Recrutamento e Seleção

Description

Estudo para N1 primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano about 3 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Função Recrutamento e Seleção são partes do processo de agregar pessoas do mercado trabalho a uma organização.
Recrutamento Processo de atrair candidatos, processo de comunicação junto ao mercado (interno ou externo)
Recrutamento interno (prós) Aproveita melhor o potencial humano da organização. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários. Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização. Ideal para situações de estabilidades e pouca mudança ambiental. Não requer socialização organizacional de novos membros. Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos. Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo
Recrutamento interno (contras) Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas. Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual. Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização. Ideal para empresas burocráticas. Mantém e conserva a cultura organizacional existente. Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
Recrutamento externo (prós) Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas. Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas. Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações. Incentiva a interação da organização com o mercado de candidatos. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.
Recrutamento externo (contras) Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários. Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades aos de fora. Mais caro, demorado e inseguro que o recrutamento interno. Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários.
Recomendação de recrutamento Para manter relação com os funcionários, preferir recrutamento interno se tiver pessoas qualificadas para a promoção, ou recrutamento misto. Porém não tem um que seja o ideal.
PRINCIPAIS TÉCNICAS DE R. EXTERNO Anúncios em revistas e jornais especializados; Agências de recrutamento (agências de emprego); Contatos e/ou divulgação em escolas e universidades; Cartazes ou anúncios em locais visíveis; Anúncio em sites de emprego; Anúncios no site da própria empresa; Indicação de conhecidos de funcionários; Banco de currículos da própria empresa (físico ou eletrônico); Books de candidatos; Serviços de outplacement; Serviços de headhunter.
Ouplacement, Headhunter e Assesment Ouplacement: recolocação, para desempregados ou quem deseja mudar de área ou foi demitido e a empresa contrata o serviço para ajudar. Headhunter: caça talentos autônomo. Assesment: Identifica perfil comportamental e profundo autoconhecimento.
SELEÇÃO COMO RESPONSABILIDADE DE LINHA Decidir quanto ao preenchimento do cargo vago através de emissão de requisição de empregado; Definir perfil; Entrevistar o candidato; Avaliar e comparar candidatos através dos resultados das entrevistas e demais técnicas; Escolher o candidato final ao cargo.
SELEÇÃO COMO FUNÇÃO DE STAFF Assessorar os gestores no estabelecimento do perfil do cargo. Checar o banco de candidatos e/ou executar o processo de recrutamento; Fazer entrevistas de triagem dos candidatos que se apresentam; Escolher técnicas de seleção apropriadas de acordo com o caso; Preparar e treinar os gestores nas técnicas de entrevistar candidatos; Aplicar os testes que se façam necessários; Assessorar os gestores no processo seletivo;
TÉCNICAS DE SELEÇÃO Entrevistas individuais ou não; Dinâmicas de grupo; Testes psicológicos ou não; Estudos de caso / provas situacionais; Provas práticas; Provas de conhecimento geral e específicos.
Entrevistas de seleção (prós) Permite contato face a face com o candidato; Proporciona interação direta com o candidato; Focaliza o candidato como pessoa humana; Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações.
Entrevista de seleção (contras) Técnica altamente subjetiva e forte margem de erro e variação; Nem sempre o candidato se sai bem na entrevista; Difícil comparar vários candidatos entre si; Exige treinamento do entrevistador; Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh