Tópicos de NR10

Description

Resumo das Aulas de NR10
Elizabeth Carvalho
Flashcards by Elizabeth Carvalho, updated more than 1 year ago
Elizabeth Carvalho
Created by Elizabeth Carvalho over 8 years ago
43
0

Resource summary

Question Answer
NR's Normas Regulamentadoras criadas pelo MTE e que não cumpridas geram o pagamento de multas.
NBR's Normas Técnicas Brasileiras criadas pela ABNT. São recomendações para padronização de processos.
CBO Código Brasileiro Ocupacional
Diferença de Risco e Perigo Risco: probabilidade de possível lesão Perigo: fonte de risco
Padronização Técnica Especificações técnicas que auxiliam a maximizar a compatibilidade, segurança e qualidade de um processo.
Características da Eletricidade Invisível e procura sempre o caminho de menor resistência.
Efeitos da Eletricidade no Corpo Humano Danifica tecidos, paralisia muscular, coagulo nos vasos, parada respiratório, fibrilação e queimaduras.
Limiar de Sensação Aquecimento: 5 mA CC Formigamento: 1 mA CA Limiar de Não Largar: Homem = 9 a 23 mA Mulher = 6 a 14 mA
Definição de Choque Elétrico Passagem de corrente elétrica em humano/animal com risco de morte.
Definindo a Gravidade do Choque Elétrico Tensão nominal, tipo da corrente, frequência, duração, trajeto da corrente no corpo humano.
Consequências do Acidente Elétrico Choque elétrico, incêndios e queimaduras.
Risco de Contato Direto Contato direto com parte do circuito ou por indução.
Risco de Contato Indireto Contato acidental com partes metálicas que não fazem parte do circuito elétrico.
Definição de Arco Elétrico/Voltaico Descarga elétrica através de ar ionizado.
Características do Arco Voltaico Alto poder de destruição, dura uma fração de segundo, gera temperaturas elevadas.
Consequências do Arco Voltaico no Corpo Humano. Queimaduras de 2º e 3º grau, problemas de retina, ferimentos devido a queda / impacto de objeto/metais arremessados, danos físicos devido a pressão da explosão, queimaduras.
Definindo a Gravidade do Arco Voltaico Distância do ponto de falha, energia liberada, vestimenta de proteção.
Medidas de Proteção contra Arco Voltaico Seguir procedimentos de trabalho, EPI adequado, atentar a situações psicológicas.
Diferença entre EPI Tradicional e EPI para Arco Voltaico EPI tradicional serve para atenuar o risco. Já o EPI para A.V. serve para excluir qualquer possibilidade de risco.
Característica para EPI de Arco Voltaico Condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
Definindo o Tipo de Vestimenta Adequada para Arco Voltaico Com cálculo de energia incidente.
ATPV Quantidade máxima de calor que a vestimenta pode suportar garantindo a sobrevivência do usuário em acidente com A.V.
HAF Fator de atenuação do calor
Risco Elétrico em Campo Eletromagnético (CEM) Risco de choque elétrico devido a tensão induzida; Influência em equipamentos de comunicação, medição.
Medidas de Controle para C.E.M. Procedimento de segurança, sistema de aterramento, detector de tensão, não usar objetos de metal, manutenção preventiva para evitar fadiga de material.
Tipos de Acidente Tipico: em função da empresa Trajeto: deslocamento casa/trabalho e trabalho/casa
Profissional Habilitado Possui carteira ou certificado (CNH, diploma, CREA) ou registro profissional emitido por orgão, necessário para liberação/ingresso em uma empresa.
Profissional Qualificado Atividade extra-habilitação que qualifica (melhorando) o perfil profissional em uma ou mais atividade vinculadas a atividade fim.
Profissional Capacitado Liberação (formal) de atuação de acordo com a necessidade da empresa.
Profissional Apto Liberação formal da área médica de acordo com o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - NR7).
Cite Medidas de Controle de Risco Elétrico APR, desenergização, equipotencialização, tensão de segurança, isolamento de partes vivas, barreiras, bloqueio e impedimentos, colocação fora do alcance, aterramento, DR.
Medida de Controle: APR Análise Preliminar de Risco, usada para identificar fonte de risco, medidas de correção, agente de risco
Medida de Controle: Desenergização seccionar o circuito/equipamento do circuito de alimentação.
Medida de Controle: Tensão de Segurança Na impossibilidade de desenergizar, usar a tensão extra baixa 50VCA.
Medida de Controle: Isolamento de Partes Vivas Isolamentos dos condutores.
Medida de Controle: Barreira Cercas metálicas, armários, painéis que impeçam o contato com partes energizadas do circuito.
Medida de Controle: Bloqueios e Impedimentos Condição que garanta a não energização do circuito por pessoas não autorizadas. Ex.: cadeados e plugues de bloqueio.
Medida de Controle: Colocação Fora do Alcance Impede contato acidental com parte vivas. (Zonas de Controle)
Medida de Controle: Aterramento Tem a função de escoar para a terra fugas de corrente.
Tipos de Aterramento Funcional (Fixo): ligação à terra de um dos condutores, no geral, o neutro. De Trabalho (Temporário): usado provisoriamente pra proteger os trabalhadores em atividade de manutenção contra a reenergização do circuito.
Corrente de Fuga Corrente causada devido a indução, falha de isolamento, fadiga de material.
Medida de Controle: Equipotencialização Equiparar as potências em 0v entre as partes metálicas que não fazem parte do circuito.
Medida de Controle: Dispositivo DR Dispositivo que detecta corrente de fuga e age interrompendo o circuito.
Causas da Energia Estática Tipos de materiais, atrito.
Medidas de Proteção contra Energia Estática Aterramento, procedimento de trabalho.
Locais Propícios para Energia Estática Silos (cimento, cerais), postos e distribuição de combustível, indústria com atmosfera inflamável.
EPC Equipamento de proteção coletiva. Ex.: coletes reflexivos, cones de sinalização, sensor, alarme sonoro, fita antiderrapante, corrimão.
EPI Equipamento de Proteção Individual
C.A. em relação ao EPI Certificado de aprovação emitido pelo INMETRO informando que o produto foi testado e aprovado para uso. Todo EPI possui.
Obrigações do Empregador quanto ao EPI Fornecer gratuitamente, dar o treinamento para uso correto, substituir quando necessário, exigir o uso, adquirir o adequado ao risco da atividade.
Obrigações do Empregado quanto ao EPI Usar de forma correta, sinalizar quando ruim, zelar pela guarda e conservação.
EPI para Trabalho com Eletricidade Capacete classe B, cinto paraquedista com talabarte, botas com biqueira de composite, óculos de proteção, luvas de borracha adequadas para tensão nominal.
Cuidados com o EPI É de uso pessoal e intransferível, usar somente para os fins aos quais se destinam, conservar a limpeza/higiene.
Cite Riscos Adicionais Áreas classificadas, umidade, condições atmosféricas, animais peçonhentos, trabalho em altura, espaço confinado, desqualificação profissional e fatores psicológicos.
Risco Adicional: Áreas Classificadas Áreas passíveis de possuir atmosfera explosiva. Dividido em 3 classes: Classe 1: gases e vapores; butano, gasolina Classe 2: poeiras metálicas e carbonáceas e poeira combustível; carvão mineral, celulose, farinha de trigo, vitaminas, ovo em pó. Classe 3: fibras; sisal, madeira
Risco Adicional: Umidade Porque a água conduz eletricidade e caminho para corrente de fuga. (Também se aplica a suor)
Risco Adicional: Condições Atmosféricas Chuva/Vento/Sol forte, alagamentos.
Risco Adicional: Animais Peçonhentos Ratos, cobras, escorpião, abelha, lacraia e aranha em armários, galerias, caixas de passagem, painéis elétricos.
Risco Adicional: Trabalho em Altura Trabalhos realizados em alturas igual ou superiores a 2 metros. Exige EPI específico.
Risco Adicional: Espaço Confinado Trabalhos realizados em lugares não projetados para permanência de uma pessoa. Possui atmosfera de risco devido: oxigênio insuficiente, inflamável ou tóxica. Grande risco de explosão devido a abertura de fagulha. Ex.: tanques, silos, caldeiras.
Procedimentos de Rotina de Trabalho Realizar APR e inspeção de área | Desenergizar o circuito e conferir ausência de tensão | Instalar aterramento temporário e equipotencialização | Usar bloqueios e impedimentos para evitar reenergização | Isolar o local e sinalizar | Executar tarefa (O.S.) com atenção.
Atentar em uma Inspeção de Segurança Falta de proteção de equipamento | Ordem e limpeza | Estado das ferramentas | Iluminação deficiente, piso escorregadio | Estado da instalação elétrica | Estado do equipamento de combate a incêndio | Falhas de operação.
Especificações para Trabalho em Altura - NR35 Equipamento de elevação apropriado (recomendações de uso, ponto de ancoragem, condições) | Mão de obra habilitada/capacitada | EPC (ponto de ancoragem, rede de contenção, guia mestre) e EPI (cinto paraquedista com talabarte, absorvedor de impacto) adequado.
Escolha do EPI para Trabalho em Altura - NR35 Deve ser escolhido de acordo com: altura do funcionário, altura do trabalho, tamanho do absorvedor de impacto quando estendido.
Procedimento de Segurança para Trabalho em Altura - NR35 Inspeção de área + APR, checklist, observação de trabalho simultâneo.
Fator de Queda - NR35 É o fator do ponto de ancoragem. Nível 0: na altura da cabeça Nível 1: na altura do tronco Nível 2: na altura das pernas. (Nível 1 e 2 é obrigatório uso do absorvedor de impacto)
Causa de Quedas - NR35 Perda de equilíbrio, contato acidental com circuito elétrico, profissional não habilitado, mal súbito
Ciclo de Trabalho em Espaço Confinado - NR33 Inspeção de medição de gases + inspeção de área + APR | Ver se precisa escorar | Atentar a ventilação do local | Uso de rádio de comunicação e ferramentas adequadas
Agente de Risco Físico Radiação ionizante, não ionizante, frio, calor, ruído, pressão anormal, umidade.
Agente de Risco Químico Poeira, névoa de produtos e armazenamento.
Agente de Risco Biológico Fungos, bactérias e vírus.
Agente de Risco Acidente Improvisação de ferramentas, quedas, choque.
Agente de Risco Ergonômico Iluminação, postura.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Christmas Carol - Characters
chloeprincess10
GCSE English Literature: Of Mice and Men
Andrea Leyden
Statistics Key Words
Culan O'Meara
B3- Science. Cells, Genes and Enzymes.
MissChurro
An Inspector Calls - Inspector Goole
Rattan Bhorjee
GCSE AQA Chemistry - Unit 3
James Jolliffe
History- Religion and medicine
gemma.bell
FUNCTIONALIST ROLE OF EDUCATION
ashiana121
FV modules 1-4 infinitives- ENTER ENGLISH
Pamela Dentler
Basic Korean Verbs
ASHISH AWALGAONKAR
GCSE AQA Chemistry 2 Salts & Electrolysis
Lilac Potato