Toxicologia

Description

Toxicologia
Marcos Paulo Miranda
Flashcards by Marcos Paulo Miranda, updated about 1 month ago
Marcos Paulo Miranda
Created by Marcos Paulo Miranda about 1 month ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Quem foi pai da toxicologia moderna? Mathieu Orfila, em meados do século XIX propôs a realização de exames químicos associados aos achados necroscópicos como forma de determinação da causa da morte (através de exames toxicológicos médicos legais).
O postulado de Paracelso ? "Todas as substâncias são venenos; não há nenhuma que não seja um veneno. A dose correta é que diferencia o veneno do remédio".
O potencial tóxico depende? Condições individuais,  Tempo de exposição,  Tipo e concentração da substância
Tipos de perícias da Toxicologia Forense? os exames realizados em matrizes biológicas tanto in vivo quanto post mortem, na finalidade de pesquisar substâncias químicas de interesse forense.
O que é Análise Toxicológica Sistemática (ATS)?  Busca químico-analítica em diferentes matrizes (urina, sangue, plasma, vísceras) por substâncias potencialmente tóxicas, cuja presença é incerta e sua identidade é desconhecida. O objetivo final da ATS é a exclusão de todas as substâncias potencialmente contidas na amostra, com exceção das efetivamente presente
A ATS possui três fases? Preparação da amostra, isolamento e concentração dos analitos;  Detecção e diferenciação;  Identificação e quantilicação da substância tóxica.
Quais são as Principais técnicas? - CG (cromatografia gasosa), - CLAE (cromatografia líquida de alta eficiência), - Espectrométricas
O que é Agente Tóxico? é a substância química estranha de estrutura definida capaz de induzir efeitos tóxicos sobre o organismo.
O que é Toxicante? agente tóxico que promove a ação tóxica.
O que é Dependência física? está relacionada com os sinais e sintomas FÍSICOS que são oriundos da falta da droga (abstinência). Quando o uso da droga é interrompido, o sistema biológico provoca efeitos inversos aos que ocorrem na presença da droga.
O que é Dependência psicológica? ocorre sempre que uma droga afeta o sistema de recompensa encefálico. As sensações agradáveis produzidas causam o desejo de continuar usando a droga.
O que é Adicção? São substância que altera as atividades normais e leva o indivíduo à dependência.
Idiossincrasia é uma reatividade anormal a uma substância química, determinada geneticamente. Essa reação anormal pode assumir a forma de uma hipersensibilidade, ou seja, o indivíduo responde de forma extrema a doses baixas, ou ainda pode assumir uma forma de insensibilidade extrema, na qual o indivíduo responde pouco com altas doses. Esses polimorfismos genéticos podem ser de ordem farmacocinética ou farmacodinâmica.
Drogas Pssicolépticas Depressoras, que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento. Ex: Barbitúricos, Benzodiazepínico, etanol, opoiáceos etc.
Drogas Psicodislépticas Substâncias alucinógenas ou que produzem algum erro mental. Causam a despersonalização em maior ou menor grau. Ex: LSD, MESCALINA, MDMA, DOB etc.
Drogas Psicoanalépticas Estimuladoras do SNC e a vigilância, eleva tônus psíquico, diminuem a fadiga momentânea, estimulam o humor. Ex: cocaína, Anfetamina, cafeína etc.
Cocaína - Alcalóide - Ação estimulante - Erytroxylum coca Lam e novogranatense. - Folha de coca Pode ser refina em -> Pasta Base de cocaína -> da origem a Merla, Cocaína base e Crack - Cocaína base -> Cloridrato de cocaína.
Pasta base É a cocaína na forma de base livre, é o primeiro produto obtido a partir da extração de folhas de coca. - Coloração bege é consumida na forma fumada pura ou misturada com tabaco ou maconha.
Cocaína base Cocaína na forma de base livre, é a pasta base refinada, isto é que sofreu processos de oxidação ou lavagens com permanganato de potássio ou etanol, por exemplo, que removem impurezas. - Coloração bege mais clara na forma de pó e/ou grumos. Consome-se na forma fumada pura ou misturada com tabaco ou maconha.
Crack - Cocaína na forma de base livre, de coloração marfim e apresenta-se na forma de pedras. - Não é um subproduto do refino, não é friável e é fumada em caximbos.
Merla - Base livre, na forma de uma pasta branca molhada, com altos teores de água (até 70%) e de sais de sódio.  Ocorre decomposição da cocaína, formando benzoilecgonina.
Cloridrato de Cocaína - Na forma de sal preparado pela reação de cocaína base com ácido clorídrico e precipitado em solventes orgânicos (éter etílico, acetona, acetados de etila). - Consome-se principalmente por aspiração intranasal, EV ou oral.
Biomarcadores da cocaína são: - Éster de metilecgonina - Benzoilecgonina - Cocaína usada juntamente com o etanol: Cocaetileno (benzoiletilecgonina)
Biomarcador do Crack Metilecgonidina na urina
Amostras biológicas: - Urina, até 2-3 dias. - Cabelo, até 2 - 3 meses (9 meses) -
Toxicodinâmica da cocaína - Estimulador SNC. - Lig dopaminérgico D1 e D2, pós-sináptico. - Uso crônico, reduz noroepinefrina e dopamina no cérebro. -
Efeitos da Cocaína - Hiperatividade motora. - Taquicardia - Super alerta, - Aumento PAS. - Hipertemia - Midríase
Intoxicação Cocaína - Confusão, paranoia, pânico, ansiedade, alucinações e ainda geralmente apresenta comportamento violento (suicida ou homicida). - Usuários de crack degeneração irreversível dos músculos esqueléticos (rabdomiólise).
Síndrome de abstinência Depressão, fadiga, irritabilidade, perda do desejo sexual, distúrbios da fome e de padrões do sono
OVERDOSE DE COCAÍNA: Causa mortis: cardiotoxicidade e HAS (taquicardia, fibrilação ventricular, arritmias e infarto)
Transporte da Cocaína - BODY PACKER: ingestão de cápsulas. - BODY PUSHER: invólucros nas vias anal e vaginal.
Cocaína – métodos analíticos - Exames botânicos das folhas de coca - Exames de química de via úmida: 1. Teste de Mayer (formação de precipitado) 2. Reações colorimétricas - Tiocianato de Cobalto (utilizado no reativo de Scott), aparecimento da coloração azul turquesa. - Cromatografia em camada delgada (CCD) - Imunocromatografia - Cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (CGMS) - Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE)
Anfetamina - Drogas sintéticas - Estimulante no SNC (mais que a cocaína) - Aumenta o estado de alerta físico e mental (muito populares entre os indivíduos que necessitam de vigília prolongada)
Anfetaminas propriamente ditas: Anfetamina ou benzedrina, dextroanfetamina e a metanfetamina, que são quimicamente muito relacionadas
Excreção urinária das anfetaminas depende muito do pH - Urina ácida (pH 5,5 -6,0) 60% excretados em 48 horas - Urina alcalina (pH 7,5 - 8,0) 3 a 7% eliminados em 48 horas
Anfetaminas - toxicodinâmica - O quadro clínico é semelhante ao da cocaína. - Sensação de bem-estar e humor, aumento da atividade, redução da fadiga, inquietude e insônia. - Midríase, sudorese, taquipneia, HAS, taquicardia, rubor, secura de boca e vômitos.
Síndrome de abstinência: Fadiga, hiperfagia, apatia, letargia, ansiedade, distúrbios do sono e severa depressão que pode levar ao suicídio.
Anfetaminas – Métodos analíticos As bases livres são encontradas: - Em forma de pó como sulfato, fosfato ou cloridrato - Soluções aquosas de cloridrato de metanfetamina - Comprimidos, cápsulas - Papel impregnado
Anfetaminas – Métodos analíticos - Reações colorimétricas (triagem):  Reativo de Marquis  Reativo de Simon - Testes confirmatórios:  Cromatografia de camada delgada  Cromatografia líquida de alta eficiência
Ecstasy (MDMA) - derivado anfetamínico - droga de abuso recreativo - Droga psicoanaléptica - comprimidos, cápsulas ou em pó - "bala", "droga do amor“, "pastilha" - aumento da empatia, maior facilidade para comunicação e sociabilidade (drogas ENTACTÓGENAS)  Rapidamente absorvida por via oral (comprimidos)
Excreção do Ecstasy Excreção urinária após 3 hs e se finda entre 4 e 7 dias após a ingestão  Durante esse período, pode ser detectada pelo teste de screening urinário
Ecstasy - liberação de grande quantidade de serotonina, inibição da sua recaptação, e por interferir em sua síntese, leva ao comprometimento da depleção deste neurotransmissor 
Clínica do Ecstasy - Hipertemia, sudorese e sede - Distúrbio fisiológico, levando a um desequilíbrio hidroeletrolítico - Pode levar a intoxicação, insuficiência hepática, renal, convulsões, acidentes vasculares cerebrais, até a morte, provocada por parada respiratória. - Em usuários crônicos pode provocar depressão, alucinações visuais e ataques de pânico.
Cannabis sativa Linnaeus - Em altas doses pode produzir alucinações mas NÃO é considerada um alucinógeno. - PERTURBADOR DO SNC - Interfere na intensidade dos sentidos. Trans-Δ9-tetrahidrocanabinol (THC)  Canabinol (CBN)  Canabidiol (CBD)
Cannabis - principais formas de apresentação: - Maconha (cigarro): 0,5 a 5,0% de THC - Haxixe: extraída das inflorescências da planta (10-25%). Caximbo - Óleo de haxixe: forma de transporte por traficantes (15 a 60% de THC). Óleo negro, viscoso com odor característico. - Skunk: cultivada em condições ambientais ideais. Maconha de laboratório ou supermaconha. (5 a 10% ) - Sinsemilla: planta feminina (5 a 15%)
Cannabis – Toxicocinética - 50% do THC via pulmonar, efeitos inicia em minutos e dura 1-3 h. - Oral absorve 2 x menos, efeitos inicia 30-60 minutos, dura 4 a 6 horas. - Atravessa barreiras e é excretado no leite materno.
Principais vias de excreção - fecal (65%) e renal (35%). - Após 72 h, 50% é excretada e o restante permanece alguns dias. - THC-COOH é um produto de biotransformação urinário, sendo um biomarcador de exposição à cannabis
Cannabis – efeitos tóxicos - Os efeitos dependem de algumas variáveis. - Principais efeitos: euforia, agitação, seguido de relaxamento e tranquilidade, boca seca, olhos vermelhos. - Comprometimento do equilíbrio, coordenação e memória recente. -
Principais efeitos do uso crônico - Cardíacos: monóxido de carbono. - Pulmonares: altos teores de partículas sólidas irritantes e cancerígenas. - Diminui o desempenho cognitivo - Síndrome amotivacional e hiperemese (rara)
Cannabis – efeitos terapêuticos (isolamento dos canabinóides) - THC: Analgésico; anti-inflamatório; antiemético. - Canabinol: Sedativo; antibiótico; anticonvulsivante; anti-inflamatório. - CANABIDIOL: Ansiolítico; antipsicótico; analgésico; antiespasmódico; anti-inflamatório. - Canabigerol: Antifúngico; analgésico; antibiótico, anti-inflamatório
Cannabis – métodos analíticos Reações colorimétricas (triagem) - Fast Blue Salt B - Reagente de Duquenois-Levine Testes cromatográficos (confirmatórios) - Cromatografia em camada delgada - Cromatografia líquida de alta eficiência - Cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas
Show full summary Hide full summary

Similar

Toxicologia Veterinária
Gabriela Dalmas
Toxicologia Mecanística
remiao
Rodenticidas Liberados BR
Gabriela Dalmas
Pteridium aquilinum
LETICIA GADELHA
Intoxicação Caustica
Gabriel Valadao
Praguicidas
Bruna Freitas
Intoxicação por Cobre
Lorenzo Linhares
Praguicidas
Bruna Freitas
Diagnóstico das intoxicações
Alícia Saldivar Herrero
Organoclorados
Bruna Freitas
Toxicologia
EMANUEL ANGELO