Regência Nominal

Description

Flashcards on Regência Nominal, created by Andreia Gonçalves on 29/11/2015.
Andreia Gonçalves
Flashcards by Andreia Gonçalves, updated more than 1 year ago
Andreia Gonçalves
Created by Andreia Gonçalves over 8 years ago
128
1

Resource summary

Question Answer
O que é regência nominal? É a forma de os nomes se relacionarem através de preposição. A relação de dependência dos nomes em uma frase é chamada de regência. Na regência nominal, existe o termo regente (o nome) e o termo regido (também outro nome). Trocando em miúdos, alguns substantivos, adjetivos, etc. exigem complemento nominal (Termo Integrante da Oração) e/ou adjuntos (Termos Acessórios da Oração). Afável com, para com Fácil a, de, para Alheio a Favorável a Análogo a Feliz com, de, em, por Ansioso de, por Fiel a Apto a, para Imune a, de Atentado a, contra Inacessível a, para Aversão a, para, por Inerente a Avesso a, de, em Leal a Ávido de Necessário a Bacharel em Negligente em Benefício a Nobre de, em, por Capaz de, para Nocivo a Cheiro a, de Parco em, de Conforme a, com Parecido a, com Constante de, em Passível de Constituído com, de, por Peculiar a Contemporânio a, de Prestes a, para Contente com, de, em, por Prodígio de, em Curioso de, por Propício a Desfavorável a Próprio para, de Desleal a Próximo a, de Devoção a, por, para com Querido de, por Devoto a, de Respeito a, com Doutor em
“É preferível café a suco” está certo? Certinho. Muitos nomes têm a mesma regência dos verbos de que derivam. No caso em tela, “preferível”, assim como o verbo preferir, não admite modificadores muito mais, mais que, etc. É preferível café a suco. (CERTO). Prefiro mais café do que leite. (ERRADO).
“Joana é Deputada Federal “em” ou “por” São Paulo”? “por”. Quando falamos que Joana é Deputada Federal “por” e não “em” São Paulo, queremos falar de representatividade da Deputada paulista no Congresso. “em” daria a noção de lugar onde exerce sua atividade, o que não se aplica – nesse caso, estamos falando da representatividade da deputada federal.
“A falta de Maria na aula hoje foi notada”. O termo em destaque está correto no que tange à regência nominal? Não. A regência do nome “falta” exige a preposição “a” e não “em”. “A falta de Maria à aula hoje foi notada”.
“Residente à rua 05”. A regência do nome “Residente” está correta? Não. Residente exige preposição “em”. “Residente na rua 05”.
Show full summary Hide full summary

Similar

CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 13
Hilário Jr
Chemistry Facts
beth2384
CPA Exam Flashcards
joemontin
Religious Studies- Matters of life and death
Emma Samieh-Tucker
GCSE Science - B1 - You and Your Genes - Genes, Chromosomes and DNA
GeorgeHaines
GoConqr Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
GCSE REVISION TIMETABLE
TheJileyProducti
Mapas mentales con ExamTime
julii.perci
GCSE Chemistry C3 (OCR)
Usman Rauf
Development of Cold War Tensions
c7jeremy
Mga Tauhan ng Ibong Adarna
mark.sy7054