Problemas Fundamentais da Economia

Description

Estudo para N1 - primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano almost 3 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Qual a definição de economia no contexto dos problemas fundamentais? É definida como as escolhas sobre as formas de vida em sociedade; com o processo decisório das organizações e com a busca pela sustentabilidade.
Qual objetivo da economia? De maneira geral, a economia visa entender e analisar como “a casa funciona” do ponto de vista das suas decisões produtivas e seus desdobramentos. Analise feita diante da impossibilidade do atendimento pleno das necessidades humanas em virtude da escassez de recursos.
A escolha é resultado do que? A escolha resulta em um comportamento humano que faz parte do nosso dia a dia. A escolha não altera os fatos, mas implica na forma como direcionamos nossos comportamos com relação a eles.
O que é a escassez de recursos? É a realidade em que: Os fatores de produção são escassos, e desta forma é necessário que as pessoas façam escolhas entre um bem e outro.
O que e quais são os fatores de produção? São os fatores que utilizamos para produzir bens. Trabalho: contribuição física ou mental do ser humano na produção; Terra: são os recursos naturais utilizados, Exemplo: Terra, água, minerais, os animais etc. Capital: equipamentos, ferramentas e máquinas, produzidos para tornar a produção que sacia necessidades mais eficiente.
Explique a lei da escassez. Quando um bem é escasso, as pessoas precisam escolher entre seus usos. O fato de existir muito pouco de um bem não o torna escasso, ele tem que ser desejável. OU SEJA, a lei da escassez é aquela que define como resolvemos uma questão que envolva pouco recurso, ela diz que devemos escolher onde aplica-lo buscando saciar melhor as necessidades humanas.
Qual a classificação da Produção economia? Explique cada um. Bens e serviços de consumo – são os bens e serviços que satisfazem às necessidades das pessoas quando consumidos no estado em que se encontram, como alimentos, roupas, serviços médicos etc. Bens e serviços intermediários – são os bens e serviços que não atendem diretamente às necessidades das pessoas, pois precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva. Como exemplo, podemos citar as chapas de aço empregadas na produção de automóveis. Bens de capital – também não atendem diretamente às necessidades dos consumidores, mas destinam-se a aumentar a eficiência do trabalho humano no processo produtivo, como as máquinas, as estradas etc.
Qual é o problema fundamental da economia? É a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas.
Quais são as quatro questões que ajudam a solucionar o problema fundamental da economia? • O que produzir ? Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços a produzir. • Quanto produzir ? Reconhece a limitação existente na disponibilidade dos fatores produtivos. • Como produzir ? É uma questão técnica, a qual indica que há várias maneiras de combinar os fatores de produção para a obtenção de bens e serviços. • Para quem produzir ? Envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh