RECURSOS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Description

Revisão sobre os conteúdos estudados recentemente e que serão aplicados em nossa AO do 3° bimestre. Espero que esse recurso te ajude! Bons estudos! Prof. Raphael
Raphael Campagnaro Baptista de Sousa
Flashcards by Raphael Campagnaro Baptista de Sousa, updated 9 months ago
Raphael Campagnaro Baptista de Sousa
Created by Raphael Campagnaro Baptista de Sousa 9 months ago
493
0

Resource summary

Question Answer
O que são recursos, dentro da Ecologia? Na Ecologia, recursos são qualquer fator, substância consumida ou utilizada por um ser vivo. Os recursos possuem tanto o poder de aumentar, quanto o de diminuir (fator limitante) uma população e a busca por recursos é responsável pelos diversos tipos de relações entre os seres vivos.
Quais são os recursos mais competidos pelas plantas? Espaço livre para recebimento de radiação solar (luminosidade), água e sais minerais.
Quais são os recursos mais competidos pelos animais? Alimento, água, abrigo e parceiros/as para reprodução.
É um dos poucos recursos não disputados pelos seres vivos na natureza. Se trata de um gás aproveitado na fotossíntese e descartado na respiração aeróbica. Quem sou eu? O gás carbônico.
O que são relações desarmônicas? As interações que geram prejuízos para, pelo menos, uma das partes envolvidas são chamadas de relações desarmônicas.
O que são relações harmônicas? As interações que geram benefício para, pelo menos, uma das partes envolvidas, sem causar prejuízo para a outra, são chamadas de relações harmônicas.
O que são relações ecológicas intraespecíficas? Relações de natureza harmônica ou desarmônica que ocorrem entre dois ou mais indivíduos da MESMA ESPÉCIE.
O que são relações ecológicas interespecíficas? Relações de natureza harmônica ou desarmônica que ocorrem entre dois ou mais indivíduos de ESPÉCIES DIFERENTES.
Defina competição. A competição ocorre quando dois indivíduos (da mesma espécie ou espécies diferentes) usam ou defendem os mesmos recursos e estes são insuficientes para suprir as necessidades dos dois.
Defina predação. Predação é o consumo de um organismo (a presa) por outro organismo (o predador), em que a presa viva é atacada por um predador, levando-a à morte.
Defina canibalismo. Quando a predação é intraespecífica, ela passa a se chamar canibalismo.
Defina mimetismo. Mimetismo é a presença de certas características em indivíduos de uma espécie que os faz parecer com outros seres vivos que são tóxicos ou não palatáveis, diminuindo as chances de serem predados.
Defina camuflagem. A camuflagem ocorre quando algum animal tem formas e cores parecidas com as do meio em que normalmente se encontra, sendo, então, pouco visível e, portanto, pouco predado.
Defina parasitismo. Um parasitismo ocorre quando um parasita obtém seus nutrientes de um ou de poucos organismos, normalmente prejudicando-os, mas sem levá-los à morte imediata. Nessa relação, a associação do parasita com seu hospedeiro é muito íntima, e o parasito depende do hospedeiro para a sua sobrevivência. Um parasita bem adaptado causa pouco dano ao seu hospedeiro, evitando a morte deste e, consequentemente, a sua própria morte.
Defina amensalismo. Nesse tipo de interação, uma espécie prejudica a outra, mas isso não gera nenhum efeito, positivo ou negativo, sobre a primeira espécie.
Defina sociedade. A sociedade é uma relação ecológica entre organismos da mesma espécie em que há benefícios para os indivíduos envolvidos e, portanto, é harmônica. Na sociedade, os indivíduos vivem juntos e estão organizados de modo cooperativo, com a divisão do trabalho entre eles.
Defina colônia. A colônia é uma relação ecológica intraespecífica harmônica que se difere da sociedade apenas no fato dos envolvidos apresentarem vínculo anatômico (um organismo “grudado” ao outro).
Defina comensalismo. No comensalismo, uma espécie é beneficiada pela interação e a outra não é afetada.
Diferencie protocooperação de mutualismo. Essas são interações em que ambos os participantes são beneficiados. Na protocooperação, as espécies sobrevivem melhor juntas e se beneficiam dessa relação, mas podem viver separadas uma da outra, sendo, portanto, uma interação facultativa (não obrigatória). No entanto, em alguns casos, essa relação é tão íntima e importante para as duas partes envolvidas que ela se torna obrigatória, não sendo possível a sobrevivência das espécies separadamente. Nesse caso, a relação é chamada de mutualismo.
Defina inquilinismo. O inquilinismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica onde um ser vivo é beneficiado ao se hospedar em outro. Todavia, o “anfitrião” em nada é prejudicado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Medicina
Gabriel Lombarde
VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Aline Correia
MHC (HLA)
amanda portella
Reino Protoctistas
Inês Frison
Reino Vegetal
Estou Estudando
Sistema Circulatório
Gamerboy 777
Peixes
LARA COHIM
Citoesqueleto
julia.oliveira93
Substâncias e Misturas
Emanuelle Oliveira
Floração e Clima
Eduarda Neves Reich