Criatividade e Inovação

Description

Flashcards desenvolvidos para o curso de Criatividade e Inovação
Liliane Tubino
Flashcards by Liliane Tubino, updated more than 1 year ago
Liliane Tubino
Created by Liliane Tubino almost 9 years ago
625
6

Resource summary

Question Answer
10 Dicas para estimular a inovação Inovar não é mais uma opção para o empresário, e sim uma necessidade. As empresas não competem mais apenas com os preços, elas precisam apresentar ao cliente um diferencial, seja no produto ou nos processos.
1 - Liderança inovadora Qualquer iniciativa começa pela direção da empresa. Sem o estímulo e o exemplo do líder, dificilmente se cria um ambiente propício para a inovação.
2 - Incentivar a criatividade É preciso estimular a busca e transformação de boas ideias em oportunidades de negócio viáveis. Isso pode ser realizado de maneira formalizada (com a utilização de métodos e técnicas) ou de maneira informal, mas sempre com a participação ativa de todos os colaboradores.
3 - Ouça e coloque-se no lugar dos seus clientes Essa é a fonte de informação mais barata e importante que existe, no entanto, nem sempre é utilizada pelas empresas.
4 - Saiba o que a concorrência está fazendo Leve essa recomendação ao pé da letra. Se possível, visite seu concorrente, avalie seus produtos, preços, promoções, atendimento, etc.
5 - Rede de relacionamento Uma empresa não vive isolada. É muito importante criar e manter relacionamentos saudáveis com parceiros, fornecedores, clientes, vizinhança, investidores.
6 - Comunicação interna A comunicação deve acontecer em todas as direções (entre colaboradores, do líder para seus colaboradores e vice-versa). O empresário deve se esforçar e estimular um ambiente de comunicação acessível.
7 - Comunicação externa A forma de se comunicar com o mercado está muito mais dinâmica. Dependendo do negócio, é importante investir em novos canais diferentes além dos tradicionais (celular, mídias sociais, TV, etc.). O formato da comunicação deve ser flexível e estimular a interação com o público.
8 - Reconhecimento e recompensa Reconhecer o esforço pessoal e da equipe, estabelecer objetivos claros e determinar formas de mensuração. É fundamental que as recompensas estejam atreladas à criação de oportunidades de inovação para serem desenvolvidas pela empresa.
9 - Capacitação Investir na equipe não pode e nem deve ser considerado um custo, mas sim investimento para ampliar a capacidade de usar melhor os recursos da empresa (infraestrutura, pessoas, sistemas de TI etc.) e desenvolver produtos e serviços inovadores (design, qualidade, desempenho etc.).
10 - Voltar atrás em tempo hábil, se necessário Inovar é arriscado. Qualquer mudança na empresa deve ser mensurada para saber se está tendo sucesso ou não. Para isso é necessário estabelecer indicadores, sendo que eles não precisam ser complexos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Design Thinking
Vinicius Eloi
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
arthurkosak
Economia Criativa
Bernardo Rabêlo
Perfil do Empreendedor
Rafael Camargo
Ebook da Educatio rh
Naya Toscano
Mapa Mental Criatividade
lukinhas_sad
Novas tecnologias na sala de aula: Melhoria do ensino ou inovação conservadora
GABRIELA MOREIRA
o gestor do seculo xxi
KLEVER TECHERA
O GESTOR DO SÉCULO XXI
KLEVER TECHERA
Revolução da Aprendizagem
IVONE SOARES DE CARVALHO
BRAINSTORMING
Milena Molina