Glossário Bakhtiniano

Description

Flashcards on Glossário Bakhtiniano, created by Amanda Carneiro on 24/11/2015.
Amanda Carneiro
Flashcards by Amanda Carneiro, updated more than 1 year ago
Amanda Carneiro
Created by Amanda Carneiro over 8 years ago
27
1

Resource summary

Question Answer
Enunciado Unidade básica do conceito da linguagem. Exige a presença de um enunciador e um receptor. Acontece em um local e tempo determinado. É único e irrepetível. É sempre um acontecimento que demanda uma situação histórica definida
Tema o tema é único em cada enunciado, corresponde a uma significação global daquele enunciado e inclui uma série de elementos que, além de não pertencer à língua, podem inclusive ser não-verbais.
Significação Aquilo que é repetível, reiterável e que portanto se situa no plano da língua. O conjunto de palavras de um dicionário está nesta situação: elas apresentam uma significação que é socialmente compartilhável e que garantem à língua a sua continuidade e à comunicação a sua possibilidade
Contrapalavra quando falamos ou ouvimos, produzimos enunciados que respondem ao nosso interlocutor. Enquanto ouvimos, também falamos. Ouvir e falar são movimentos de uma mesma atividade. Desta forma, nossas respostas são formuladas a partir da nossa relação com a alteridade, ou seja, são contrapalavra s às palavra s do outro. Troco signos alheios por signos próprios. Desta forma é que construo a compreensão
Alteridade O ser se reflete no outro, refrata-se. A partir do momento em que o indivíduo se constitui, ele também se altera, constantemente. E esse processo não surge de sua própria consciência, é algo que se consolida socialmente, através das interações, das palavras, dos signos. Constituímos-nos e nos transformamos sempre através do outro
Horizonte social O horizonte social orienta os valores construídos na interação; é o espaço-tempo compreendido em uma relação verbal, ou seja, o espaço-tempo da enunciação. Essa relação espaço-temporal envolve um tempo mais prolongado e um mais imediato, considerando, também, a memória do futuro na relação entre os interlocutores. Da mesma forma, o espaço envolve tanto configurações mais amplas, como específicas.
Ideologia a ideologia é social e se contrói em todas as esferas das interações. a expressão, a organização e a regulação das relações histórico-materiais dos homens. Seguindo esta linha de raciocínio, também pode-se ver ideologia como uma representação. Isso porque se dá na/pela linguagem . Precisa dela para poder manifestar-se e essa é caracterizadamente representativa (simbólica) e constituída por signos ideológicos.
Interação A linguagem é inter-ação. Em “Marxismo e filosofia da Linguagem” , Bakhtin (Voloshinov) diz que “Toda palavra comporta duas faces . Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém quanto pelo fato de que se dirige para alguém. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte” (grifos do autor ). Dessa forma, no próprio dizer de Bakhtin, “a interação verbal constitui, assim, a realidade fundamental da língua”
Língua língua é um sistema linguístico-ideológico (pois se constitui de signos linguístico-ideológicos) através do qual a linguagem humana verbal se materializa para referenciar o mundo, representá-lo e constituir outro mundo para além do imediato.
Signo Os signos somente emergem e podem existir dentro da interação social, adquirindo significação dentro de uma realidade material e concreta. Eles comportam em si índices de valores que espelham e constituem os sujeitos que os utilizam e a realidade social por onde circulam. Tais índices operam como arenas de lutas em que diferentes ideologias entabulam entre si relações dialógicas e disputas pelos sentidos.
Sujeito o sujeito é constituído socialmente, a partir da interação verbal na relação com o outro. sujeito ativo na constituição da língua , sendo assim também constituído por ela e a partir do diálogo e da interação verbal com o outro. O sujeito é constituído de fora para dentro.
Superestrutura É o conjunto de instituições jurídico-políticas (Estado, direito, etc) e as “formas de consciência social” que correspondem a uma dada infra-estrutura. A superestrutura , como a ciência, a cultura , a religião, a educação e a mídia, por exemplo, forma seus tipos relativamente estáveis de signos ideológicos.
Infraestrutura A infraestrutura é a realidade concreta de onde parte o processo de comunicação. Os signo s ideológicos se formam a partir desta realidade social, por isso a importância de entender o contexto em que os signo s são formados, ou estudar sempre a situação imediata em que a interação verbal ocorre para formá-los. A infraestrutura sempre está relacionada com a superestrutura. É nesta relação que os sujeito s vivenciam a sua história através da linguagem
Gêneros primários são os que se formaram em situações de uma comunicação verbal espontânea e eles servem de componentes aos gêneros secundários. Esses gêneros primários estão ligados ao diálogo oral. Entre outros, alguns dos gêneros primários são: a linguagem filosófica, a cotidiana, a familiar etc.
Gêneros secundários Os gêneros secundários do discurso são os que aparecem em situações de uma comunicação culturalmente complexa e evoluída, transmutando e absorvendo, em seu processo de formação, os gêneros primários. Alguns dos gêneros tidos por secundários são: o teatro, o romance, o discurso ideológico, o discurso científico etc.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ensino da Língua Materna
CARLOS RICHARD SOARES
Gêneros Textuais e de Dsicurso
Vanessa Amaral
Circulatory System
bridget.watts97
GCSE Maths Quiz
Andrea Leyden
How Parliament Makes Laws
harryloftus505
OCR gcse computer science
Jodie Awthinre
MICROSOFT WORD 2013 SKILLS FOR WORK
John O'Driscoll
HEMORRAGIAS - OBST PATOLOGICA
María José Alvarez Gazzano
Topic
TEL Bath