Fisiologia Renal

Description

1 fisiologia! Flashcards on Fisiologia Renal, created by Emily Marques on 14/01/2023.
Emily Marques
Flashcards by Emily Marques, updated more than 1 year ago
Emily Marques
Created by Emily Marques about 1 year ago
1
0

Resource summary

Question Answer
FATORES QUE INFLUENCIAM O FILTRATO GLOMERULAR pressão hidrostática dos capilares e no interstício medular, pressão coloidosmótica das proteínas na cápsula de Bowman.
COMPONENTES NA MEMBRANA DE FILTRAÇÃO endotélio, membrana basal e epitélio.
QUANTO É O FILTRATO GLOMERULAR 1,5 l de urina; 180 l no total de substâncias.
O QUE É A PRESSÃO EFETIVA DE FILTRAÇÃO resultante das forças que atuam nos compartimentos que formam a interface capilar glomerular + cápsula de Bowman.
COMO O FÁRMACO FUROSEMIDA ATUA NA DIURESE a furosemida é um med de alça, com eliminação rápida; atua inibindo a produção de cloreto de sódio aumentando a diurese.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE RENINA-ANGIOTENSINA-ALDESTERONA O rim secreta renina que vai para a o sangue, se encontrando com a Angiotensina (o fígado produz), ativado liberando Angiotensina I, segue para os capilares sanguíneos onde o pulmão produz uma enzima chamada ECA, libera Angiotensina II (hormônio) que induz a zona glomerulosa a produzir aldosterona, segue para o rim e aumenta a absorção de Na+ e secreção de K+.
VALOR DA PRESSÃO HIDROSTÁTICA GLOMERULAR força que favorece a filtração. Nos capilares sistêmicos, a pressão hidrostática cai ao longo do comprimento do capilar; já nos capilares glomerulares, permanece constante por toda sua extensão.
POR QUE A INSUFICIÊNCIA RENAL CAUSA ANEMIA pois os rins não conseguem fabricar o Hormônio da Eritropoetina (ePo) em níveis suficientes, isso faz com que a quantidade de células vermelhas se reduza e a anemia se desenvolva.
COMO ATUAM OS DIURÉTICOS DE ALÇA Cotransporte de Na+-K+-2Cl-. Pela reabsorção de NaCl sem água, diluição do líquido tubular, efeito unitário da multiplicação por contracorrente reabsorção de Ca2+ e Mg2+ movido pelo potencial positivo no lúmen.
DESCREVA O MECANISMO ATIVADO EM RESPOSTA DA OSMOLARIDADE PLASMÁTICA, QUEDA DE PRESSÃO ARTERIAL E DIMINUIÇÃO DO PLASMA. O mecanismo ativado é o ADH. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise. A osmolaridade do sangue aumenta quando nos alimentamos de alimentos muito salgados ou perdemos água pelo suor, por ex.
PQ A GLICOSE APARECE NA URINA DOS DIABÉTICOS? Em concentrações plasmáticas de glicose superiores a 350 mg/dℓ, os carreadores estão saturados. Por conseguinte, aumentos da concentração plasmática acima de 350 mg/dℓ não resultam em uma taxa aumentada de reabsorção. Logo, à medida que a concentração plasmática aumenta, a glicose filtrada adicionalmente não pode ser reabsorvida, e é excretada na urina. Pois ocorre um defeito nas células tubulares dos rins, que reabsorve a glicose.
Show full summary Hide full summary

Similar

Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
Flashcard Clinica Médica
marcelargondim
Imunizações na Pediatria
tarsila