Gestalt-Terapia

Description

Flashcards on Gestalt-Terapia, created by Pablo Santini on 10/12/2015.
Pablo Santini
Flashcards by Pablo Santini, updated more than 1 year ago
Pablo Santini
Created by Pablo Santini over 8 years ago
73
1

Resource summary

Question Answer
Qual o pressuposto do Humanismo? O homem está no centro da concepção de mundo e da existência
O que diz Heidegger? Só o homem existe, as coisas são. O homem é o único ser que tem uma maneira característica de se fazer, de se realizar.
Visão de homem do Existencialismo Como um ser particular, concreto, com vontades e liberdades pessoais, consciente e responsável. Não como um ser universal, diluído na ideia. O existencialismo é a expressão de uma experiência individual e singular.
O que diz Kierkegaard? Há a necessidade de tentar compreender o indivíduo a partir de sua singularidade, de seu manifestar-se subjetivo. A GT compartilha essa visão de homem como um ser particularizado, singularizado no seu modo de ser e agir, concebendo-se como único no universo e individualizando-se a partir do encontro entre sua subjetividade e singularidade
Visão da consciência para o Existencialismo. Não é um depósito morto de objetos e imagens, mas é ativa e busca dar sentido as coisas. É viva, livre, existe voltada para as coisas e orientada imediata para as coisas.
Qual o pressuposto do Existencialismo? É o de que o ser humano só pode, de fato, ser compreendido por ele mesmo através de uma experiência direta do seu ser no mundo.
O que é Encontro Existencial? Encontro real entre duas pessoas, numa relação partidária, onde ambos estão sob uma única luz; o fato de estar e ser no mundo, numa tentativa de compreender, de experienciar, de reavaliar, de fortalecer, de singularizar o que de fato significa existir.
Qual a função da psicoterapia a partir da ideia de "projeto", "escolha do agir" e "liberdade"? Levar o cliente a tomar consciência do seu projeto, de modo como o projeto vem sendo realizado e de como levá-lo adiante, com base em sua realidade pessoal e relação com o mundo. A psicoterapia é um encontro cuja finalidade é ajudar o cliente a se desdobrar até que ele "veja" sua essência consumada, ou seja, até que ele possa identificar e experienciar o conceito de si próprio, seus desejos, etc.
O que é fenômeno? Aquilo que é aparente na coisa ou a aparência da coisa.
Qual o objetivo da fenomenologia? Busca captar a essência mesma das coisas e para isso ela procura descrever a experiência do modo como ela acontece e se processa.
O que é Redução Fenomenológica? Colocar a realidade entre parenteses, suspendendo todo e qualquer juízo. Ao fazer isso, estamos nos voltando as coisas mesmas, assim como são, como se apresentam, sem nenhum juízo a priori, estamos superando a oposição entre essência e aparência.
Como a psicologia da GT vê o problema da percepção? Como determinado pela realidade do campo visto como um todo. É necessária uma reestruturação do campo perceptual quando existe problema em alguma dessas três modalidades: percepção, aprendizagem e solução de problemas.
Qual a ação psicoterapêutica? Deverá levar o paciente a uma correção do campo perceptual ou a uma reestruturação do mesmo. O cliente deve aprender a pensar em função de todos, de inteiros, sem se perder em detalhes.
Percepção de Wertheimer: Proximidade Os elementos próximos no tempo e no espaço tendem a ser percebidos juntos.
Percepção de Wertheimer: Similaridade Sendo as outras condições iguais, os elementos semelhantes tendem a ser vistos como pertencentes à mesma estrutura.
Percepção de Wertheimer: Direção Tendemos a ver as figuras de maneira tal que a direção continue de modo fluido.
Percepção de Wertheimer: Disposição objetiva Quando vemos um certo tipo de organização, continuamos a vê-lo, mesmo quando os fatores de estímulos que levaram à percepção original estão agora ausentes.
Percepção de Wertheimer: Destino comum Os elementos deslocados, de maneira semelhante, de um grupo maior tendem eles próprios, por sua vez, a ser agrupados.
Percepção de Wertheimer: Pragnanz As figuras são vistas de um modo tão bom possível, sob as condições de estímulos. A boa figura é estável (círculo tracejado)
Percepção de Wertheimer: Aplicação na psicoterapia Nos permite flexibilidade, espontaneidade, criatividade, poderão nos orientar frequentemente, indicando-nos o lugar onde nosso cliente está ou onde estamos com relação a ele, não só em termos de fantasia, como da realidade.
