Climatologia Brasileira

Description

Atividade do 3° Ensino Médio dedicado a disciplina de Geografia retratando aspectos do Clima e Tempo no Brasil.
Victor Hugo Lopes
Flashcards by Victor Hugo Lopes, updated more than 1 year ago
Victor Hugo Lopes
Created by Victor Hugo Lopes almost 3 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Clima É um padrão do conjunto de condições da atmosfera observado durante, pelo menos, trinta anos, que exerce forte influência sobre os processos naturais e as atividades humanas.
Tempo É um estado momentâneo da atmosfera em um dado local da superfície terrestre.
Elementos do Clima São os atributos físicos que representam as propriedades da atmosfera de um lugar, como a temperatura, a umidade e a pressão.
Fatores Climáticos Eles representam as características geográficas naturais que diferenciam as paisagens na Terra e são capazes de influenciar os elementos do clima. Ex. altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetação, massas de ar e urbanização.
Massas de Ar Essas massas são partes da atmosfera com considerável extensão horizontal e com características homogêneas de temperatura, pressão e umidade.
Massa Equatorial Continental É uma massa (mEc) quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua em quase todas as regiões do país, causando instabilidades atmosféricas. Provoca chuvas abundantes e quase diárias no verão e outono na região amazônica.
Massa Equatorial Atlântica É quente, úmida (mEa) e originária do Atlântico Norte (próximo à ilha de Açores). Atua nas regiões litorâneas do Norte e do Nordeste, principalmente no verão e na primavera, sendo também formadora dos ventos alísios de Nordeste.
Massa Tropical Atlântica Origina-se no Oceano Atlântico (mTa) e atua na faixa litorânea que se estende do Nordeste ao Sul do país. Quente e úmida, provoca chuvas frontais de inverno no NE, quando ocorre o encontro com a massa Polar atlântica (mPa).
Massa Tropical Continental Originada (mTc) na Depressão do Chaco (planície na América do Sul) é uma massa quente e seca. Atua, basicamente, em sua área de origem, causando longos períodos quentes e secos no sul da região Centro-oeste e no interior das regiões Sul e Sudeste. É também conhecida como bloqueio atmosférico por barrar frentes frias.
Clima Equatorial Trata-se de um clima úmido e semiúmido. Abrange a Amazônia e se caracteriza pelas médias térmicas mensais de 24ºC a 27ºC, ocorrendo baixa amplitude térmica anual, com pequeno resfriamento no inverno em algumas áreas. As médias pluviométricas são altas, e a estação seca é curta.
Clima Tropical Abrange os estados de Minas Gerais e Goiás, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte da Bahia, do Maranhão, do Piauí e do Ceará. É um clima quente e semiúmido, com uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Apesar das temperaturas elevadas no verão, o inverno apresenta temperaturas amenas, o que torna a amplitude térmica anual elevada.
Clima Tropical de Altitude Apresenta características semelhantes ao clima tropical, exceto a diferença que se tem nas temperaturas mais amenas, já que o fator altitude influencia as médias térmicas que oscilam de 17ºC a 22ºC.
Clima Tropical Úmido Abrange parte do território brasileiro próximo ao litoral, com médias térmicas e índices pluviométricos elevados, principalmente no outono e no inverno. A massa de ar Tropical Atlântica exerce grande influência nessa localidade. Caracteriza-se pela alta umidade, chuvas e temperatura.
Clima Tropical Semiárido Abrange o Sertão do Nordeste, sendo um clima tropical próximo ao árido com médias anuais de pluviosidade inferior a 1000 mm. Com temperaturas que oscilam entre 26ºC a 28ºC. As chuvas concentram-se num curto período do ano.
Clima Subtropical Abrange o Brasil meridional, isto é, porção Sul do Trópico de Capricórnio, com predominância da massa Tropical atlântica, que provoca chuvas fortes. No inverno, registra-se a penetração de frente polar, dando origem às chuvas frontais com precipitações devido ao encontro da massa quente com a massa fria. Possui chuvas bem distribuídas durante todo o ano e grande amplitude térmica, com mínimas em torno de 15ºC e máximas atingindo os 25ºC.
Show full summary Hide full summary

Similar

O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo