Degradação do Solo

Description

É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas
Arthur Polo Neto
Flashcards by Arthur Polo Neto, updated more than 1 year ago
Arthur Polo Neto
Created by Arthur Polo Neto over 8 years ago
100
1

Resource summary

Question Answer
Degradação do Solo É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas.
Lixiviação é uma espécie de lavagem dos nutrientes do solo. Pode ser provocada pelo desmatamento, chuvas intensas ou uma conjugação destes dois fatores. Este processo deixa as camadas superficiais do solo com baixa quantidade de nutrientes.
Assoreamento de rios com a retirada da vegetação das margens dos rios, os sedimentos são levados e depositados no fundo destes. Quando ocorrem chuvas mais intensas, o rio assoreado tende a gerar inundações.
Esgotamento dos solos ocorre, principalmente, por práticas agrícolas incorretas. O uso excessivo do solo, sem o tratamento adequado e para apenas um tipo de cultura (esgotamento), pode provocar sua infertilidade
Erosão o desmatamento em áreas de encostas (morros, montanhas, etc.) pode gerar o deslizamento de terras e também a retirada das camadas férteis (nutrientes) do solo.
Laterização processo que provoca a formação de uma camada dura de hidróxido de ferro ou alumínio na superfície do solo. É causada, principalmente, pela decomposição de rochas. O desmatamento pode acelerar este processo, que inviabiliza a prática da agricultura.
Voçorocas ocorre geralmente em regiões com presença de fortes chuvas. O solo, sem a proteção vegetal, vai sofrendo a formação de grandes e extensos sulcos (fendas), provocados pelas chuvas intensas.
Salinização ocorre em áreas muito quentes, pois a intensa evaporação da água vai deixando sobre a camada superficial do solo uma dura camada de sais.
Consequências A degradação do solo pode deixá-lo infértil ou com baixas concentrações de nutrientes, dificultando ou inviabilizando a prática da agricultura. Aceleração do processo de desertificação em determinadas áreas. Desfiguração de paisagens naturais Bloqueio de estradas e rodovias, provocados pelo deslizamento de encostas. Este problema também pode ocorrer em áreas com presença de habitações, provocando o soterramento das mesmas e morte de pessoas.
Principais técnicas para conservação do solo: Terraceamento é uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra, elevados conhecimentos técnicos e aceitam pouca mecanização, por causa da dificuldade na utilização de máquinas em ambientes mais íngremes. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão.
Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo. Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento. Pousio (ou pousio entre outro milhões de espec.), em agricultura, é nome que se dá ao descanso ou repouso proporcionado às terras cultiváveis.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo