Mao Tsé-tung

Description

Cards sobre Mao Tsé-tung
Carolina Foganholo
Flashcards by Carolina Foganholo, updated more than 1 year ago
Carolina Foganholo
Created by Carolina Foganholo over 8 years ago
264
3

Resource summary

Question Answer
Mao Tsé-tung *liderou a Revolução Comunista Chinesa; *implantou o regime socialista na China; *criou a estratégia do“Grande Salto para Frente”; *promoveu a “Revolução Cultural”
Revolução Comunista Chinesa 1949 Mao Tsé-tung assumiu a liderança do PCC em 1935. Em 1949, suas tropas entraram vitoriosas em Pequim, capital da China, fato que ficou conhecido como Revolução Comunista Chinesa. Implanta-se o sistema político econômico Socialista.
Grande Salto para Frente 1958-1960 Mao Tsé-tung criou a estratégia para o rápido desenvolvimento conhecida como “Grande Salto para Frente”, baseada na coletivização do campo e na industrialização de base e o resultado foi desastroso, provocando êxodo rural intenso e a morte de milhões de pessoas devido à fome.
Revolução Cultural 1966 - 1976 Mao Tsé-tung rompeu com o socialismo soviético e promoveu junto aos setores mais radicais do Partido Comunista Chinês a “Revolução Cultural”
Revolução Cultural: propaganda ideológica, controle e perseguição *Guarda Vermelha: formada principalmente por jovens. Perseguia opositores e também funcionava como propaganda ideológica do PCC; *Livro Vermelho: continha citações e ordens de Mao Tsé-tung e seu estudo era obrigatório nas escolas.
Show full summary Hide full summary

Similar

REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
Fundamentos do Pensamento Sociológico
Thalia Veiga
Manifesto Comunista
deboracristine
História da China
Vitor Gomes
Revolução Russa
Daniel Lima
Guerra Fria
Ighor Ferreira
Economia da China
Vitor Gomes
China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES
Karl Marx
Ighor Ferreira
Aspectos humanos da China
Vitor Gomes