Direito Penal - Parte Geral_1

Description

Flashcards com respostas embasadas no livro do Professor Cléber Masson - Direito Penal Esquematizado - Parte Geral - Vol. 1 (com complementação de aulas dos Professores Panoeiro, Ana Paula Vieira de Carvalho e José Procópio).
Kelly Cristina
Flashcards by Kelly Cristina, updated more than 1 year ago More Less
Mafalda de Quino
Created by Mafalda de Quino over 8 years ago
Adonias Junior
Copied by Adonias Junior over 8 years ago
Adonias Junior
Copied by Adonias Junior over 8 years ago
Kelly Cristina
Copied by Kelly Cristina over 8 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Qual é o instrumento adequado para o exercício da jurisdição? O processo. Obs.: Devendo-se respeitar o devido processo legal (nulla poena sine judicio, art. 5º, LIV).
Quais são as características do Direito Penal? O Direito Penal é uma: 1) Ciência 2) Cultural 3) Normativa 4) Valorativa 5) Finalista 6) Fragmentária 7) Constitutiva 8) Sancionatória
Qual é o conceito do Direito Penal? Conceitua-se como um conjunto de normas jurídicas (princípios e regras) que visam a combater o crime e a contravenção penal, mediante a aplicação de sanções penais, observado o devido processo legal.
Em qual ramo do Direito o Direito Penal se localiza? No ramo do Direito Público (divisão meramente acadêmica). E assim o é por conter normas indisponíveis e obrigatoriamente impostas à toda a sociedade.
Qual é o titular do Direito de Punir? O Estado é o titular EXCLUSIVO do direito de punir.
Qual é a nomenclatura mais adequada: Direito Penal ou Direito Criminal? Ambas são aceitáveis, embora o Brasil adote "Direito Penal", pois o Decreto-Lei 2.848 que instituiu o Código Penal até hoje vigente e recepcionado como lei ordinária, fala em "Direito Penal", bem como a atual Constituição Federal de 1988, no seu art. 22, inciso I que também adota a mesma expressão.
Quais são as duas etapas da atividade de criminalização? Por quê? Criminalização Primária e Criminalização Secundária. A primeira, consiste no sancionamento de leis primárias materiais que visam a incriminação de fatos e punição dos agentes. A segunda, trata-se da punição efetiva de pessoas concretas.
A respeito da criminalização secundária, quais são suas características? Segundo Zaffaroni, possui duas características: A primeira, é a SELETIVIDADE. E, a segunda, VULNERABILIDADE. O poder punitivo possui uma forte tendência a ser exercido sobre pessoas previamente escolhidas em virtude de suas condições sociais: moradores de rua, prostitutas, usuários de drogas etc. Relaciona-se com a Escola Labeling Approach (ou Teoria do Etiquetamento - vertente criminológica).
As características da criminalização secundária guardam relação com qual movimento criminológico? Explique. É um fenômeno atrelado à Teoria da Rotulação ou do Etiquetamento (Escola do Labeling Approach). Aqueles que integram a população criminosa são estigmatizados (rotulados ou etiquetados) como sujeitos contra quem, normalmente, se dirige o poder punitivo estatal.
Em que consiste o Labeling Approach? Também conhecido como "teoria do etiquetamento". É uma teoria criminológica, sendo uma das teorias deslegitimadoras da pena. Segundo ela, o crime não existe em si, sendo apenas uma qualificação atribuída a uma conduta num processo de ajuste social. Segundo Panoeiro, a teoria predetermina as pessoas que serão alvos do sistema penal, criminalizando suas condutas.
Quem foi o propositor da Teoria do Etiquetamento? Becker, em 1960.
Houve alguma influência, no direito brasileiro, da Teoria do Etiquetamento? A teoria influenciou o sistema de progressão da pena da LEP e o modelo de prisão total para tentar aproximar o encarcerado com o meio social. Há quem diga (Nilo Batista) que a mendicância e a vadiagem da LCP é um exemplo de etiquetamento (label).
Quais são os requisitos genéricos do fato punível? 1) Conduta 2) Tipicidade 3) Antijuridicidade 4) Culpabilidade 5) Punibilidade
Quais são os parâmetros de legitimidade das leis penais que delimitam o âmbito de sua aplicação? Princípios e regras constitucionais.
O que seria a Teoria Constitucionalista do Delito? Consiste na definição de condutas criminosas válidas SOMENTE quando albergam valores CONSTITUCIONALMENTE consagrados.
A diferença entre o Direito Penal e o Direito Civil é de grau ou de essência? Trata-se de uma diferença apenas de grau, quer dizer, se o ato ilícito merecer maior reprimenda (por violar interesses indispensáveis ao indivíduo ou à sociedade), será cabível a atuação do Direito Penal. Se a infração possuir menor gravidade, reserva-se ao Direito Civil a reparação do dano.
É possível que um mesmo fato enseje a atuação do Direito Penal e do Direito Civil? Exemplifique. Sim, é o caso do crime de dano (art. 163, CP), que pode ensejar tanto uma sanção penal, como também uma reprimenda civil (art. 186, CC).
retroatividade Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
abolitio criminis ninguém pode ser punido sem lei anterior que o defina.
irretroatividade Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.
NOVATIO LEGIS IN PEJUS A LEI NOVA É MAIS GRAVE,MAIS SEVERA QUE A ANTERIOR
NOVATIO LEGIS IN MELLIUS A LEI NOVA É FAVORÁVEL, MAIS BENÉFICA,QUE A ANTERIOR
ULTRATIVIDADE DA LEI Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
tempo do crime Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
territorialidade A LEI PENAL APLICÁVEL É A DO ESTADO ONDE O DELITO FOI PRATICADO.
NACIONALIDADE A LEI APLICÁVEL É ADE NACIONALIDADE DO DELINQUENTE. ATIVA:APLICA-SE NO PAÍS DE NACIONALIDADE DO DELINQUENTE PASSIVA:SÓ QUANDO A AGENTE E O BEM JURÍDICO SÃO DA MESMA NACIONALIDADE.
(INTERNACIONAL) DEFESA LEVA EM CONTA A NACIONALIDADE DO BENS JURÍDICO LESADO.
LUGAR DO CRIME:DA ATIVIDADE LUGAR DO CRIME E DOS ATOS E EXECUÇÃO.
LUGAR DO CRIME:DO RESULTADO LUGAR DO CRIME É AQUELE ONDE SE VERIFICO O RESULTADO.
LUGAR DO CRIME :MISTA Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
(INTERNACIONAL) EXTRATERRITORIALIDADE Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República; b) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público; c) contra a administração pública, por quem está a seu serviço; d) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; II - os crimes: a) que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro e aí não sejam julgados. § 1º - Nos casos do inciso I, o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. § 2º - Nos casos do inciso II, a aplicação da lei brasileira depende do concurso dasseg a) entrar o agente no território nacional; b) ser o fato punível também no país em que foi praticado; c) est
Teoria monista ou unitária Todos que colaboram respondem pelo crime. (Teoria adotada no Brasil)
Teoria pluralista Cada colaborador deve responder por um crime diferente. - Adotada como exceção pra forma justa; - Previsão autônoma de cada conduta em um tipo de curso. - Ex: corrupção (passiva e ativa) e aborto
Requisito Pluralidade de pessoas Várias pessoas em um mesmo crime. - impuníveis é contável!
Requisito Liame (ligação) Sbujetivo Aderência de uma vontade de outra (ligação)
Requisito Relevância casual do comportamento é necessário que o comportamento seja minimante importante para o crime.
Requisito Unidade do crime a prática de um crime
Co-autor é aquele que mata!
Partícipe Aquele que colabora
Teoria do domínio do fato co-autor - domina o fato partícipe - aquele que colabora sem ter domínio.
Concurso de pessoas é o cometimento da infração penal por mais de uma pessoa.
Teoria dualista * não é adotada no Brasil, mas é bom lembrar quando houver mais de um agente com diversidade de conduta, provocando - se um resultado deve-se separar os co-autores dos partícipes sendo que "cada" grupo responderá por um delito.
Teoria formal o autor é o agente que pratica a figura típica. - partícipe é aquele que comente ações não cometidas no tipo, respondendo apenas pelo auxílio que prestou.
Teoria formal Executor reserva é apenas o partícipe que pratica alguma delito de segunda via. João atirou em Pedro, e Bob atirou logo depois. ¹ Bob responderá apenas por participação final atirou em um cadáver ² o juiz pode aplicar penas iguais ou até mesmo mais grave ao ultimo, se ele houver matado Pedro.
Teoria normativa - o autor = pratica e comanda a ação dos demais ("autor executor" e "autor intelectual". - partícipe= colabora para a prática da conduta deletiva, mas sem realizar a figura típica.
Teoria da assessoria limitada quando o autor praticar fato atípico ou senão houver antijuricidade, não há o que falar de punição ao partícipe.
Crime plurisubjetivo é aquele exige a presença de mais de uma pessoa, como aconteceu no crime de associação criminosa, rixa, entre outros. * não há participação, pois todos são autores.
Requisitos para o concurso de pessoas ¹ Pluralidade de pessoas ² Liame Subjetivo ³ unidade do crime - Relevância casual de comportamento
Autoria imediata quando o agente usa de pessoa não culpável, ou que atua sem dolo ou culpa para realizar a conduta.
Autoria colateral ocorre quando dois agentes têm a intenção de obter o mesmo resultado, porém os dois desconhecem a vontade do outro.
homicídio em autoria colateral Não há ilame subjetivo
homicídio consumado resultado consumado por um ato de uma pessoa
tentativa de homicídio tentativa de obter resultado
QUANDO A ASSOCIAÇÃO PODE REPRESENTAR O ASSOCIADO? QUANDO EXPRESSAMENTE AUTORIZADO. FONTE: ART 5 XXI
O QUE OCORRE COM FABRICAÇÃO DE MOEDA GROSSEIRA? DESCLASSIFICA PARA ESTELIONATO.
QUAL A PENA PARA CRIME DE FALSIDADE DE MOEDA. 3 A 12 ANOS E MULTA.
DE QUEM É A COMPETÊNCIA PARA JULGAR CRIME DO PARAGRAFO 2 DO ARTIGO 289 CP? O JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL VISTO QUE PENA É DE 6 MESES A DOIS ANOS.
O QUE É NORMA PENAL EM BRANCO? UMA NORMA QUE PRECISA NORMA COMPLEMENTAR PARA SER APLICADA.
QUAL A PENA PARA FABRICAÇÃO DE MOEDA POR FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL PORN CUIDA-LA? 3 A 15 ANOS E MULTA.
QUAL A PENA PARA RECEPTOR DE BOA FÉ DE MOEDA FALSA? 6 MESES A DOIS ANOS.
QUEM RECEBE DE BOA FÉ MOEDA FALSA PODE SER PUNIDO? SIM. SE RECONHECER A FALSIDADE E PASSAR ADIANTE.
QUAL O OBJETO MATERIAL DO CRIME DE FALSIFICAÇÃO DE MOEDA? A PRÓPRIA MOEDA OU NOTA CORRENTE NACIONAL.
Direito Penal Parte Especial I É correto afirmar que: A parte especial do Código Penal trata na sua essência dos crimes que são tipificados do artigo 121 ao 359H. CERTO OU ERRADO CERTO
Direito Penal Parte Especial I Para ser "crime" e para ser "típico" é necessário ter o "preceito secundário" ? SIM, É NECESSÁRIO
Direito Penal Parte Especial I O que é o Preceito Secundário? Nada mais é do que a "PENA"
É correto afirmar que: As Normas Complementares ou Explicativas - Ela não incrmina - Não Permite nada - Ela somente explica o conceito de funcionario público e como ele vai se portar nos crimes própios. CERTO OU ERRADO CERTÍSSIMO
Estrutura do Código Penal Titulo I - Dos Crimes Contra a Pessoa Quantos Capítulos este titulo possui e quais são eles? 6 CAPÍTULOS Capitulo I - Dos Crimes Contra a Vida. Capitulo II - Das Lesões Corporais Capitulo III - Da Periclitação da Vida e da Saúde Capitulo IV- Da Rixa Capitulo V - Dos Crimes Contra a Honra Capitulo VI - Dos Crimes Contra Liberdade Individual
É correto afirmar que : A Periclitação da vida e da saúde constitui um crime contra a pessoa. CERTO OU ERRADO CERTINHA
O que é norma penal incriminadora? É a norma que trata da conduta e da pena
É correto afirmar que: Conduta é classificada como " Preceito Primário" e Pena é classificada como "Preceito Secundario" Certo ou Errado CERTO
É correto afirmar que o "LATROCÍNIO" é um crime também julgado pelo tribunal do júri. Certo ou Errado. Errado. Comentário: O crime de latrocínio NÃO é considerado um crime doloso contra a vida, e sim um crime contra o patrimônio.
É correto afirmar que os crimes dolosos contra a vida são os únicos julgados pelo tribuna do juri. Certo ou Errado CERTÍSSIMO.
Qual a classificação que o crime de Latrocínio recebe? Preterdoloso ou Preterintencional.
2º Bloco - CONTINUAÇÃO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA É quem comete a ação ou a omissão,sendo o núcleo do tipo o verbo matar; Quem pratica o elemento do tipo é considerado o autor do delito; Pode ser qualquer pessoa; Pergunta - A que sujeito está ligado estas características? Sujeito Ativo.
2º Bloco - CONTINUAÇÃO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA É correto afirmar que: O sujeito ativo é quem comete a ação. Certo ou Errado CERTINHO
2º Bloco - CONTINUAÇÃO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA É correto afirmar que: Quando se fala em sujeito ativo nós temos o : "Autor" e de acordo com o código penal o "participe" Certo ou Errado Certinho
2º Bloco - CONTINUAÇÃO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA É correto afirmar que: Autor é aquele que: #Mata; #Subtrai; Certo ou Errado Certinho
2º Bloco - CONTINUAÇÃO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA O que é "objeto material" do crime no homicídio? A vida.
Crime cometido dolosamente e em razão da função, contra Presidente da República, Presidente do Senado, Presidente da Câmara, Presidente de Supremo Tribunal Federal, configura que tipo de crime? Crime contra a Segurança Nacional Art. 29 da Lei (7.170/83).
Tratam especificamente de crimes, ou seja, são os artigos do código penal que incriminam a conduta do agente. Que Norma é esta? Normas Penais Incriminadoras
São determinadas situações em que o agente pode cometer um fato considerado como crime, mas não será típico. Que normas são estas? Normas Penais Permissivas
São normas que tem por objetivo explicar ou esclarecer determinados conceitos. Que Normas são estas? Normas Penais Complementares ou Explicativas
Como são chamadas determinadas situações em que o agente pode cometer um fato considerado como crime, mas não será típico. causas de excludente de ilicitude da parte especial.
Quais são os únicos crimes julgados pelo tribunal do juri? Crimes dolosos contra vida
Os crimes dolosos contra vida são os únicos julgados pelo tribunal do juri, e se compõe dos seguintes crimes: #Homicídio - Art. 121 # Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio - Art. 122 # Infanticídio - Art. 123 # Aborto # Art. 124 - Praticado pela gestante # Art. 125 - Sem o consentimento da gestante # Art. 126 - Com o consentimento da gestante
O crime de latrocínio é considerado um crime doloso contra a vida? Não, é considerado crime contra o patrimônio.
Recebe a classificação de " Preterdoloso ou Preterintencional" Que crime recebe esta classificação? Crime de Latrocínio
Crime de roubo com resultado de morte. De que crime estou falando? Crime de Latrocínio, Art 157 §3º
É quando a aplicação da pena ao acusado se faz desnecessária diante do reduzido potencial lesivo do crime praticado. De que estou falando? Da Causa Supra Legal de Excludente de Tipicidade
Homicídio Art 121 cometido dolosamente e em razão da função, contra Presidente da República, Presidente do Senado, Presidente da Câmara, Presidente de Supremo Tribunal Federal. Configura que tipo de crime? Crime contra a segurança nacional
Matar alguém. De que artigo e crime estou falando? Art. 121 Homicídio
É quem comete a ação ou a omissão, sendo o núcleo do tipo o verbo MATAR. De que sujeito estou falando? Sujeito ativo
É alcançada no momento da morte da vítima, uma vez que é um crime instantâneo e de efeitos permanentes. Estou falando de que? Consumação
O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. De que artigo estou falando? DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ - ART. 15
É correto afirmar que: O Código Penal permite que o agente mude seu animus (vontade) de cometer o crime, não incidindo no crime de homicídio, respondendo apenas pelos atos até então praticados. Certo ou Errado? Certinho. Comentário: Com isso ocorre a desclassificação do homicídio (art.121 ), respondendo o autor pelo crime de lesão corporal (art. 129).
ESTRUTURA DO CÓDIGO PENAL TITULO I - DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Me diga qual é o crime do: CAPITULO I - DOS CRIMES CONTRA VIDA
ESTRUTURA DO CÓDIGO PENAL TITULO I - DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Me diga qual é o crime do: CAPITULO II - DAS LESÕES CORPORAIS
ESTRUTURA DO CÓDIGO PENAL TITULO I - DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Me diga qual é o crime do: CAPITULO III - DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE
ESTRUTURA DO CÓDIGO PENAL TITULO I - DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Me diga qual é o crime do: CAPITULO IV - DA RIXA
ESTRUTURA DO CÓDIGO PENAL TITULO I - DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Me diga qual é o crime do: CAPITULO V - DOS CRIMES CONTRA A HONRA
ESTRUTURA DO CÓDIGO PENAL TITULO I - DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Me diga qual é o crime do: CAPITULO VI - DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL
Não é considerado um crime doloso contra a vida, e sim, crime contra o patrimônio. Crime de Latrocínio.
Que crime está previsto no art. 157 § 3º ? Crime de Latrocínio
Quando falamos de PRIVILÉGIO em termos penais é uma situação que ocorre o que? Diminuição de Pena.
É correto afirmar que: INFANTICÍDIO É UMA FORMA PRIVILEGIADA DE HOMICÍDIO Certo ou Errado Certinho
Direito Penal de Fato As leis penais somente devem punir fatos causados pelo homem e lesivos a bens jurídicos de terceiros.
Direito Penal do Autor Pune-se a pessoa que não praticou nenhuma conduta. Pune-se pelo seu modo de ser ou pela sua característica ou sai condição pessoal e não pelo seu fato.
Princípios 1) Legalidade - Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. "Nullun Crimen, Nulla Poena Sine Lege"
Sub princípios da Legalidade - Anterioridade e Reserva legal 1.1 Anterioridade 1.2 Reserva legal *Só pode ser punido se tiver uma lei
Sub princípios da Legalidade - Fragmentariedade O direito Penal não deve proteger todos os bens jurídicos, mas somente os mais relevantes para a sociedade.
ART 121 - PARÁGRAFO PRIMEIRO DIMINUIÇÃO DE PENA HOMICÍDIO PRIVILEGIADO SE O AGENTE COMETE O CRIME IMPELIDO POR RELEVANTE VALOR SOCIAL OU MORAL, OU SOB O DOMÍNIO DE VIOLENTA EMOÇÃO, LOGO EM SEGUIDA A INJUSTA PROVOCAÇÃO DA VÍTIMA
NO CASO DE HOMICÍDIO PRIVILEGIADO, O JUIZ PODE REDUZIR A PENA? SIM, DE 1/6 A 1/3.
CONSIDERA-SE REQUISITO PARA DIMINUIÇÃO DE PENA: SE O AGENTE COMETE CRIME IMPELIDO POR MOTIVO DE RELEVANTE VALOR PESSOAL. CERTO OU ERRADO? ERRADO. SERÁ POR RELEVANTE VALOR SOCIAL OU MORAL.
O AGENTE SOB O DOMÍNIO DE VIOLENTA EMOÇÃO, TEMPO DEPOIS A INJUSTA PROVOCAÇÃO DA VÍTIMA. CERTO OU ERRADO? ERRADO. A PROVOCAÇÃO DA VÍTIMA DEVE SER LOGO EM SEGUIDA, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ CONSIDERADO HOMICÍDIO PRIVILEGIADO.
O HOMICÍDIO PRIVILEGIADO NADA MAIS É... DO QUE UMA CAUSA ESPECIAL DE REDUÇÃO DE PENA, TENDO INFLUÊNCIA NO TERCEIRO MOMENTO DE SUA APLICAÇÃO.
O HOMICÍDIO QUE POSSUI REQUISITOS PARA DIMINUIÇÃO DE PENA, TAMBÉM É CHAMADO DE... HOMICÍDIO PRIVILEGIADO
QUAIS AS CLASSIFICAÇÕES DO HOMICÍDIO? HOMICÍDIO SIMPLES, PRIVILEGIADO, QUALIFICADO, CULPOSO, E OS PRATICADO POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
O CRIME DE HOMICÍDIO, É UM CRIME COMUM OU PRÓPRIO? TRATA-SE DE UM CRIME COMUM, OU SEJA, PODE SER PRATICADO POR QUALQUER PESSOA.
SE A PESSOA QUE MATA ALGUÉM, FOR MENOR DE 14 NOS... ELE PRATICA UM ATO INFRACIONAL EQUIPARADO AO CRIME DE HOMICÍDIO.
CRIME DE HOMÍDIO É CLASSIFICADO COMO MATERIAL, OU SEJA... EXIGE-SE A CONDUTA E UM RESULTADO. NÃO SE TRATA DE UM DELITO DE MERA CONDUTA, MAS UM CRIME MATERIAL, QUE EXIGE A PRODUÇÃO DE UM CRIME NATURALÍSTICO.
SIMPLES OU COMPLEXO? SIMPLES, PORQUE O OBJETO PROTEGIDO É UM SÓ: A VIDA.
O CRIME DE HOMICÍDIO É UM CRIME DE... DANO
OUTRA CARACTERÍSTICA: CRIME INSTANTÂNEO PODENDO TER EFEITOS PERMANENTE, QUANDO A VÍTIMA MORRE, MAS SE CONSUMA NO MOMENTO ESPECÍFICO E ÚNICO
O CRIME DE HOMICÍDIO É DE FORMA LIVRE... PODE SER PRATICADO POR QUALQUER MEIO. MECÂNICO, QUÍMICO (VENENO), MEIOS PATOGÊNICOS (TRANSMISSÃO DE UMA MOLÉSTIA)
QUAL O OBJETO MATERIAL DO CRIME DE HOMICÍDIO? O CORPO DA VÍTIMA
NO HOMICÍDIO, QUAL O BEM JURÍDICO PROTEGIDO? A VIDA EXTRA-UTERINA, QUE JÁ EXISTE FORA DO ÚTERO MATERNO. SE FOR VIDA INTRA-UTERINA, TRATA-SE DE ABORTO E NÃO DE HOMICÍDIO.
QUAL O SUJEITO ATIVO DO DELITO DE HOMICÍDIO? POR SER UM CRIME COMUM, QUALQUER PESSOA.
QUAL O SUJEITO PASSIVO DO DELITO DE HOMICÍDIO? O SER HUMANO COM VIDA
QUANDO TEM INÍCIO A VIDA? A PARTIR DO MOMENTO QUE HOUVE UTILIZAÇÃO DOS PULMÕES
ATÉ QUANDO É POSSÍVEL MATAR ALGUÉM? SEMPRE QUE ESTA (A VÍTIMA), NÃO TENHA COMO DIAGNÓSTICO A MORTE CEREBRAL.
Princípio da Legalidade ou da reserva Legal 1° Proibir a retroatividade de uma lei penal incriminadora. ( exceto: só retroage se for pra beneficiar o réu - retroatividade benéfica). 2° Proibir incriminações com base nos fatores de integração da norma: analogia, costumes e princípios gerais do Direito. 3° Proibir incriminações bagas, abertas e indetermináveis.:
Princípio da Legalidade: Abolitio Criminis Ocorre o chamado Abolitio Criminis quando a lei nova não incrimina o fato que anteriormente era considerado como ilícito penal. - Lei regadora. - Retroage.
Consequências da Abolitio criminis - Afasta dos os efeitos penais, sobrepondo-se, aliás, ao trânsito em julgado. -Afasta efeitos primários (pena), secundários(ficha limpa) e antecedentes. - Não tem efeito de natureza civil.
No direito penal quais são as analogias que não são permitidas? -in malon ( para incriminar) - porém nada impede a analogia in bonan partem, isto é, para o bem do réu.
Princípio da taxatividade O rol incriminador é fechado, taxativo, não admitindo ampliação. Ex: furto de uso
Princípio da Determinação Não pode se incriminar de forma aberta, abstrata e vaga.
Princípio da Humanidade ou Dignidade da Pessoa Humana - Direito penal que não pode atentar contra os direitos da pessoa humana. - Respeito aos direitos fundamentais: vida, liberdade, propriedade, segurança e igualdade. - Função: limitar a pena - Tal princípio é valido não apenas quando da aplicação da lei, mas também durante a execução da pena.
Dignidade da Pessoa Humana: São inadmissíveis... As penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, cruéis, tortura, castigo corporal, trabalho forçado, banimento, perpétua.
Princípio da culpabilidade Habilidade de para ter culpa Dolo- intenção Culpa- falta de cuidado Não há crime sem culpa
Culpabilidade: Sem dolo e sem culpa fato átipico
Princípio da lesividade ou ofensividade Crime: lesionar bem jurídico de terceiro. * não se pode incriminar condutas auto-lesivas
Lesividade Consequências - Auto-lesão é crime; - Nada impede que a conduta auto- lesiva acabe gerando um crime quando paralelamente atingiu um bem. ex. auto-aborto, estelionato ...
Lesividade cogitação e preparação São considerados impuníveis pois não afetam o bem jurídico alheio e o direito penal só começa a intervir a partir da execução do crime.
QUAL O CONCEITO DE DIREITO PENAL? É o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como consequência, e disciplinam também as relações jurídicas daí derivadas, para estabelecer a aplicabilidade das medidas de segurança e a tutela do direito de liberdade em face do poder de punir do Estado (José Frederico Marques)
O QUE É O DIREITO PENAL OBJETIVO? É o próprio ordenamento jurídico penal, correspondente à sua definição.
O QUE É O DIREITO PENAL SUBJETIVO (JUS PUNIENDI)? É o direito de punir do Estado, ou seja, o direito que o Estado tem de atuar sobre os delinquentes na defesa da sociedade contra o crime.
O QUE É O CARÁTER DOGMÁTICO DO DIREITO PENAL? O Direito Penal, como ciência jurídica, tem natureza dogmática, uma vez que suas manifestações tem por base o direito positivo; expõe o seu sistema através das normas jurídicas, exigindo o seu cumprimento sem reservas; a adesão dos mandamentos que o compõe se estende a todos, obrigatoriamente.
QUAIS SÃO AS FONTES DO DIREITO PENAL? São as fontes formais que se dividem em: 1 - imediata: é a lei, em sentido genérico e 2 - mediata: são os costumes e os princípios gerais de direito.
O QUE SÃO NORMAS PENAIS INCRIMINADORAS? São as que descrevem condutas puníveis e impõe as respectivas sanções.
O QUE SÃO NORMAS PENAIS PERMISSIVAS? São as que determinam a licitude ou a impunidade de certas condutas, embora estas sejam típicas em face das normas incriminadoras.
O QUE SÃO NORMAS PENAIS COMPLEMENTARES OU EXPLICATIVAS? São as que esclarecem o conteúdo das outras, ou delimitam o âmbito de sua aplicação. **as normas penais permissivas e complementares ou explicativas, são chamadas de não incriminadoras.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DAS NORMAS PENAIS? São: 1 - EXCLUSIVA: tendo em vista que somente ela define infrações e comina penas; 2 - AUTORITÁRIA: no sentido de fazer incorrer na pena aquele que descumpre o seu mandamento; 3 - GERAL: atua para todas as pessoas, tem efeito erga omnes; 4 - ABSTRATA E IMPESSOAL: dirige-se a fatos futuros e não endereça o seu mandamento proibitivo a um indivíduo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA.
fcmc2
Direito Penal - Concurso de Pessoas
Rainã Ruela
Direito Penal - Escrevente TJ-SP
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Princípios Direito Penal
Carlos Moradore
EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL BRASILEIRA
TANIA QUEIROZ
Teoria do Crime
Marianna Martins