Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?

Ricardo Olimpio
Flashcards by Ricardo Olimpio , updated more than 1 year ago
Ricardo Olimpio
Created by Ricardo Olimpio over 4 years ago
419
15

Description

Procurei através desses flash cards, mostrar um pouco dos principais autores que estão classificados como Teóricos da Comunicação. Espero ter ajudado.

Resource summary

Question Answer
Quem foi Harold Lasswell? Cientista político americano. Contrapondo a Teoria Hipodérmica, iniciou a "análise de conteúdo". Afirmando que toda mensagem produz em cada indivíduo sensações diferentes. Com as perguntas: Quem? Emissor (Estudo de Produção) Diz o que? Mensagem (Análise de Conteúdo) Em qual canal? Mensagem (Estudo de Mídia) Para quem? Receptor (Audiência) Com quais efeitos? Receptor (Estudos de Efeitos)
Quem foi Noam Chomsky? Filósofo e linguista americano, seus trabalhos, combinam uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva. Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, também conhecido por posições políticas de esquerda e crítica da política externa dos Estados Unidos.
Quem foi Paul F. Lazarsfeld ? Austríaco, doutor em matemática. Foi um dos fundadores da análise norte-americana sobre os meios e seus efeitos na formação da opinião pública. Ele veio p/ a sociologia por sua especialização em matemática e métodos quantitativos. Talvez ele tenha feito o 1º estudo científico dos ouvintes de rádio.
Quem foi Walter Lippmann? Jornalista americano, recebeu duas vezes o Prêmio Pulitzer por sua coluna Today and Tomorrow. Sua principal obra é Public Opinion, onde destaca o papel da imprensa no enquadramento da atenção dos leitores em direção a temas por ela impostos como "de maior interesse coletivo”.
Quem foi Maxwell McCombs? Jornalista americano, reconhecido por suas pesquisas sobre o papel da agenda de comunicação de massa, a influência dos meios de comunicação sobre o foco da atenção pública. Desde o estudo inicial Capela Monte com seu colega Donald Shaw cunhou o termo agenda-setting, mais de 400 estudos de definição foram realizados em todo o mundo.
Quem foi Donald Shaw? Jornalista americano, professor da Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Carolina do Norte, juntamente com Max McCombs desenvolveu a Teoria Agenda - Setting. Agenda -setting, diz respeito à influência que o conteúdo da mídia exerce sobre as preocupações dos receptores, sobre os seus argumentos de discussão sobre a gestão dos seus interesses...
Quem foi Wilbur Schramm? Americano, mestre em literatura, pós-doutorado em psicologia. Cria na Universidade de Iowa o Doutorado em Comunicação. Acredita que a Evolução nas comunicações é provocada pela evolução econômica, social e política.
Quem foi Merton? Americano de origem ucraniana, sociólogo. Juntamente com Lazarfeld identificou três funções da Mídia: 1 - Conferir e garantir status. 2 - Reforço das normas sociais. 3 - Disfunção narcotizante.
Quem foi Gerbner? Jornalista, Nascido na Hungria. Vê os módulos de Comunicação através do seguinte processo: Alguém percebe um evento, reage através dos meios disponíveis, criando um produto, dentro de um contexto, conduzindo a uma consequência.
Quem foi Carl Grunberg? Sociólogo marxista, romeno. Fundou o Instituto para Pesquisa Social, com o objetivo de estuar o movimento operário alemão. O Instituto mais tarde veio a ser conhecido também como escola de Frankfurt.
Quem foi Max Horkheimer? De origem judeu, substituiu Carl Grunberg na Escola De Frankfurt, muda a linha de pesquisa para Modernidade e Problemas Sociais. Principais obras: Materialismo e Moral - 1933, fala da necessidade de reunificar ética e política, sentimentos morais e transformação social. Teoria Tradicional e Teoria Crítica - 1937, mostra a indivisão entre a teoria conceitual e práxis social. A teoria Crítica reunifica razão pensamento dualista que separa sujeito e objeto de conhecimento. Eclipse da Razão - 1947[1] Diagnóstico da forma de pensar ocidental e suas limitações em face da barbárie da 1º guerra. Aqui aparece de forma filosófica pela primeira vez, a crítica da razão instrumental que o tornou um filósofo conhecido. Teoria Crítica Ontem e Hoje - 1970 Apresenta as características de sua Teoria Crítica: filosofia e religião, teologia e revolução devem ser coadjuvantes.
Quem foi Adorno? Alemão de origem judaica, filósofo e sociólogo. Integrante a Escola de Frankfurt. Uma de suas mais importantes obras, a Dialética do Esclarecimento, escrita em colaboração com Max Horkheimer, é uma crítica da razão instrumental, uma crítica, fundada em uma interpretação negativa do Iluminismo, de uma civilização técnica e da lógica cultural do sistema capitalista (que Adorno chama de "indústria cultural"). Uma crítica à sociedade de mercado que não persegue outro fim que não o do progresso técnico.
Quem foi Walter Bejamim? Judeu Alemão, filósofo, crítico literário e sociólogo. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica. Devido sua tese sobre a Origem do Drama Barroco ter sido recusada, encerra sua vida acadêmica, mas continua produzindo seus ensaios, tais como: A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica: análise das causas e consequências da destruição da "aura" que envolve as obras de arte, enquanto objetos individualizados e únicos. Com o progresso das técnicas de reprodução.
Quem foi Habermas? Foi filósofo e sociólogo alemão. Assistente de Adorno. Suas investigações ultrapassam as fronteiras alemãs com as discussões sobre a Esfera Pública. Advoga na obra Mudanças Estruturais da Esfera Pública, que a opinião pública burguesa é influenciada pela mídia, porém fundamental p/ a participação crítica dos cidadãos nas democracias. Desenvolve, após esta reflexão, uma análise dos limites dos sistemas de legitimação do capitalismo avançado, na obra Crise de Legitimação do Capitalismo Tardio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Texto Publicitário
Fernando Danich P.
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
ORIGENS DO PENSAMENTO SOCIAL
Lucas Villar
MARKETING 3.0
Micheli Lima
Ideologia, Alienação, Cultura
e-pn-2007@hotmail.co
MÍDIA: Técnica de propaganda que se baseia no estudo e na observação atenta dos veículos disponível.
Thaynara dos Santos
ALIENAÇÃO, ANOMIA, AUSÊNCIA DE SENTIDO
e-pn-2007@hotmail.co
Sociologia - Origem
Malu Miralha
Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.