Traumatologia Forense

Description

Perguntas diversas de traumatologia Forense
Coach Ellen Japa Infinitamente Cursos
Flashcards by Coach Ellen Japa Infinitamente Cursos, updated more than 1 year ago
Coach Ellen Japa Infinitamente Cursos
Created by Coach Ellen Japa Infinitamente Cursos almost 3 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Defina Equimose É uma lesão onde os vasos superficiais rompem-se, mas ainda se preserva a integridade e a elasticidade da pele, causando extravasamento de sangue internamente. É a mancha roxa.
Defina Rubefação Congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em min ou horas.Ex: Palmadas, tapas, beliscões, cinto, sandália etc.
Defina Escoriação Lesão, onde há arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Trata-se de uma lesão quase como resultado a ação tangencial dos meios contundes. Ex: Quedas, arrastamentos etc.
O que é Espectro Equimótico de Legrand du Saulle? é a mudança da coloração da equimose, com o passar do tempo. Esse fenômeno só ocorre nos vivos devido a decomposição do sangue.
Qual a sequência do Espectro Equimótico? cor avermelhada (um a dois dias), cor azulada (três a cinco dias), cor violácea(seis a oito dias), cor esverdeada (nove a 12 dias), cor amarelada ( 13 a 20 dias, e após esse prazo, volta a coloração normal.
O que são Petéquias? São equimoses puntiformes, como cabeças de alfinete, frequentes nas mortes rápidas, asfixias e coqueluches.
O que é bossa? É a lesão, onde há extravasamento de sangue ou linfa em tecidos sobre um plano ósseo e acompanha de uma saliência pronunciada na superfície da pele. É o conhecido galo.
O que é hematoma? é o acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, que pode acontecer em qualquer lugar do corpo e surge, geralmente, em decorrência de algum trauma ou lesão.
Qual a diferença entre equimose e hematoma? Na equimose, o sangue se infiltra nas malhas do tecido subcutâneo; no hematoma, o sangue se coleciona (aglomera) em determinado ponto, formando verdadeiras bolsas. No entanto, ambos podem ocorrer simultaneamente.
Defina uma ferida contusa? É uma ferida, onde o agente agressor promove a perda da integralidade da pele ou vence a sua elasticidade. A integridade tecidual da pele passa a não ser suficiente para mantê-la e a pele é rompida. As feridas contusas são lesões abertas. Esta arrebentação atinge a derme (camada abaixo da epiderme ou pele) e possui sangramentos.
Defina Fratura Correspondem a uma solução de continuidade dos ossos. Podem ser diretas ou indiretas, fechadas ou abertas, cominutivas (ou fragmentadas) etc. É direta quando o trauma atinge o local fraturado, e indireta em caso contrário. A fratura fechada não se comunica com o exterior do corpo e a aberta é aquela em que a ferida que permite ver o foco da ferida ( ferida contusa ou cortocontusa).
Defina Luxação É a perda definitiva (mas não irreversível) de contato entre as superfícies articulares, e segue-se, via de regra, de rotura de ligamentos.
Defina Rotura Visceral Traumatismo, onde ocorre ruptura visceral dos órgãos internos.
Defina Esmagamento Umas das Lesões por ação contundente mais grave , resultando da forte pressão sobre o corpo, apenas uma massa amorfa.
O que é Blast Injury? é um conjunto de manifestações violentas e produzida pela expansão gasosa de uma explosão potente, acompanhada de uma onda de pressão ou de choque que se desloca brusca e rapidamente numa velocidade mt grande a pouca distância da vítima. Força tem que ser de no mínimo 3 libras por pelaga ao quadrado para produzir lesões no homem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Medicina Legal, aula 07
Fabio Lima
Medicina Legal
Agnus Delta
1iob-MEDICINA LEGAL INTRODUÇÃO
marbiocarvalho
Traumatologia Forense
Marina Soares
Traumatologia
Sayuri Nitta
PERÍCIAS CONTRADITÓRIAS - JUIZ
Nelson Virgilio Carvalho Filho
Medicina Legal - Perícia
Arnaldo Neto
Medicina Legal - Morte, armas e lesões
Yohanna Carneiro
4iob-DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA
marbiocarvalho
6iob-OLIGOFRENIA - ASPECTOS CLÍNICOS
marbiocarvalho
7iob-ESQUIZOFRENIA
marbiocarvalho