Metodologia da pesquisa científica

Description

Profissionalizante Metodologia da Pesquisa Científica Flashcards on Metodologia da pesquisa científica, created by Esdras Pereira on 08/01/2024.
Esdras Pereira
Flashcards by Esdras Pereira, updated 4 months ago
Esdras Pereira
Created by Esdras Pereira 4 months ago
3
0

Resource summary

Question Answer
Na pesquisa qualitativa, qual é o principal pressuposto em relação à qualidade e à quantidade? O pressuposto na pesquisa qualitativa é referente à qualidade, onde o foco está na compreensão de uma qualidade social, considerando o problema mais importante que a quantidade numérica.
O que é o foco principal na pesquisa qualitativa, independentemente da quantidade de elementos envolvidos? Na pesquisa qualitativa, o foco principal é nas informações da vida social, sem importar a quantidade de fatos, pessoas ou fenômenos, pois as dinâmicas das relações sociais não são quantificáveis nesta abordagem.
Segundo Minayo (2001), o que a pesquisa qualitativa explora? A pesquisa qualitativa explora os significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes das pessoas.
Qual é o foco principal da pesquisa qualitativa em relação às relações, processos e fenômenos? O foco principal é nas camadas mais profundas das relações, processos e fenômenos, que não podem ser reduzidos à simples medição de variáveis.
Inicialmente aplicada em quais áreas, a pesquisa qualitativa se expandiu para outras? Inicialmente aplicada em Antropologia e Sociologia, a pesquisa qualitativa expandiu-se para áreas como Psicologia e Educação.
Quais são as características da pesquisa qualitativa? As características incluem objetividade do fenômeno, hierarquização das ações, precisão nas relações, observação das diferenças, respeito à interatividade, busca por resultados confiáveis e oposição ao modelo único de pesquisa.
Como a UNISANTA define pesquisa básica? A pesquisa básica visa gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, envolvendo verdades e interesses universais.
Qual é o objetivo da pesquisa aplicada, conforme a definição da UNISANTA? A pesquisa aplicada objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos, envolvendo verdades e interesses locais.
De acordo com o IFGW, qual é a destinação da pesquisa básica? A pesquisa básica destina-se à investigação de fenômenos físicos e seus fundamentos.
Como a pesquisa aplicada utiliza os conhecimentos obtidos pela pesquisa básica, segundo o IFGW? A pesquisa aplicada utiliza os conhecimentos obtidos pela pesquisa básica para solucionar ações concretas e resolver problemas existentes.
Qual é a diferença fundamental entre pesquisa básica e aplicada, conforme a ideia da natureza da pesquisa? Enquanto a pesquisa básica visa formular novos conhecimentos para o avanço de várias áreas e interesses gerais e universais, a pesquisa aplicada usa esses conhecimentos para solucionar problemas específicos de uma área.
Pergunta: Qual é o objetivo da pesquisa exploratória? Resposta: A pesquisa exploratória visa explorar e aprofundar o conhecimento já adquirido sobre um tema, orientando e formulando novas hipóteses.
Como a pesquisa exploratória pode ser caracterizada, segundo Cervo, Bervian e Silva (2006)? A pesquisa exploratória pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas e análise de exemplos, sendo as mais significativas as bibliográficas e o estudo de caso.
O que caracteriza a pesquisa descritiva, de acordo com Barros e Lehfeld (2007)? A pesquisa descritiva tem como objetivo descrever minuciosamente os fenômenos e fatos sem a interferência do pesquisador, observando, registrando e analisando sem entrar nos motivos e problemáticas geradoras.
Quais são os métodos de coleta de dados importantes para pesquisas descritivas, conforme Perovano (2014)? Técnicas como questionários, escalas e entrevistas são importantes para pesquisas descritivas, que podem incluir estudo de caso, análise documental e pesquisa ex-post-facto.
Qual é a diferença entre pesquisa descritiva e explicativa, segundo Gil (1999)? Enquanto a pesquisa descritiva foca em descrever minuciosamente os fenômenos, a pesquisa explicativa, além de analisar dados, busca entender o porquê dos fatos e fenômenos, identificando os fatores determinantes.
Pesquisa experimental Como o nome diz, a pesquisa experimental trabalha com experimentos, isto é, na manipulação de variáveis precisas e controladas a fim de apreender as relações de causa e efeito (FONSECA, 2002). Este tipo de pesquisa pode ser feito tanto em laboratório como em campo, sendo que no primeiro o ambiente é artificialmente criado e no segundo, as condições dos sujeitos são controladas.
Pesquisa estudo de caso Pesquisa que foca em um objeto de estudo bem delimitado e específico.
Pesquisa bibliográfica É um tipo de pesquisa, principalmente feita pelas humanas, em que o pesquisador consulta referências bibliográficas, o que já é imprescindível para qualquer pesquisa. Porém, existem pesquisas feitas inteiramente só de bibliografia, para isso da-se o nome de revisão bibliográfica.
Pesquisa Documental Quase o mesmo da bibliográfica, porém a pesquisa documental tem como referência documentos que não possuem um teor analítico, exemplo: relatórios, leis, cartas, filmes, vídeos, etc.
Pesquisa de campo Um tipo de pesquisa que é feita in loco, junto ao objeto de pesquisa.
Pesquisas menos comuns nas universidades: Participante, etnográfica, pesquisa-ação e pesquisa de levantamento.
Pesquisa participante É um tipo de pesquisa em que o pesquisador participa ativamente, diferente de só observar de longe.
Pesquisa etnográfica É uma pesquisa voltada a um grupo étnico específico.
Pesquisa-ação É um tipo em que o problema da pesquisa será resolvido com algum tipo de intervenção.
Pesquisa de levantamento Pesquisa que se utiliza de levantamento de uma amostra ou de uma população, ou seja, uso de censo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Artigo Científico p/ TCC
Candido Gabriel
Artigo Científico X Ensaio Teórico
mayara.sampaio
Artigo Científico elaboração
Candido Gabriel
PESQUISA CIENTÍFICA NA PRÁTICA
profetransmidia
TCC - ELABORAÇÃO DE PARÁGRAFOS
dtybel
Pesquisa Científica (Mapa Mental)
Jussara Aguiar
Artigo Científico - estrutura
alineadc
MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ilda_silverio
Como ler um artigo científico?
raquel.schneider
Artigo Cientifico (metodista)
Camila Sozio