Controle Externo - TCU

Description

Flashcards on Controle Externo - TCU, created by gabyzone on 15/07/2015.
gabyzone
Flashcards by gabyzone, updated more than 1 year ago
gabyzone
Created by gabyzone almost 9 years ago
72
4

Resource summary

Question Answer
Funções do TCU - Fiscalizadora; - Judicante; - Sancionadora; - Consultiva; - Informativa; - Corretiva; -Normativa; - De Ouvidoria; - Pedagógica.
Natureza Jurídica do TCU Doutrina: órgão administrativo, autônomo e independente, de estatura constitucional.
Personalidade jurídica do TCU *Por ser um órgão, o TCU não tem personalidade jurídica própria. A sua personalidade jurídica é a mesma da União: pessoa jurídica de direito público.
O TCU tem capacidade figurar em juízo De forma ativa e passiva, na defesa de suas competências e direitos próprios (capacidade postulatória). Mandatos de Segurança no STF, contra decisões da Corte de Contas.
Independência do TCU (CF, art 73) - Autonomia Funcional; - Administrativa; - Financeira; Orçamentária.
Jurisprudência do STF No julgamento das contas dos responsáveis por haveres públicos, a competência é exclusiva do Tribunal de Contas, salvo nulidade por irregularidade formal grave ou manifesta ilegalidade.
Jurisprudência do STF (cont) Em suma, o Judiciário não apreciará o mérito, mas sim a legalidade e a formalidade das decisões dos Tribunais de Contas, podendo anulá-las mas não reformulá-las.
Entendimento do STJ O Tribunal de Contas não possui legitimidade para recorrer dos julgados do Poder Judiciário que anulem suas decisões administrativas. Nesse caso, resta ao Tribunal emitir nova decisão, livre dos vícios apontados pelo judiciário.
Natureza do TCU Como é um órgão administrativo, suas decisões possuem natureza administrativas.
Eficácia das decisões do TCU 1) As decisões do TCU que resultem imputação do débito ou multa (somente essas!) - terão eficácia de título executivo.
Eficácia das decisões do TCU Débitos (não é sanção): AI - recolhe-se o débito para a própria entidade lesada; AD - recolhe-se aos cofres da União, Tesouro Nacional Multas (sanção): Sempre recolhida aos cofres do Tesouro Nacional
Título executivo exarado no acórdão Débito: imprescritível, por natureza de ter dano causado; Multa: prescritível, pois é uma sanção (prazo: na ausência de previsão legal, utiliza-se por analogia: 10 anos do Código Civil.
Natureza das Fiscalizações do TCU Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional, Patrimonial
Aspectos verificados nas fiscalizações Legalidade, Legitimidade, Economicidade, Aplicação de subvenções e Renúnciade receita
Subvenções São transferências de recursos orçamentários destinados a cobrir despesas de custeio da entidades beneficiadas. Podem ser Subvenções Sociais, e Subvenções Econômicas (deficit empresas públicas ou privadas)
Renúncia de Receitas Envolvem benefícios que impliquem redução discriminada de tributos, tais como, anistia, remissão, concessão de isenção de caráter não geral, alteração de alíquota ou alteração de base de cálculo
Dirigentes de empresas sobre responsabilidade da União Encampação, é a retomada do serviço pelo poder concedente, em caráter definitivo. Intervenção é a retomada temporária do serviço pelo poder concedente.
Show full summary Hide full summary

Similar

Blood brothers-Context
umber_k
English Grammatical Terminology
Fionnghuala Malone
Symbols in Lord of the Flies
lowri_luxton
Study Schedule- this week (1)
Lavinia Hayde
Religious Studies Key Concepts
Keera
AS Psychology Unit 1 - Memory
Asterisked
Biology Unit 4: Respiration and Photosynthesis
Charlotte Lloyd
Development of Cold War Tensions
c7jeremy
Learn My Language: Korean-English
kang.s.724
Dr Jekyll and Mr Hyde THEMES
deanakentish
Salem does not remember
Salma Moustafa