3. Demais Produtos de Investimento 1/2

Description

Ancord Mercado Financeiro Flashcards on 3. Demais Produtos de Investimento 1/2, created by Matheus Flores8397 on 25/01/2016.
Matheus Flores8397
Flashcards by Matheus Flores8397, updated more than 1 year ago
Matheus Flores8397
Created by Matheus Flores8397 about 8 years ago
68
1

Resource summary

Question Answer
Renda Variável: São classificados como instrumentos de renda variável aqueles produtos cujos ___________ não são conhecidos, ou não podem ser previamente determinados, pois dependem de eventos futuros, tais como os fatores conjunturais. Renda Variável: São classificados como instrumentos de renda variável aqueles produtos cujos RENDIMENTOS não são conhecidos, ou não podem ser previamente determinados, pois dependem de eventos futuros, tais como os fatores conjunturais. * O exemplo mais comum são as ações.
Ações Definição: Ação representa a ___________ do capital social de uma empresa, ou seja, a unidade do capital nas sociedades _________. Ações Definição: Ação representa a MENOR “FRANÇÃO” do capital social de uma empresa, ou seja, a unidade do capital nas sociedades ANÔNIMAS.
Operação de Underwriting Operação de Underwriting
Agentes Underwriter: 1) Bancos de ____________ 2) Bancos ______ com carteira de Investimento 3) Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (SDTVM) 4) Sociedade _________ de Títulos e Valores Mobiliários. Agentes Underwriter: 1) Bancos de INVESTIMENTO 2) Bancos MÚLTIPLOS com carteira de Investimento 3) Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (SDTVM) 4) Sociedade CORRETORA de Títulos e Valores Mobiliários.
MERCADO __________: Colocação de títulos resultantes de novas emissões. Empresas utilizam o mercado ________ para captar os recursos necessários ao financiamento de suas atividades. MERCADO PRIMÁRIO: Colocação de títulos resultantes de novas emissões. Empresas utilizam o mercado PRIMÁRIO para captar os recursos necessários ao financiamento de suas atividades.
MERCADO __________: Negociação de ativos, títulos e valores mobiliários em mercados organizados, onde investidores compram e vendem em busca de lucratividade e liquidez, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado __________. MERCADO SECUNDÁRIO: Negociação de ativos, títulos e valores mobiliários em mercados organizados, onde investidores compram e vendem em busca de lucratividade e liquidez, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado PRIMÁRIO.
A liquidação na compra e venda de ações acontecem em D+____ A liquidação na compra e venda de ações acontecem em D+3
S.A Aberta x S.A Fechada ABERTAS: • Negociação em ____________; • Divisão do capital entre muitos sócios (pulverização); • Cumprimento de várias normas exigidas pelo agente regulador (_________ e ________). S.A Aberta x S.A Fechada ABERTAS: • Negociação em BOLSAS DE VALORES; • Divisão do capital entre muitos sócios (pulverização); • Cumprimento de várias normas exigidas pelo agente regulador (BOLSAS DE VALORES e CVM).
S.A Aberta x S.A Fechada FECHADAS: • Negociação no _________, sem _______; • Concentração do capital na mão de ________ acionistas. S.A Aberta x S.A Fechada FECHADAS: • Negociação no BALCÃO DAS EMPRESAS, sem GARANTIA; • Concentração do capital na mão de POUCOS acionistas.
Tipo de Ações Ordinárias (ON): Garante o direito a ________ Tipo de Ações Ordinárias (ON): Garante o direito a VOTO nas assembleias aos acionistas
Preferenciais (PN): • Tem preferência no recebimento de __________ em relação as ordinárias; Preferenciais (PN): • Tem preferência no recebimento de DIVIDENTOS em relação as ordinárias; • Não tem direito a voto; • Recebem 10% a mais de dividendos em relação a ordinárias; • Caso a companhia fique 3 anos sem distribuir dividendos passa a ter direito a voto.
Preferenciais (PN): • Não tem direito a ________ Preferenciais (PN): • Não tem direito a VOTO
Preferenciais (PN): • Recebem ___% a mais de dividendos em relação a ordinárias Preferenciais (PN): • Recebem 10% a mais de dividendos em relação a ordinárias
Preferenciais (PN): • Caso a companhia fique ____ anos sem distribuir dividendos passa a ter direito a _____. Preferenciais (PN): • Caso a companhia fique 3 anos sem distribuir dividendos passa a ter direito a VOTO.
Observação Empresas que abrem seu capital deverão ter no mínimo ___% de suas ações sendo do tipo ordinária (1/2 e 1/2). Observação Empresas que abrem seu capital deverão ter no mínimo 50% de suas ações sendo do tipo ordinária (1/2 e 1/2).
_____________: são cobrados pelas Bolsas por pregão em que tenham ocorrido negócios por ordem do investidor. EMOLUMENTO: são cobrados pelas Bolsas por pregão em que tenham ocorrido negócios por ordem do investidor.
Emolumentos: A taxa cobrada pela Bolsa é de _____% do valor financeiro da operação Emolumentos: A taxa cobrada pela Bolsa é de 0,035% do valor financeiro da operação
___________: Uma espécie de tarifa de manutenção de conta, cobrada por algumas corretoras. CUSTÓDIA: Uma espécie de tarifa de manutenção de conta, cobrada por algumas corretoras.
DIVIDENDOS: Distribuição de parte do lucro aos seus acionistas. Por lei as empresas devem dividir no mínimo ____% do seu lucro líquido. DIVIDENDOS: Distribuição de parte do lucro aos seus acionistas. Por lei as empresas devem dividir no mínimo 25% do seu lucro líquido.
Importante! O valor distribuído em forma de dividendos é descontado do ___________. Importante! O valor distribuído em forma de dividendos é descontado do PREÇO DA AÇÃO.
Juros sobre o __________: São proventos pagos em dinheiro como os dividendos, sendo, porém dedutíveis do lucro ___________ da empresa. Juros sobre o CAPITAL PRÓPRIO: São proventos pagos em dinheiro como os dividendos, sendo, porém dedutíveis do lucro TRIBUTÁVEL da empresa.
BONIFICAÇÕES: Correspondem à distribuição de __________ para os atuais acionistas, em função do aumento do capital. BONIFICAÇÕES: Correspondem à distribuição de NOVAS AÇÕES para os atuais acionistas, em função do aumento do capital.
Excepcionalmente pode ocorrer a distribuição de bonificação em ___________. Excepcionalmente pode ocorrer a distribuição de bonificação em DINHEIRO.
____________: Direito aos acionistas de aquisição de ações por aumento de capital, com preço e prazos determinados. Garante a possibilidade do acionista manter a mesma participação no capital total. SUBSCRIÇÃO: Direito aos acionistas de aquisição de ações por aumento de capital, com preço e prazos determinados. Garante a possibilidade do acionista manter a mesma participação no capital total.
O direito de subscrição assemelha-se ao direito de um titular de uma opção de compra (call), ou seja, ambos possuem o direito de comprar uma determinada quantidade de ações com ________ e ________ pré-estabelecidos. O direito de subscrição assemelha-se ao direito de um titular de uma opção de compra (call), ou seja, ambos possuem o direito de comprar uma determinada quantidade de ações com PRAZOS e CONDIÇÕES pré-estabelecidos.
Grupamento (Inplit): _______ a quantidade de ações _________ o valor de cada ação; Grupamento (Inplit): REDUZIR a quantidade de ações AUMENTANDO o valor de cada ação;
Desdobramento (Split): __________ a quantidade de ações _________ o valor da ação; Desdobramento (Split): AUMENTA a quantidade de ações REDUZINDO o valor da ação;
Grupamento (Inplit): Objetivo: ___________ Grupamento (Inplit): Objetivo: MENOR RISCO.
Desdobramento (Split): Objetivo: ___________ Desdobramento (Split): Objetivo: MAIOR LIQUIDEZ
Importante! Tanto no processo de SPLIT como o de INPLIT, o capital do investidor _____________. Importante! Tanto no processo de SPLIT como o de INPLIT, o capital do investidor NÃO SE ALTERA.
DAY TRADE: Combinação de operação de compra e de venda realizadas por um investidor com o mesmo ________ em um mesmo ________. DAY TRADE: Combinação de operação de compra e de venda realizadas por um investidor com o mesmo TÍTULO em um mesmo DIA.
Circuit breaker: Sempre que acionado, ________________. Circuit breaker: Sempre que acionado, INTERROMPE O PREGÃO.
Circuit breaker: Na Bovespa é acionado sempre que o Índice Ibovespa atinge uma queda de ___% (___ minutos de paralisação) e persistindo a queda, ___% (___ hora de paralisação). Circuit breaker: Na Bovespa é acionado sempre que o Índice Ibovespa atinge uma queda de 10% (30 minutos de paralisação) e persistindo a queda, 15% (1 hora de paralisação).
HOME BROKER: É um moderno canal de relacionamento entre os ___________ e as __________, que torna ainda mais ágil e simples as negociações no mercado acionário, permitindo o envio de ordens de compra e venda de ações pela Internet, e possibilitando o acesso às cotações, o acompanhamento de carteiras de ações, entre vários outros recursos. HOME BROKER: É um moderno canal de relacionamento entre os INVESTIDORES e as SOCIEDADES CORRETORAS, que torna ainda mais ágil e simples as negociações no mercado acionário, permitindo o envio de ordens de compra e venda de ações pela Internet, e possibilitando o acesso às cotações, o acompanhamento de carteiras de ações, entre vários outros recursos.
_________: Maior ou menor facilidade de se negociar um título, convertendo-o em dinheiro. LIQUIDEZ: Maior ou menor facilidade de se negociar um título, convertendo-o em dinheiro.
__________: Lote de títulos de características idênticas e em quantidade prefixada pelas bolsas de valores. LOTE-PADRÃO: Lote de títulos de características idênticas e em quantidade prefixada pelas bolsas de valores.
Acionista Controlador Pessoa natural ou jurídica, ou grupo de pessoas vinculadas por acordo de acionistas, que possui a maioria dos _____ (Ações _________) nas deliberações da assembleia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia, e usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento da companhia. Acionista Controlador Pessoa natural ou jurídica, ou grupo de pessoas vinculadas por acordo de acionistas, que possui a maioria dos VOTOS (Ações ORDINÁRIAS) nas deliberações da assembleia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia, e usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento da companhia.
“__________” Quando há mudança de controle de companhia aberta, os demais acionistas detentores de ações com direito a voto devem receber uma oferta pública de compra de suas ações pelo mesmo valor pago pelas ações do controlador e os acionistas preferenciais, quando for o caso, deverão receber uma oferta de, no mínimo, 80% do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle. “TAG ALONG” Quando há mudança de controle de companhia aberta, os demais acionistas detentores de ações com direito a voto devem receber uma oferta pública de compra de suas ações pelo mesmo valor pago pelas ações do controlador e os acionistas preferenciais, quando for o caso, deverão receber uma oferta de, no mínimo, 80% do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle.
Governança Corporativa da Empresa Governança corporativa é o conjunto de práticas que tem por finalidade alinhar os objetivos da administração da companhia aos _________________. Governança Corporativa da Empresa Governança corporativa é o conjunto de práticas que tem por finalidade alinhar os objetivos da administração da companhia aos INTERESSES DOS ACIONISTAS.
Entre os mecanismos de governança CORPORATIVA, destacam-se a existência de: • Conselho de __________ ativo e que atue com independência; • Maioria obrigatória de conselheiros independentes, todos com excelente reputação no mercado, experiência e firme compromisso de dedicação ao Conselho; • Comitê de __________ composto exclusivamente por membros independentes. Entre os mecanismos de governança CORPORATIVA, destacam-se a existência de: • Conselho de ADMINISTRAÇÃO ativo e que atue com independência; • Maioria obrigatória de conselheiros independentes, todos com excelente reputação no mercado, experiência e firme compromisso de dedicação ao Conselho; • Comitê de AUDITORIA composto exclusivamente por membros independentes.
Segmentos de Governança Corporativa Nível 1: Principais Exigências. • Realização de reuniões _________ com analistas e investidores, ao menos uma vez por ______ Segmentos de Governança Corporativa Nível 1: Principais Exigências. • Realização de reuniões PÚBLICAS com analistas e investidores, ao menos uma vez por ANO
Segmentos de Governança Corporativa Nível 1: Principais Exigências. • Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando ____% do capital social da companhia. Segmentos de Governança Corporativa Nível 1: Principais Exigências. • Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% (vinte e cinco por cento) do capital social da companhia.
Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. • Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais ______ ou ______ Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. • Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais IFRS ou US GAAP * IFRS: International Financial Reporting Standards, são normas internacionais de contabilidade ** US GAAP: US Generally Accepted Accounting Principles
Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. Conselho de Administração com mínimo de _______ membros e mandato unificado de até ______ anos, permitida a reeleição. Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. Conselho de Administração com mínimo de 5 (cinco) membros e mandato unificado de até 2 (dois) anos, permitida a reeleição.
Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. No mínimo, ___% dos membros deverão ser conselheiros independentes Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. No mínimo, 20% (vinte por cento) dos membros deverão ser conselheiros independentes
Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. Extensão para todos os acionistas detentores de ações __________ das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia e de, no mínimo, ____% deste valor para os detentores de ações ____________ (tag along). Segmentos de Governança Corporativa Nível 2: Principais Exigências. Extensão para todos os acionistas detentores de ações ORDINÁRIAS das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia e de, no mínimo, 80% (oitenta por cento) deste valor para os detentores de ações PREFERENCIAIS (tag along).
Novo Mercado: Principais Exigências • Transparência maior na gestão e na publicação; • _____% das ações devem ser ordinárias; Novo Mercado: Principais Exigências • Transparência maior na gestão e na publicação; • 100% das ações devem ser ordinárias;
Novo Mercado: Principais Exigências • _____% tag along; Novo Mercado: Principais Exigências • 100% tag along;
Novo Mercado: Principais Exigências • IPO de no mínimo R$____; Novo Mercado: Principais Exigências • IPO de no mínimo R$ 10 milhões;
Novo Mercado: Principais Exigências • Manter no mínimo ____% das ações em circulação. Novo Mercado: Principais Exigências • Manter no mínimo 25% das ações em circulação.
A Análise Técnica, ou gráfica estabelece projeções para os preços das ações baseadas na observação do comportamento ________: sua demanda e oferta e a evolução _______ dos volumes negociados e os preços das ações. A Análise Técnica, ou gráfica estabelece projeções para os preços das ações baseadas na observação do comportamento PASSADO: sua demanda e oferta e a evolução PASSADA dos volumes negociados e os preços das ações.
Em resumo, a análise técnica estuda as movimentações nos preços passados e, a partir daí, explica a sua evolução futura. Em resumo, a análise técnica estuda as movimentações nos preços passados e, a partir daí, explica a sua evolução FUTURA.
ANÁLISE TÉCNICA Os instrumentos utilizados para esta análise são gráficos de ____________, gráficos __________ e gráficos de _________. ANÁLISE TÉCNICA Os instrumentos utilizados para esta análise são gráficos de ACOMPANHAMENTO, gráficos PONTO-FIGURA e gráficos de BARRAS.
Análise Fundamentalista A análise Fundamentalista utiliza-se de informações quanto à empresa, ao _______ a que ela pertence, ao mercado de ações e à ___________ econômica. Análise Fundamentalista A análise Fundamentalista utiliza-se de informações quanto à empresa, ao setor a que ela pertence, ao mercado de ações e à conjuntura econômica.
Principais Índices de Mercado IBOVESPA Mais utilizado e mais importante índice brasileiro. Composto pelas ações de maior ________ da bolsa de valores dos últimos __________. Principais Índices de Mercado IBOVESPA Mais utilizado e mais importante índice brasileiro. Composto pelas ações de maior LIQUIDEZ da bolsa de valores dos últimos 12 MESES.
Principais Índices de Mercado IBOVESPA A carteira é revista ao final de cada ______________. Principais Índices de Mercado IBOVESPA A carteira é revista ao final de cada QUADRIMESTRE; (jan–abril; maio–ago; set-dez).
IBOVESPA As ações para participarem do Ibovespa devem obrigatoriamente: • Apresentar, em termos de volume, participação superior a ____% do total; • Ter sido negociada em mais de ____% do total de pregões do período. IBOVESPA As ações para participarem do Ibovespa devem obrigatoriamente: • Apresentar, em termos de volume, participação superior a 0,1% do total; • Ter sido negociada em mais de 80% do total de pregões do período.
Principais Índices de Mercado IBrX Assim como o Ibovespa, é composto pelas 100 empresas com o maior número de operações e volume negociado na Bovespa nos últimos __________. Principais Índices de Mercado IBrX Assim como o Ibovespa, é composto pelas 100 empresas com o maior número de operações e volume negociado na Bovespa nos últimos 12 MESES.
Principais Índices de Mercado IBrX O que diferencia do Ibovespa, é o fato do IBrX considerar apenas as ações ______________________, desconsiderando assim as ações __________________. Principais Índices de Mercado IBrX O que diferencia do Ibovespa, é o fato do IBrX considerar apenas as ações DISPONÍVEIS NO MERCADO, desconsiderando assim as ações EM POSSE DOS CONTROLADORES.
Principais Índices de Mercado IBrX-50 Adota os mesmos critérios do Índice IBrX, mas é composto apenas pelas ____ ações de maior ________. Principais Índices de Mercado IBrX-50 Adota os mesmos critérios do Índice IBrX, mas é composto apenas pelas 50 ações de maior LIQUIDEZ.
Principais Índices de Mercado ISE - Índice de _____________ _____________. Principais Índices de Mercado ISE - Índice de SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL.
ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial Ferramenta para análise comparativa de performance das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da ________________ corporativa, baseada na eficiência __________, no equilíbrio __________, na justiça _________ e na governança corporativa. ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial Ferramenta para análise comparativa de performance das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da SUSTENTABILIDADE corporativa, baseada na eficiência ECONÔMICA, no equilíbrio AMBIENTAL, na justiça SOCIAL e na GOVERNANÇA CORPORATIVA.
ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. Metodologia do índice foi desenvolvida pela _________, e reuniu inicialmente _____ empresas. ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. Metodologia do índice foi desenvolvida pela FGV-SP, e reuniu inicialmente 28 empresas.
Índice Mid-Large Cap – MLCX e Índice Small Cap - SMLL Criados pela __________, o Índice Mid Large Cap (MLCX) e o Índice Small Cap (SMLL) têm por objetivo medir o comportamento das empresas listadas na Bolsa de modo ______________ Índice Mid-Large Cap – MLCX e Índice Small Cap - SMLL Criados pela BM&FBOVESPA, o Índice Mid Large Cap (MLCX) e o Índice Small Cap (SMLL) têm por objetivo medir o comportamento das empresas listadas na Bolsa de modo SEGMENTADO
BM&FBOVESPA Mid Large Cap (MLCX) O índice Mid Large medirá o retorno de uma carteira composta pelas empresas listadas de ________ _________ BM&FBOVESPA Mid Large Cap (MLCX) O índice Mid Large medirá o retorno de uma carteira composta pelas empresas listadas de MAIOR CAPITALIZAÇÃO.
Índice BM&FBOVESPA Small Cap (SMLL) o índice Small Cap medirá o retorno de uma carteira composta por empresas de __________ __________. Índice BM&FBOVESPA Small Cap (SMLL) o índice Small Cap medirá o retorno de uma carteira composta por empresas de MENOR CAPITALIZAÇÃO.
Índice Mid-Large Cap – MLCX e Índice Small Cap - SMLL As ações componentes serão selecionadas por sua ________, e serão ponderadas nas carteiras pelo _____________ das ações disponíveis à negociação. Índice Mid-Large Cap – MLCX e Índice Small Cap - SMLL As ações componentes serão selecionadas por sua LIQUIDEZ, e serão ponderadas nas carteiras pelo VALOR DE MERCADO das ações disponíveis à negociação.
Principais Índices de Mercado IEE - _________________ Principais Índices de Mercado IEE - Índice de Energia Elétrica
IEE - Índice de Energia Elétrica Primeiro índice ________ da BM&FBOVESPA, o Índice de Energia Elétrica (IEE) foi lançado em agosto de 1996 com o objetivo de medir o desempenho do setor de energia elétrica. Dessa forma, constitui-se em um instrumento que permite a avaliação da performance de carteiras _____________ nesse setor. IEE - Índice de Energia Elétrica Primeiro índice SETORIAL da BM&FBOVESPA, o Índice de Energia Elétrica (IEE) foi lançado em agosto de 1996 com o objetivo de medir o desempenho do setor de energia elétrica. Dessa forma, constitui-se em um instrumento que permite a avaliação da performance de carteiras ESPECIALIZADAS nesse setor.
Clube de Investimento O Clube de Investimento é um condomínio constituído por no mínimo ___ pessoas e no máximo ___ pessoas físicas. Clube de Investimento O Clube de Investimento é um condomínio constituído por no mínimo 3 pessoas e no máximo 50 pessoas físicas.
Clube de Investimento Objetiva a aplicação de recursos em títulos e valores mobiliários, sendo administrado por ___________, ___________ e bancos de _____________. Clube de Investimento Objetiva a aplicação de recursos em títulos e valores mobiliários, sendo administrado por CORRETORAS, DISTRIBUIDORAS e BANCOS DE INVESTIMENTO.
Clube de Investimento Quando se tratar de empregados de uma mesma __________, o número de condôminos pode ser ________. Clube de Investimento Quando se tratar de empregados de uma mesma EMPRESA, o número de condôminos pode ser MAIOR.
Clube de Investimento A carteira é composta por ____% no mínimo em ações, sendo o restante em _____________ e ____________. Clube de Investimento A carteira é composta por 67% no mínimo em ações, sendo o restante em RENDA FIXA e DERIVATIVO.
Clube de Investimento O máximo que um único investidor pode ter de um clube de investimento é de ___% sobre o patrimônio do clube. Clube de Investimento O máximo que um único investidor pode ter de um clube de investimento é de 40% sobre o patrimônio do clube.
Diferencas entre Clubes de Investimento e Fundos de Investimento Com a alteração do mínimo obrigatório de aplicação de um clube de investimento em Ações, de 51% para 67%, a diferença entre fundo de ações e clube de investimento passa a ser de apenas a possibilidade do investidor fazer parte da _____________, o que já não acontece com fundos de ações se o mesmo não for exclusivo. Diferencas entre Clubes de Investimento e Fundos de Investimento Com a alteração do mínimo obrigatório de aplicação de um clube de investimento em Ações, de 51% para 67%, a diferença entre fundo de ações e clube de investimento passa a ser de apenas a possibilidade do investidor fazer parte da GESTÃO DO CLUBE, o que já não acontece com fundos de ações se o mesmo não for exclusivo.
Depositary Receipts (DR’s) São títulos negociados em um país que têm como lastro ações de uma empresa que está instalada ____________. Depositary Receipts (DR’s) São títulos negociados em um país que têm como lastro ações de uma empresa que está instalada FORA DESTE PAÍS.
Brazilian Depositary Receipts (DR’s) (definição BMFBOVESPA) são certificados de depósito de valores mobiliários emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de emissão de companhias abertas com sede ____________. Brazilian Depositary Receipts (DR’s) (definição BMFBOVESPA) são certificados de depósito de valores mobiliários emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de emissão de companhias abertas com sede NO EXTERIOR.
BDRs – Brazilian Depositary Receipts Sua emissão deve ser realizada por instituições ________, as chamadas instituições depositárias ou emissoras, que são empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central e habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a emitir BDRs. BDRs – Brazilian Depositary Receipts Sua emissão deve ser realizada por instituições BRASILEIRAS, as chamadas instituições depositárias ou emissoras, que são empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central e habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a emitir BDRs.
BDRs – Brazilian Depositary Receipts A emissão é lastreada em valores mobiliários custodiados em ___________ por instituições custodiantes. Estas são responsáveis por manter os valores mobiliários a que os BDRs se referem em custódia. BDRs – Brazilian Depositary Receipts A emissão é lastreada em valores mobiliários custodiados em SEU PAÍS DE ORIGEM por instituições custodiantes. Estas são responsáveis por manter os valores mobiliários a que os BDRs se referem em custódia.
Quais os tipos de BDRs? Existem dois tipos de BDRs: os _____________ (níveis I, II e III), quando as próprias empresas disponibilizam seus valores mobiliários para serem negociados no Brasil; e os _______________, quando uma instituição depositária, sem o envolvimento da companhia estrangeira, lança a negociação destes certificados aqui no Brasil. Quais os tipos de BDRs? Existem dois tipos de BDRs: os PATROCINADOS (níveis I, II e III), quando as próprias empresas disponibilizam seus valores mobiliários para serem negociados no Brasil; e os NÃO PATROCINADOS, quando uma instituição depositária, sem o envolvimento da companhia estrangeira, lança a negociação destes certificados aqui no Brasil.
Renda Fixa Renda fixa é uma obrigação cujo rendimento (taxa de juros) é determinado no momento da compra do título. Esse rendimento pode ter sua remuneração ____________ ou ____________. Renda Fixa Renda fixa é uma obrigação cujo rendimento (taxa de juros) é determinado no momento da compra do título. Esse rendimento pode ter sua remuneração PREFIXADA ou PÓS-FIXADA.
Renda Fixa Rentabilidades • Pré-Fixada: Um título é prefixado quando o valor dos rendimentos é conhecido no _____________ Renda Fixa Rentabilidades • Pré-Fixada: Um título é prefixado quando o valor dos rendimentos é conhecido no INÍCIO DA OPERAÇÃO
Renda Fixa Rentabilidades • Pós Fixada: Um título é pós-fixado quando o valor dos juros somente é conhecido no momento do _________. Renda Fixa Rentabilidades • Pós Fixada: Um título é pós-fixado quando o valor dos juros somente é conhecido no momento do RESGATE.
Renda Fixa Definições PU: ___________ do título... Renda Fixa Definições PU: PREÇO UNITÁRIO do título, ou seja, o preço de negociação calculado em uma determinada data.
Renda Fixa Preço Unitário O cálculo do PU é o valor presente dos fluxos _________ de pagamento do título. Renda Fixa Preço Unitário O cálculo do PU é o valor presente dos fluxos FUTUROS de pagamento do título.
Renda Fixa Preço Unitário O valor do PU de um título prefixado é ____________ proporcional a taxa de juros, ou seja, quanto ________ a taxa de juros _________ será o PU do título. Renda Fixa Preço Unitário O valor do PU de um título prefixado é INVERSAMENTE proporcional a taxa de juros, ou seja, quanto MAIOR a taxa de juros MENOR será o PU do título.
Renda Fixa Quanto _______ o PU de um título _______ será a sua rentabilidade (seu retorno). Renda Fixa Quanto MAIOR o PU de um título MENOR será a sua rentabilidade (seu retorno).
Títulos Públicos Federais A dívida pública federal interna e externa é composta, em sua maior parte, por títulos mobiliários que diferem entre si conforme o ___________ e a ___________ da emissão. Títulos Públicos Federais A dívida pública federal interna e externa é composta, em sua maior parte, por títulos mobiliários que diferem entre si conforme o CONTEXTO e a FINALIDADE da emissão.
Títulos Públicos Federais Tipo de Rentabilidades: • Pré-Fixada: quando o valor dos rendimentos é conhecido no _________ da operação. • Pós Fixada: quando o valor dos juros somente é conhecido no momento do __________. Títulos Públicos Federais Tipo de Rentabilidades: • Pré-Fixada: quando o valor dos rendimentos é conhecido no INÍCIO da operação. • Pós Fixada: quando o valor dos juros somente é conhecido no momento do RESGATE.
Títulos Públicos Federais Pagamento dos Juros: _____________: São títulos onde os juros são pagos todos no vencimento do título, junto com o seu principal. Títulos Públicos Federais Pagamento dos Juros: ZERO CUPOM: São títulos onde os juros são pagos todos no vencimento do título, junto com o seu principal.
Títulos Públicos Federais Pagamento dos Juros: ___________: São títulos que possuem pagamentos periódicos de juros. Títulos Públicos Federais Pagamento dos Juros: COM CUPOM: São títulos que possuem pagamentos periódicos de juros.
Títulos Públicos Federais ____: preço unitário do título, ou seja, o preço de negociação calculado em uma determinada data; Títulos Públicos Federais PU: preço unitário do título, ou seja, o preço de negociação calculado em uma determinada data;
Títulos Públicos Federais O cálculo do PU é o valor __________ dos fluxos __________ de pagamento do título Títulos Públicos Federais O cálculo do PU é o valor PRESENTE dos fluxos FUTUROS de pagamento do título
Títulos Públicos Federais O valor do PU de um título prefixado é _______________ proporcional a taxa de juros, ou seja, quanto _______ a taxa de juros _______ será o PU do título Títulos Públicos Federais O valor do PU de um título prefixado é INVERSAMENTE proporcional a taxa de juros, ou seja, quanto MAIOR a taxa de juros MENOR será o PU do título
Títulos Públicos Federais Quanto ________ o PU de um título ________ será a sua rentabilidade (seu retorno). Títulos Públicos Federais Quanto MAIOR o PU de um título MENOR será a sua rentabilidade (seu retorno).
Títulos Públicos Federais Novidades A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aperfeiçoou o Programa Tesouro Direto para deixá-lo mais atraente, simples e acessível aos investidores. Dentre as mudanças estão a __________ ________. Títulos Públicos Federais Novidades A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aperfeiçoou o Programa Tesouro Direto para deixá-lo mais atraente, simples e acessível aos investidores. Dentre as mudanças estão a RECOMPRA DIÁRIA.
Títulos Públicos Federais Com a recompra diária, os investidores poderão vender seus títulos ao Tesouro Nacional todos os ________, ampliando a liquidez e a flexibilidade da aplicação. Antes, a recompra só ocorria às quartas-feiras Títulos Públicos Federais Com a recompra diária, os investidores poderão vender seus títulos ao Tesouro Nacional todos os DIAS, ampliando a liquidez e a flexibilidade da aplicação. Antes, a recompra só ocorria às quartas-feiras
Títulos Públicos Federais Uma das mudanças está na nomenclatura dos títulos públicos que antes eram definidos por suas siglas, passaram a ser mais simples, conforme tabela abaixo: Nome Anterior: LTN Nome Atual: __________ Títulos Públicos Federais Uma das mudanças está na nomenclatura dos títulos públicos que antes eram definidos por suas siglas, passaram a ser mais simples, conforme tabela abaixo: Nome Anterior: LTN Nome Atual: TESOURO PREFIXADO
Títulos Públicos Federais Nome Anterior: LFT Nome Atual: __________ Títulos Públicos Federais Nome Anterior: LFT Nome Atual: TESOURO SELIC
Títulos Públicos Federais Nome Anterior: NTN-B (Principal) Nome Atual: __________ Títulos Públicos Federais Nome Anterior: NTN-B (Principal) Nome Atual: TESOURO IPCA
Títulos Públicos Federais Nome Anterior: NTN-B Nome Atual: __________ Títulos Públicos Federais Nome Anterior: NTN-B Nome Atual: TESOURO IPCA com JUROS SEMESTRAIS (Título com Cupom)
Títulos Públicos Federais Nome Anterior: NTN-F Nome Atual: __________ Títulos Públicos Federais Nome Anterior: NTN-F Nome Atual: TESOURO PREFIXADO com JUROS SEMESTRAIS (Título com Cupom)
Títulos Públicos Federais Títulos SEM CUPOM: 1) _______ 2) _______ 3) _______ Títulos Públicos Federais Títulos SEM CUPOM: 1) LTN / Tesouro Prefixado 2) LFT / Tesouro Selic 3) NTN-B (Principal) / Tesouro IPCA
Títulos Públicos Federais Títulos COM CUPOM: 1) _______ 2) _______ Títulos Públicos Federais Títulos COM CUPOM: 1) NTN-B / Tesouro IPCA com Juros Semestrais 2) NTN-F / Tesouro Prefixado com Juros Semestrais
Títulos Públicos Federais LTN - Rentabilidade: Títulos Públicos Federais LTN - Rentabilidade: Tesouro Prefixado Deságio sobre o valor nominal (prefixado)
Títulos Públicos Federais LFT - Rentabilidade: Títulos Públicos Federais LFT - Rentabilidade: SELIC (pós fixado)
Títulos Públicos Federais NTN-B (Principal) - Rentabilidade: Títulos Públicos Federais NTN-B (Principal) - Rentabilidade: Juros + IPCA
Títulos Públicos Federais NTN-B - Rentabilidade: Títulos Públicos Federais NTN-B - Rentabilidade: Juros + IPCA
Títulos Públicos Federais NTN-F - Rentabilidade: Títulos Públicos Federais NTN-F - Rentabilidade: Deságio sobre o valor nominal (prefixado)
CDB - Certificado de Depósito Bancário É um título __________ de renda fixa para a captação de recursos de investidores pessoas físicas ou jurídicas, por parte dos __________. CDB - Certificado de Depósito Bancário É um título PRIVADO de renda fixa para a captação de recursos de investidores pessoas físicas ou jurídicas, por parte dos BANCOS.
CDB - Certificado de Depósito Bancário O CDB pode ser emitido por bancos ______________, bancos ____________ e bancos MÚLTIPLOS, com pelo menos uma destas carteiras descritas. CDB - Certificado de Depósito Bancário O CDB pode ser emitido por bancos COMERCIAIS, bancos DE INVESTIMENTO e bancos MÚLTIPLOS, com pelo menos uma destas carteiras descritas.
CDB - Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade 1) __________ 2) __________ CDB - Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade 1) Pré-fixada 2) Pós-fixada
CDB - Certificado de Depósito Bancário Liquidez O CDB pode ser negociado no mercado _____________. CDB - Certificado de Depósito Bancário Liquidez O CDB pode ser negociado no mercado SECUNDÁRIO.
CDB - Certificado de Depósito Bancário Liquidez O CDB _________ ser resgatado antes do prazo final... CDB - Certificado de Depósito Bancário Liquidez O CDB PODE ser resgatado antes do prazo final caso o banco emissor concorde em resgatá-lo. No caso de resgate antes do prazo final, devem ser respeitados os prazos mínimos.
CDB - Certificado de Depósito Bancário Liquidez Os CDB’s não podem ser indexados à variação ___________. CDB - Certificado de Depósito Bancário Liquidez Os CDB’s não podem ser indexados à variação CAMBIAL.
CDB - Certificado de Depósito Bancário Quando o investidor deseja obter um ren- dimento atrelado à variação cambial, é necessário fazer um contrato de ___________ paralelo ao CDB. “CDB __________”. CDB - Certificado de Depósito Bancário Quando o investidor deseja obter um ren- dimento atrelado à variação cambial, é necessário fazer um contrato de SWAP paralelo ao CDB. “CDB SWAPADO”.
CDB – Certificado de Depósito Bancário Garantias: Possuem cobertura do FGC?? CDB – Certificado de Depósito Bancário Garantias: Possuem cobertura do FGC até o limite vigente, atualmente de R$ 250.000,00.
Letras Financeiras Letras financeiras são títulos emitidos por ______________, que consistem em promessa de pagamento. Letras Financeiras Letras financeiras são títulos emitidos por INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, que consistem em promessa de pagamento.
Letras Financeiras Quem pode emitir: Bancos __________, ___________ e __________ Letras Financeiras Quem pode emitir: Bancos Comerciais, de Investimento e Múltiplo
Letras Financeiras Quem pode emitir: Sociedades de __________, __________ e __________ Letras Financeiras Quem pode emitir: Sociedades de CRÉDITO, FINANCIAMENTO e INVESTIMENTO
Letras Financeiras Quem pode emitir: • Caixas ____________; • Companhias ____________; Letras Financeiras Quem pode emitir: • Caixas ECONÔMICAS; • Companhias HIPOTECÁRIAS;
Letras Financeiras Quem pode emitir: • Sociedades de crédito ___________; • B______. Letras Financeiras Quem pode emitir: • Sociedades de crédito IMOBILIÁRIO; • BNDES.
Letras Financeiras A LF terá prazo mínimo de ____ meses para o vencimento, ________ o resgate, total ou parcial, antes do vencimento pactuado. Letras Financeiras A LF terá prazo mínimo de 24 meses para o vencimento, VEDADO o resgate, total ou parcial, antes do vencimento pactuado.
Letras Financeiras A LF não pode ser emitida com valor nominal unitário inferior a R$ ___________ Letras Financeiras A LF não pode ser emitida com valor nominal unitário inferior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
Letras Financeiras Remuneração: 1) ___________ 2) ___________ 3) ___________ Letras Financeiras Remuneração: 1) PREFIXADA 2) PÓS FIXADA 3) FLUTUANTES
Letras Financeiras Observação: É vedada a emissão com cláusula de variação cambial. Letras Financeiras Observação: É vedada a emissão com cláusula de variação CAMBIAL.
Letras Financeiras Observação: É admitido o pagamento periódico de rendimentos em intervalos de, no mínimo, ________. Letras Financeiras Observação: É admitido o pagamento periódico de rendimentos em intervalos de, no mínimo, 180 DIAS.
Letras Financeiras LF _____ coberta pelo FGC. Letras Financeiras LF NÃO ESTÁ coberta pelo FGC.
Debêntures Objetivo Captação de recursos de ________ e ________ prazo para sociedades anônimas (S.A.) não financeiras de capital aberto. Debêntures Objetivo Captação de recursos de MÉDIO e LONGO prazo para sociedades anônimas (S.A.) não financeiras de capital aberto.
Debêntures Objetivo Captação de recursos de MÉDIO e LONGO prazo para _______________ não financeiras de capital aberto. Debêntures Objetivo Captação de recursos de MÉDIO e LONGO prazo para SOCIEDADES ANÔNIMAS (S.A.) não financeiras de capital aberto.
Debêntures Objetivo Captação de recursos de MÉDIO e LONGO prazo para sociedades anônimas (S.A.) não ____________ de capital _________. Debêntures Objetivo Captação de recursos de MÉDIO e LONGO prazo para sociedades anônimas (S.A.) NÃO FINANCEIRAS de CAPITAL ABERTO.
Debêntures Observação: As sociedades de __________ mercantil e as companhias __________ estão também autorizadas a emitir debêntures. Debêntures Observação: As sociedades de ARRENDAMENTO mercantil e as companhias HIPOTECÁRIAS estão também autorizadas a emitir debêntures.
Debêntures Importante: _________ padronização das características deste título. Debêntures Importante: NÃO EXISTE padronização das características deste título.
Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: ___________ prazo de vencimento Debêntures Importante: A debênture pode incluir: QUALQUER prazo de vencimento
Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: ___________ (pagamento do valor nominal) programada na forma anual, semestral, trimestral, mensal ou esporádica, no percentual que a emissora decidir Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: AMORTIZAÇÃO (pagamento do valor nominal) programada na forma anual, semestral, trimestral, mensal ou esporádica, no percentual que a emissora decidir
Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: Remunerações através de correção __________ ou de __________ Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: Remunerações através de correção MONETÁRIA ou de JUROS
Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: Remunerações através do __________ (podendo ser vinculado à receita ou lucro da emissora) Debêntures NÃO EXISTE padronização das características deste título. A debênture pode incluir: Remunerações através do PRÊMIO (podendo ser vinculado à receita ou lucro da emissora)
Direito dos debenturistas: além das três formas de remuneração, o debenturista pode gozar de outros direitos/atrativos, desde que estejam na escritura, com o propósito de tornar mais atrativo o investimento neste ativo: Conversão da debênture em _______ da companhia Direito dos debenturistas: além das três formas de remuneração, o debenturista pode gozar de outros direitos/atrativos, desde que estejam na escritura, com o propósito de tornar mais atrativo o investimento neste ativo: Conversão da debênture em AÇÕES da companhia
Direito dos debenturistas: além das três formas de remuneração, o debenturista pode gozar de outros direitos/atrativos, desde que estejam na escritura, com o propósito de tornar mais atrativo o investimento neste ativo: Garantias contra o ______________ da emissora Direito dos debenturistas: além das três formas de remuneração, o debenturista pode gozar de outros direitos/atrativos, desde que estejam na escritura, com o propósito de tornar mais atrativo o investimento neste ativo: Garantias contra o INADIMPLEMENTO da emissora
Debêntures Como regra geral, o valor total das emissões de debêntures de uma empresa não poderá ultrapassar o seu ________________. Debêntures Como regra geral, o valor total das emissões de debêntures de uma empresa não poderá ultrapassar o seu CAPITAL SOCIAL.
