Conceitos Básicos

Description

Vestibular Matemática Flashcards on Conceitos Básicos, created by Lucas Reis on 15/04/2021.
Lucas Reis
Flashcards by Lucas Reis, updated more than 1 year ago
Lucas Reis
Created by Lucas Reis about 3 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
O que é NOTAÇÃO CIENTÍFICA? a . 10^a Sendo 1=< a < 10
O que é ORDEM DE GRANDEZA? É a potência de 10 que mais se aproxima do número. Se a < √10 -> 10^b Se a >= √10 -> 10^(b+1) √10 = 3,16
Qual o conceito de GRANDEZA? Tudo que pode ser medido
O que é a FRAÇÃO GERATRIZ? É uma fração que resulta em uma dízima periódica.
Como descobrir a fração geratriz de 3,4666...? Primeiro separar a parte decimal da parte inteira: 3 + 0,4666... Descobrir a fração geratriz da dízima periódica e somar com a parte inteira.
Como descobrir a fração geratriz de uma dizima periódica que tenha anti-período? Montando a seguinte fração: ([Anti-período][Período] - [Anti-período]) / ([Qtd de algarismos no período em 9][Qtd de algarismo no anti-período em 0]) (Anti-período é depois da vírgula e antes do período.)
Qual o valor dos números romanos: L, C, D, M, _V, _X Respectivamente: 50, 100, 500, 1000, 5000, 10000.
Quais os critérios de divisibilidade de 2, 3, 4, 5 e 6? 2: Se um número par maior que 0 3: Soma dos algarismos divisível por 3 4: algarismo da casa das dezenas e unidades serem divisíveis por 4. 5: Termina em 0 ou 5 e é maior que 0. 6: Quando for divisível por 2 e 3.
Quais os critérios de divisibilidade de 7, 8, 9 e 10? 7: retira o número das unidades, multiplica por 2 e subtraí do número que sobrou. A some deverá ser divisível por 7. 8: Três últimos algarismos devem ser divisíveis por 8. 9: Soma dos algarismos ser divisível por 9 10: Se terminar em 0 e maior que 0.
Qual o critério de divisibilidade de 11? Etiquetar cada algarismo começando pela esquerda alternando entre ordem par e ordem ímpar. Depois somar os algarismos de cada ordem separadamente e subtrair a ordem ímpar da ordem par, o resultado deverá ser divisível por 11.
O que é CRIVO DE ERATÓSTENES? É uma ferramenta matemática para determinar se um número grande é primo ou não.
Como utilizar o CRIVO DE ERATÓSTENES para descobrir se um número é primo ou não? Escrever todos os números naturais não nulos até aquele que ao quadrado não exceda o número a ser testado. Utilize os critérios de divisibilidade no número a ser testado e caso o resto não seja 0 você irá retirar este divisor do crivo e todos os seus múltiplos. Se algum dos números for divisor além do 1 é porque o número NÃO é primo, já que para isso ele teria que ser divisível apenas por ele mesmo e pelo 1.
Como descobrir os divisores de um número? Primeiro passo: fatorar. Segundo passo: multiplicar os fatores pelos divisores
Como descobrir quantos divisores tem um número? Após fatorar o número, pegará os expoentes dos fatores e adicionar 1 em cada um, posteriormente multiplicando-os. O resultado é a quantidade de divisores.
O que é MMC e MDC? Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum.
Como descobrir o MMC e o MDC através da DECOMPOSIÇÃO ISOLADA? Decompor cada número em potências separadamente. MMC será todos os fatores com o maior expoente. MDC será os fatores em comum com menor expoente.
Como descobrir o MMC e MDC através da DECOMPOSIÇÃO SIMULTÂNEA? MMC: Decompor todos os números simultaneamente. MDS: Realizar a decomposição apenas quando o divisor dividir todos os números juntos.
Qual a diferença entre (-3)² e -3² ? (-3)² multiplica o sinal também resultando em 9. -3² multiplica apenas o número resultando em -9.
Quais são todas as propriedades de potenciação? Existem 7 propriedades: 1) a² . a³ = a²+³ = a^6 2) a³ / a² = a³-² = a¹ 3) (a²)³ = a^(²x³) 4) a^0 = 1 5) a² . b² = (a.b)² 6) a-¹ = (1/a)^1 7) a²/b² = (a/b)²
Complete a frase: Se o número de um módulo for positivo...? Se o número de um módulo for negativo...? Se o número de um módulo for positivo, ele será ele mesmo. Se o número de um módulo for negativo, ele será o OPOSTO.
Show full summary Hide full summary

Similar

Matemática Básica
Hugo Fonseca
Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira