Colocação Pronominal e Conjunções

Description

Flashcards on Colocação Pronominal e Conjunções, created by Juliane Antoniel on 18/06/2015.
Juliane Antoniel
Flashcards by Juliane Antoniel, updated more than 1 year ago
Juliane Antoniel
Created by Juliane Antoniel almost 9 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Não me convença a comprar essa BMW. Não convença-me a comprar essa BMW. O exemplo escrito de modo correto é o primeiro (não me convença a comprar essa BMW). Próclise - o pronome vem antes do verbo Em orações com sentido negativo: Não me convença a comprar essa BMW (seria errado escrever "convença-me")
Depois de pronomes interrogativos: Quem te disse que era para carregar o carro? (seria errado escrever "quem disse-te") Depois de pronomes demonstrativos: Aquilo me fez cair (seria errado escrever "aquilo fez-me cair")
Antes de verbos no gerúndio Em se tratando de emprego, a caixa de Skinner era melhor (seria errado escrever "em tratando-se de emprego") Depois de advérbio (ou locução adverbial) Ontem me forneceram muitos materiais de auxílio ao professor (seria errado escrever "ontem forneceram-me")
Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo Usamos a mesóclise quando o verbo está conjugado no futuro. Comprar-te-ei um chapéu! Ênclise - pronome depois do verbo Se nenhuma dessas regras se enquadrarem no uso do pronome, então você pode usar a ênclise (pronome depois do verbo). Disseram-lhe que estava um pouquinho acima do peso para usar a roupa do Spider Man.
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS (ligam orações independentes, ou seja: coordenadas) ADITIVAS: dão ideia de soma ou adição de ideias ou fatos ex: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, mas ainda São dois os piores perigos para a sociedade: bêbado com chave de carro e burro com título de eleitor.
ADVERSATIVAS: dão ideia de oposição, adversidade; expressa ideias contrárias ex: mas, porém, entretanto, todavia, contudo. Saci disse: "não demoro, vou num pé e volto no outro". Ele foi, mas nunca mais voltou ALTERNATIVAS: dão ideia de alternância ou escolha ou, ou ... ou, ora ... ora, quer ... quer, já... já Liquidação de muletas! Só hoje! Ou venha correndo ou venha voando!
*CONCLUSIVAS: dão ideia de conclusão assim, logo, portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso Desistir é para os fracos. Logo, faça como eu: nem tente. *EXPLICATIVAS: explicam ou justificam pois (antes do verbo), porque, que, porquanto Deus, dai-me apenas paciência para aguentar meu chefe, porque se me der força eu bato nele!
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS (ligam uma oração subordinada à outra) *CAUSAIS: expressam causa ou motivo porque, visto que, já que, uma vez que, como, desde que. Malandro é o canguru que já nasce com Bolsa Família. (obs: o fato de nascer com Bolsa Família é a causa do canguru ser malandro) CONSECUTIVAS: expressam consequência que (usado com expressões do tipo "tão", "tanto", "tal", "tamanho", ou seja: indicadores de intensidade), de modo que, de maneira que Treinei tanto que sou capaz dedigtiar 300 palvras pro seugdno!
COMPARATIVAS: expressam comparação como, (tal) qual, assim como, tanto... quanto, mais... do que, menos... do que, tão... como Amor traído é como capim: você planta, ele cresce... aí vem uma vaca e acaba com tudo! CONDICIONAIS: expressam condição se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que (= se não), a menos que Se acupuntura adiantasse, porco espinho viveria para sempre
CONFORMATIVAS: expressam ideia de conformidade com a oração principal. conforme, segundo, consoante, como Conforme me disseram, dinheiro não tráz felicidade. Dê-me o seu e viva feliz! CONCESSIVA: expressam concessão, contradição ou um fato inesperado embora, apesar, conquanto, posto que, ainda que, mesmo que Embora existam mulheres conquistadas com beijos e carinhos, para todas as outras existe MASTERCARD.
TEMPORAIS: expressam ideia de tempo quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, mal (com o sentido de "logo que"), até que A pior hora para se ter um ataque cardíaco é quando estamos brincando de mímica FINAIS: expressam ideia de finalidade ou propósito a fim de, para que, que Nas provas eu sempre uso a técnica do Cálculo Hipotético Universal da Teoria Estimativa (popularmente conhecida como C.H.U.T.E.) a fim de não deixar nenhuma questão em branco.
PROPORCIONAIS: indicam proporção à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (+ tanto menos) À medida que calculo meu IMC, mais vejo que a minha altura está abaixo da normal. INTEGRANTES: As conjunções integrantes introduzem as orações subordinadas substantivas. São duas as conjunções integrantes: "que" e "se". Para mais detalhes sobre subordinação e coordenação, leia sobre Sintaxe ou Análise Sintática.
1) Conjunção Causal ou Conjunção Explicativa? A conjunção explicativa é usada para unir orações independentes, ou seja, coordenadas (que possuem sentido próprio, não dependendo de outras para serem entendidas). Deus, dai-me apenas paciência para aguentar meu chefe, porque se me der força eu bato nele! 1- Deus, dai-me apenas paciência para aguentar meu chefe 2 - Se me der força, eu bato nele.
A conjunção causal é usada para unir orações de caráter subordinativo, ou seja: uma oração depende da outra para ser compreendida Malandro é o canguru que já nasce com Bolsa Família. 1- Malandro é o canguru 2 - Já nasce com Bolsa Família (quem nasce?) Veja que não posso entender a oração 2 sem a oração 1, ao contrário do exemplo do "Deus, dai-me paciência..." 2) O caso do "pois" O "pois" é muito usado no sentido explicativo. Malandro é o homem bomba, pois ele fala pra mulher que vai trabalhar e nunca mais volta pra casa
Porém, o "pois" pode ser conclusivo também. Esse caso é mais comum em Portugal do que no Brasil. Desistir é para os fracos. Nem tente, pois (= portanto, nem tente) CONJUNÇÕES E A REDAÇÃO As conjunções têm um papel importante na coesão textual, deixando seu texto "fluir", ou seja, o deixando bem "amarrado" e "coeso". Veja na prática:
Fragmento sem coesão: Adoro praia. Lá é possível descansar. Na cidade, não é possível descansar. Posso tomar sol. Posso mergulhar no mar. Posso conhecer pessoas novas. Eu tenho que viajar e gastar dinheiro para ir até a praia. Fragmento com coesão: Adoro praia, já que lá é possível descansar enquanto que na cidade não é. Além disso, posso tomar sol, mergulhar no mar e conhecer pessoas novas. Porém, eu tenho que viajar e gastar dinheiro para ir até lá.
Show full summary Hide full summary

Similar

Economics definitions: F582
busybee112
Abnormal Psychology Chapter 3
shattering.illus
Biology Revision - Y10 Mock
Tom Mitchell
Spanish Vocab Flash Cards
Clarice Thorn
Cells, Tissues and Organs
yusanr98
Nervous System
4everlakena
Meiosis vs. Mitosis
nvart00
C Programming
Miki Rana
TOK mindmap “Without application in the world, the value of knowledge is greatly diminished.”
Gabriela Serpa
IB ITGS AREAS OF IMPACT
san wis
TEORIAS CONTEMPORANEAS
karen lorena miranda rojas