Neurociência e aprendizagem

Description

Assunto sobre como o cérebro funciona
taty alves
Flashcards by taty alves, updated more than 1 year ago
taty alves
Created by taty alves almost 3 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Como são feitos os processos mentais? Todos os processos mentais são feitos por meio das conexões neurais nos circuitos nervosos, formados por dezenas de bilhões de neurônios.
Quais partes constituem os neurônios e qual a função de cada parte? Os neurônios são constituídos por dendritos (responsáveis por captar informações de outras células) e axônio (responsável por enviar essas informações para outras células)
O que são as sinapses? São os locais onde ocorrem a passagem da informação entre as células, assim que a comunicação é feita se libera um neurotransmissor que se trata de uma substância química.
Quais os efeitos que os neurotransmissores podem causar na membrana da outra célula? Podem excitar e logo disparar mais impulsos nervosos, ou inibir, logo dificultando o início de novos impulsos nervosos.
Qual a substância que cobre alguns axônios e o que ela causa? Os axônios envolvidos por mielina podem acelerar a informação em até 100 x.
Qual a cor da substância que constitue o córtex cerebral e o que ocorre nessa área? A área composta por substância cinzenta no córtex cerebral, é onde ocorre circuitos complexos encarregados das funções nervosas superiores, capacidades como: a linguagem, a memória, o planejamento de ações, o raciocínio crítico, entre outras.
O que aconteceu no processo de evolução do encéfalo da espécie humana e quais as consequências disso? Aconteceu a encefalização, sendo o aumento do encéfalo na espécie humana maior que nos outros animais o que ocasionou no o acúmulo de neurônios e assim a formação de circuitos cada vez mais complexos, logo novas habilidades e capacidades de interação com o meio foram se desenvolvendo.
Qual a responsabilidade do córtex cerebral e em quantas e quais regiões ele se divide? O córtex cerebral é o responsável pelo processamento da informação que foi captada pelos órgãos dos sentidos. Se divide em 4 lobos/regiões, sendo: frontal, parietal, temporal e occipital.
Qual a contribuição da medula espinhal para a consciência e processamento neuronal? A médula espinhal faz a ligação entre a estimulação tátil externa e a informação levada por cadeias neuronais até chegar ao córtex cerebral, que fará o processamento e consciência desse estímulo.
Para Luria, em quantas unidades funcionais é dividido o córtex cerebral? A unidade primária que se encarrega da atenção, alerta e vigília dos impulsos; A segunda unidade processa, analisa e armazena as informações sensoriais e terceira unidade programa, regula e verifica a atividade mental.
Qual a porção mais importante do sistema nervoso? O cérebro é o mais importante do sistema nervoso, pois além de atuar na interação do organismo com o meio externo e processar as informação, também coordenar as funções internas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Aprendendo a Aprender
lftm
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Teorias da Aprendizagem
Robson Santos
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
5 Ferramentas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem
GoConqr suporte .