"O todo é anterior às suas partes" Quando nos deparamos com algo, a nossa percepção o capta como um todo e a seguir percebemos suas partes.
"O todo é anterior às suas partes" Aplicação na psicoterapia O cliente, ao trazer a queixa, apresenta apenas uma parte do seu todo, cabe ao terapeuta buscar compreender como esse todo está estruturado.
Figura e fundo É uma formação duo de uma figura sobre ou dentro da outra.
Figura e fundo Aplicação na psicoterapia Quando o cliente nos traz uma questão/problema, está é figura e faz parte de um fundo, que é o todo do cliente. Figura e fundo se relacionam entre si. Eles não existem de forma isolada.
O que quer dizer a visão ambígua? Que algo que ora foi figura, pode vir a se tornar fundo em um outro momento.
O que significa estar no "aqui e agora"? Significa que o todo pode ser explicado no aqui e agora sem a necessidade de recorrer a eventos anteriores. É experienciar a realidade interna e externa como ela acontece.
O que vem a ser comportamento molar e molecular? O comportamento molar acontece em um contexto externo e o molecular é de ordem dos estímulos internos ao organismo.
O que é o meio geográfico e o comportamental? O geográfico se trata da estrutura do lugar onde a experiência da pessoa está acontecendo e o comportamental é a relação do organismo com o meio geográfico.
Espaço vital de Lewin É onde o comportamento ocorre (meio geográfico + comportamental). O espaço vital é o universo do psicológico, é o todo da realidade psicológica. Contem a totalidade dos fatos possíveis.
Propriedade de Permeabilidade Tudo que está fora do Meio Psicológico, ou seja, o que pertence ao não-psicológico (mundo físico) só pode entrar em contato direto com a pessoa através do meio psicológico. Isto significa que se pode funcionar em níveis diferentes no que se refere a contato ou a limite do contato que se estabelece com a realidade. Aquilo que não pertence ao espaço vital, permanece no campo das hipóteses/fantasias. Algo adquire realidade objetiva no momento em que é trazido para dentro do espaço vital. Assim, ideias ou coisas sobre as quais não se tem nenhum poder permanecem no campo das antecipações, pois algo se torna real no momento em que se tem algum tipo de poder sobre ele.
Qual a definição de Lewin para "fatos" e "acontecimentos"? Um "acontecimento" é a interação de vários "fatos". (ex: um livro, um boi são fatos. Um boi pastando é acontecimento)
Por que lidar com uma emoção que se encontra na região perceptiva ou motora é lidar também com a região intrapessoal? Porque as diversas regiões estão em íntima comunicação e ocorrências de uma região passam para outras. Nada o que acontece no campo é visto sozinho ou sem valor por si só.
O que significa Reestruturação do espaço vital? Significa um novo campo, uma nova Gestalt, seja com relação a algum fato ou acontecimento, um novo modo de lidar consigo próprio ou com as coisas suas, um desejo, fantasia, etc.
Do que se trata a Teoria Organística? Que, quando uma parte é afetada, o todo também é.
Do que se trata a Equalização para Goldstein? É uma distribuição de força.
Quais crísticas Perls faz a Psicanálise? O fato de a psicanálise lidar com o fato isolado de seu todo, a forma linear de tratamento e o abandono do sistema de diferenciação.
Quais as diferenças da visão de homem entre a Gestalt-Terapia e a Psicanálise? A GT apresenta uma visão humanística, existencial e fenomenológica enquanto a psi vê como mecanicista, biológica e psicodinâmica.
Qual a influência de Reich? A percepção do homem na totalidade, e a ideia de que o corpo é a expressão visível do interior de cada um. Se soubermos observar o corpo, poderemos colher aí informações básicas de que necessitamos para um trabalho sério e integrado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Frederick Salomon Perls (Fritz)
LEONOR LUIZ FERNANDES
Confluência
Luiza Wille Augustin
Introjeção
Luiza Wille Augustin
O poder está no presente
Giselle Fleury
Sintoma
Nayra Silva
PSICOLOGIA DA GESTALT
Ana Luiza
Databases
Dean Whittle
Revolutions and Turmoil: Russia 1905-1917
Emily Faul
GCSE Physics Revision notes
Megan McDonald
OCR A-Level Computer Science from 2015 - Chapter 8 (Applications Generation)
Tyrone Muriithi
Preparing for ACT Math section
Don Ferris