosos e foz em estuário e apenas dois de seus grandes rios, o Amazonas e o Paraguai são rios de planícies. Os demais são rios de planalto.
Região hidrográfica Amazônica Tem como rio principal o Amazonas e corresponde a um quinto da água doce do planeta.
Região hidrográfica do rio São Francisco O São Francisco, que atravessa o semiárido, é o principal rio dessa região. Esse rio, de extrema importância para a economia e para a população da região, nasce na Serra da Canastra (MG), segue na direção sul-norte (BA e PE), mudando para a direção sudeste e desaguando no Oceano Atlântico (entre Alagoas e Sergipe).
Região hidrográfica do rio Paraná A região hidrográfica do Paraná destaca-se por estar localizada em uma região de grande desenvolvimento econômico e alta concentração de população (em torno de 32% da população do país). Destacam-se os rios Paraná (principal), Tietê, Grande, Parnaíba e Piquiri.
Os biomas do Brasil A interação entre elementos naturais, clima, hidrografia, relevo e solo,formam paisagens diferentes que se estendem pelo território brasileiro. Dando origem aos biomas.
Bioma Mata Atlântica A ocupação original desse bioma compreendia uma porção do litoral, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e algumas faixas do interior do Sul e Sudeste do país. Hoje, bastante devastada, devido à ocupação humana, sua área de abrangência encontra-se consideravelmente reduzida - menos de 7%. Fazem parte desse bioma a Mata das Araucárias, Mata Atlântica e a vegetação litorânea formada por mangues e restinga.
Mata Atlântica Tem clima quente e úmido, com chuva regulares e bem distribuídas no decorrer do ano e terrenos formados por planaltos, serras e morros.
Mata de araucárias Também conhecida como mata dos pinhais, pode ser encontrada em lugares com terreno mais elevados, com mais de 500 metros de altitude, nos estados da Região Sul do Brasil, em áreas com verões quentes e invernos frios.
Manguezais Formações consideradas, em algumas classificações, como vegetação litorânea, os mangues ocorrem em áreas da costa litorânea, de clima tropical e subtropical, em terrenos de solos formados por argila e barro e que alagam durante a maré alta.
Restingas Conjunto de cobertura vegetal nos litorais ( faixa arenosa). Da vegetação típica, fazem parte espécies como a bromélia terrestre, o angelim, o cipó alto, etc.
Bioma Pantanal Ocupando uma das maiores planícies inundáveis do mundo e conhecido, também, como Complexo do Pantanal, esse bioma apresenta verões quentes e invernos frios e secos, com campos que inundam na estação das chuvas(verão).
Bioma Cerrado Esse bioma é formado por árvores de pequeno porte, com galhos tortuosos, raízes profundas, cascas e folhas grossas, que estão adaptadas a duas estações: uma úmida e outra seca.
Bioma Caatinga A caatinga é composta por vegetação rasteira de espécies que resistem à falta de água já que o tipo climático da região de sua ocorrência tem como característica principal os longos períodos de seca.
Bioma Pampa Os terrenos de sua ocorrência são baixos, planos e levemente ondulados e o clima caracteriza-se por verões quentes e invernos frios.
FIM Eu gostei de estudar esse conteúdo, pois eu achei algo diferente e legal de se estudar, sem contar que é algo que vamos precisar para o resto da vida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Jekyll and Hyde
elliesussex
Girls' and Boys' Education - A Mind Map
Cecelia Price
Biological Psychology - Stress
otaku96
20 Study Hacks To Improve Your Memory
jen.sch.ca
Rivers GCSE WJEC
Eleanor Monk
Edexcel Additional Science Biology Topic 2- Life Processes
hchen8nrd
FV modules 1-4 infinitives- ENTER ENGLISH
Pamela Dentler
1PR101 2.test - Část 13.
Nikola Truong
English Language Techniques 2
Adam Arrell
Mapa Mental Planificación estratégica
Verny Fernandez
Chapter 16: The Cold War
Becca Strobbe