Geografia

Description

Estudados na Internet e na Apostila
bymelissa silva
Flashcards by bymelissa silva, updated more than 1 year ago
bymelissa silva
Created by bymelissa silva over 8 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
-Clima domínio amazônico Características O clima predominante da região é o equatorial, sendo um clima quente e úmido. As temperaturas variam de 24ºC até 27ºC. A diferença de temperatura entre os meses mais quentes e frios é muito baixa, mas os índices pluviométricos são altos, com uma média de 1500 a 2500 mm durante o ano e chegando ate a 4000 mm em alguns períodos. Há chuvas praticamente todo o
-Hidrografia Existe uma grande diversidade na hidrografia regional e o que predomina é a bacia amazônica. O rio Amazonas coleta a água das chuvas e possui como afluentes o Negro, Jari, Japurá, Madeira, Tapajós, etc. Isso explica o fato desse rio ter grandes períodos de cheias.
Além disso, o rio Amazonas é navegável e pode ser utilizado como potencial hidrelétrico. A pesca também é bastante utilizada. -Solo Os solos do domínio amazônico são pouco férteis, sendo mais utilizados nas áreas de solos de várzea e terra preta, regiões onde é mais fértil. -Vegetação A floresta Amazônica é o grande destaque da vegetação do local.
-Vegetação A floresta Amazônica é o grande destaque da vegetação do local, possuindo características: folhas grandes e grandes (latifoliada), grande variedade de espécies (heterogênea), sempre verde porque não perde as folhas no inverno Há predomínio de temperaturas médias anuais entre 22 e 28ºC.
Há uniformidade térmica e, normalmente, não se percebe a presença de variações estacionais no decorrer do ano. O total de chuvas varia de 1.400 a 3.500 mm por ano. O total de chuvas varia de 1.400 a 3.500 mm por ano. O clima é distribuído de maneira a caracterizar duas épocas distintas: a seca e a chuvosa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo