Habilidades preditoras da leitura e escrita

Description

1º ano Albafetização Flashcards on Habilidades preditoras da leitura e escrita, created by Gabriela Rosa on 02/06/2021.
Gabriela Rosa
Flashcards by Gabriela Rosa, updated more than 1 year ago
Gabriela Rosa
Created by Gabriela Rosa almost 3 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
Habilidades preditoras para leitura e escrita "Estudos internacionais sugerem que é possível prevenir distúrbios de leitura e escrita por meio do desenvolvimento precoce das habilidades pré-requisito para a alfabetização (BORSTROM; ELBRO, 1997; LUNDBERG; FROST; PETERSEN, 1988)."
1- princípio do sistema acadêmico (Scliar-Cabral (2015) " Para a autora, a criança/leitor principiante precisa aprender a analisar desde os traços que constituem as letras, a direção desses traços (vertical-horizontal) e a diferença entre esquerda e direita."
Exemplos de atividades: "riscar as letras com o dedo na areia, desenhar no ar os traços para a criança descobrir a letra, reproduzir o traçado das letras com massa de modelar, ou, com os olhos vendados, descobrir as letras apenas pelo tato" além de leituras acompanhadas
2- consciência fonológica “analisar conscientemente a fala, desmembrando a cadeia em palavras, essas em sílabas e, o que é mais difícil, separar as consoantes das vogais” (SCLIAR-CABRAL, 2013, p.14)
"Peter Bryant y Usha Goswami (1987, p.439), a “descoberta da existência de uma relação forte entre a consciência fonológica da criança e seus progressos na aprendizagem da leitura é um dos maiores êxitos da psicologia contemporânea” "A consciência fonológica pode ser definida como a “capacidade de identificar e discriminar sons linguísticos distintivos”(OLIVEIRA, 2007, p. 95)"
Exemplos de atividades: separação de sílabas, rimas, aliteração
3- decodificação Para Siqueira (2006, p.33), a decodificação é a “etapa mais básica da aprendizagem da leitura”. É o reconhecimento do grafema-fonema.
"Hulme (1981), Hulme e Bradley (1984), Hulme, Monk e Ives (1987) desenvolveram estudos que mostrama importância de escrever as letras para a aquisição das relações entre fonemas e grafemas." Em seus estudos, as crianças que copiavam e escreviam as letras, tiveram um aprendizado mais favorável na conexão grafema - fonema.
Exemplos de atividades: associação de palavras e imagens, brincadeiras de soletrar, jogo com letras e sons.
4- metalinguagem Para Cunha e Capellini (2011) "A habilidade metalinguística refere-se à capacidade de pensar a própria língua; que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica."
Exemplos de atividades: atividades que analisam o porquê dos sons, como as palavras formam, jogos de misturas de palavras que formam outras.
5- coordenação motora “a atividade motora promove a memória, força o aluno a prestar a atenção e manter na memória a imagem da palavra de forma mais diferenciada” (ARAÚJO, 2011, p.98)
"Ao escrever, a criança mobiliza o processamento visual-espacial, na medida em que identifica a letra a ser escrita e visualiza a sua forma [..] [...]por isso no processo de alfabetização deve-se dar atenção à escrita tanto quanto se dá à leitura e vice-versa, pois existe uma relação de dependência entre ambas as habilidades."
Exemplos de atividades: colorir, pintar com pincéis, pintar com os dedos, desenhos e desenho das letras.
Referências: ARAÚJO, A. P. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva / Aloísio Pessoa de Araújo, coordenador. – Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011. LANDIM, M. R. M; FLÔRES, O.C. Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola. In: Revista Digital dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS, Feira de Santana, v. 19, n. 3, p. 27-37, 2018. CUNHA, Vera Lúcia Orlandi e CAPELLINI, Simone Aparecida. Habilidades metalinguísticas no processo de alfabetização de escolares com transtornos de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85 [citado 2021-06-02], pp. 85-96 .
Show full summary Hide full summary

Similar

Transtornos Neuro Cognitivos : O que são e como identifica-los?
Tiago Castro Fogaça
História da Psicomotricidade
Douglas Costa
Pedagogia
Thaís Ludovig
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Eliane Costa Kretzer
Foco Triplo
Fabiana Juraszek
FISIOLOGIA DO CÓRTEX
Josy Santos
Operações concretas (7-11 anos)
Josy Santos
importância do grupo no atendimento psicopedagógico
nubia novikov
Letramento e alfabetização as muitas facetas
ANDREIA SANTOS
Avaliação psicopedagógica
Kelma Peres
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Eliane Costa Kretzer