Benefícios

Description

Estudo para N2
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano over 1 year ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Como eram os benefícios anteriormente? Iguais para todos os cargos
Como são os benefícios hoje? Atualmente com as novas tendências, existem planos de benefícios personalizados, diferentes para cada nível e devem ser pensados estrategicamente para atrair, motivar e manter talentos para reduzir encargos.
Como devem ser usados estratégicamente? Atrair, reter e motivar talentos Reduzir custos com encargos
Quais são as possíveis origens dos benefícios? Exigência dos empregados Exigência dos sindicatos Legislação Competitividade do mercado Altos impostos para empresa e empregados: ambos buscam meios de reduzir suas obrigações tributárias Elevado índice de encargos trabalhistas: empresas buscam alternativas de remuneração
OS PLANOS DE SERVIÇOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS PODEM SE CLASSIFICAR DE ACORDO COM SUA: Exigência Natureza Seus objetivos
QUAIS AS DUAS FORMAS DE EXIGÊNCIA? BENEFÍCIOS LEGAIS: exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária, convenção coletiva: 13o salário, férias, aposentadoria, seguro acidente do trabalho, auxílio doença, salário família, horas extras, adicional noturno. BENEFÍCIOS ESPONTÃNEOS: gratificações, seguro de vida em grupo, refeição, transporte, empréstimo, assistência médica, previdência privada.
QUAIS AS DUAS FORMAS DE NATUREZA? BENEFÍCIOS MONETÁRIAS: 13o salário, férias, aposentadoria, empréstimos. BENEFÍCIOS NÃO MOMETÁRIAS: refeição, assistência médica, grêmio, seguro de vida.
QUAIS AS TRÊS FORMAS DE OBJETIVOS? PLANOS ASSISTÊNCIAIS: visam prover o empregado e família de certas condições de segurança e previdência em certos casos de imprevistos e emergências: assist. médica, odontológica, empréstimos, previdência privada, seguro de vida. PLANOS RECREATIVOS: grêmio ou clube, áreas de Lazer, passeios (caminhadas). PLANOS SUPLETIVOS: visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar a qualidade de vida: transporte, restaurante, estacionamento, horários flexíveis, agência bancária.
Explique o princípio do retorno do investimento. Todo investimento deve garantir um retorno para a empresa. “Todo benefício deve trazer contribuição para a organização, de maneira a ser igual a seus custos ou, pleno menos, no sentido de compensá-los ou reduzi-los, trazendo algum retorno”.
Explique o princípio da mutua responsabilidade. Alguns benefícios podem ser melhor utilizados quando seu custo é dividido entre a empresa e o funcionário, assim algo melhor pode ser oferecido. Coisas de fácil oferta tornam-se isentas de interesse: o que uma empresa oferece gratuitamente aos empregados pode parecer aos olhos destes como algo legalmente obrigatório ou serviço de qualidade inferior”
Quais são os critérios principais para o planejamento de um plano de benefícios? - Retorno do investimento (todo benefício deve trazer contribuição à organização), - Mútua responsabilidade (empregados e empresa dividem a responsabilidade de garantir os benefícios), - Satisfazer alguma necessidade, - Atender ao maior número de pessoas possível, - Evitar paternalismo (em que o empregador se apresenta com o responsável pelos empregados como um pai, - Custos calculáveis e geridos.
Como podem funcionar os benefícios flexíveis? torná-los flexíveis é uma forma de atender mais diretamente as necessidades dos colaboradores, pode se oferecer um pacote básico e depois oferecer formas de personaliza-los: Menu de benefícios extras disponíveis ou Cada funcionário possui uma verba mensal (em torno de R$250,00 a R$500,00) sendo que pode ser ou não acumulativo.
Vantagens dos benefícios para a empresa - Eleva o moral dos funcionários; - Reduz a rotatividade e o absenteísmo; - Aumenta o bem estar do funcionário; - Facilita o recrutamento e a retenção do empregado; - Aumenta a produtividade e diminui o custo unitário de trabalho; - Demonstra as diretrizes e os propósitos da empresa para com os empregados; - Reduz distúrbios e queixas; - Promove relações públicas com a comunidade.
Vantagens dos benefícios para os empregados - Oferece conveniências não avaliáveis em dinheiro; - Oferece assistência disponível na solução de problemas pessoais; - Aumenta a satisfação no trabalho; - Contribui para o desenvolvimento pessoal e bem estar individual; - Oferece meios de melhor relacionamento social entre os empregados; - Reduz sentimentos de insegurança; - Oferece oportunidades adicionais de assegurar status social; - Reduz as causas de insatisfação.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
Esquemas
Ximena Barrera
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Tejidos básicos
Andrea Celedón
ACTIVIDAD INTEGRADORA 5 modulo 16
David Trejo
cuestionario plan lector ¿Quien se ha llevado mi queso?
angelica castellon
Arquitectura Inca
Diana Asmal
SIMULADOR PROMOCIÓN HORIZONTAL 2021 (Parte 01)
Elviess Valdes