Debêntures As debêntures podem ter na escritura de emissão cláusula de resgate antecipado? Debêntures SIM! Resgate Antecipado: as debêntures podem ter na escritura de emissão cláusula de resgate antecipado, que dá ao emissor (a empresa que está captando recursos) o direito de resgatar antecipadamente, parcial ou totalmente as debêntures em circulação.
Debêntures Aplicação em debêntures ___________ cobertas pelo FGC Debêntures Aplicação em debêntures NÃO ESTÃO cobertas pelo FGC
A função do ____________ é proteger o interesse dos debenturistas exercendo uma fiscalização permanente e atenta, verificando se as condições estabelecidas na escritura da debênture estão sendo cumpridas. A função do AGENTE FIDUCIÁRIO é proteger o interesse dos debenturistas exercendo uma fiscalização permanente e atenta, verificando se as condições estabelecidas na escritura da debênture estão sendo cumpridas.
Entende-se por relação _________ a confiança e lealdade estabelecida entre a instituição participante (administradora, gestora, custodiante, etc.) e os cotistas. Entende-se por relação FIDUCIÁRIA a confiança e lealdade estabelecida entre a instituição participante (administradora, gestora, custodiante, etc.) e os cotistas.
A emissão pública de debêntures exige a nomeação de um agente ___________. Esse agente deve ser ou uma pessoa natural capacitada ou uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central para o exercício dessa função e que tenha como objeto social a administração ou a custódia de bens de terceiros (ex.: corretora de valores). A emissão pública de debêntures exige a nomeação de um agente FIDUCIÁRIO. Esse agente deve ser ou uma pessoa natural capacitada ou uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central para o exercício dessa função e que tenha como objeto social a administração ou a custódia de bens de terceiros (ex.: corretora de valores).
O agente fiduciário não tem a função de __________ ou __________ da emissão. O agente fiduciário não tem a função de AVALISTA ou GARANTIDOR da emissão.
O Agente Fiduciário poderá usar de qualquer ação para proteger direitos ou defender interesses dos debenturistas, sendo-lhe especialmente facultado, no caso de INADIMPLEMENTO da emitente: requerer _________ da emitente, se não existirem garantias reais O Agente Fiduciário poderá usar de qualquer ação para proteger direitos ou defender interesses dos debenturistas, sendo-lhe especialmente facultado, no caso de INADIMPLEMENTO da emitente: requerer FALÊNCIA da emitente, se não existirem garantias reais
O Agente Fiduciário poderá usar de qualquer ação para proteger direitos ou defender interesses dos debenturistas, sendo-lhe especialmente facultado, no caso de INADIMPLEMENTO da emitente: executar _________ reais, receber o produto da cobrança e aplicá-lo no pagamento, integral ou proporcional dos debenturistas; O Agente Fiduciário poderá usar de qualquer ação para proteger direitos ou defender interesses dos debenturistas, sendo-lhe especialmente facultado, no caso de INADIMPLEMENTO da emitente: executar GARANTIAS reais, receber o produto da cobrança e aplicá-lo no pagamento, integral ou proporcional dos debenturistas;
Garantia Debêntures 1) Garantia R___________ 2) Garantia F___________ 3) Garantia Q___________ 4) Garantia S___________ Garantia Debêntures 1) Garantia REAL 2) Garantia FLUTUANTE 3) Garantia QUIROGRAFÁRIA 4) Garantia SUBORDINADA
Garantia Debêntures Garantia _______: fornecida pela emissora pressupõe a obrigação de não alienar ou onerar o bem registrado em garantia, tem preferência sobre outros credores, desde que averbada no registro. É uma garantia FORTE; Garantia Debêntures Garantia REAL: fornecida pela emissora pressupõe a obrigação de não alienar ou onerar o bem registrado em garantia, tem preferência sobre outros credores, desde que averbada no registro. É uma garantia FORTE;
Garantia Debêntures Garantia __________: assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo. Ela marca lugar na fila dos credores, e está na preferência, após as garantias reais, dos encargos trabalhistas e dos impostos. É uma garantia fraca, e sua execução privilegiada é de difícil realização, pois caso a emissora esteja em situação financeira delicada, dificilmente haverá um ativo não comprometido pela companhia; Garantia Debêntures Garantia FLUTUANTE: assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo. Ela marca lugar na fila dos credores, e está na preferência, após as garantias reais, dos encargos trabalhistas e dos impostos. É uma garantia fraca, e sua execução privilegiada é de difícil realização, pois caso a emissora esteja em situação financeira delicada, dificilmente haverá um ativo não comprometido pela companhia;
Garantia Debêntures Garantia ____________: ou sem preferência, não oferece privilégio algum sobre o ativo da emissora, concorrendo em igualdade de condições com os demais credores quirografários (sem preferência), em caso de falência da companhia; Garantia Debêntures Garantia QUIROGRAFÁRIA: ou sem preferência, não oferece privilégio algum sobre o ativo da emissora, concorrendo em igualdade de condições com os demais credores quirografários (sem preferência), em caso de falência da companhia;
Garantia Debêntures Garantia ______________: na hipótese de liquidação da companhia, oferece preferência de pagamento tão somente sobre o crédito de seus acionistas. Garantia Debêntures Garantia SUBORDINADA: na hipótese de liquidação da companhia, oferece preferência de pagamento tão somente sobre o crédito de seus acionistas.
Garantia Debêntures _______________: Quer dizer que se uma dívida do emissor vencer e ele ficar inadimplente, as debêntures também estarão vencidas automaticamente. O contrário é verdadeiro, ou seja, se ele não pagar a debênture, ou os juros, as outras dívidas podem ser declaradas vencidas automaticamente. É como se fosse um “bloco único” de obrigações inter-relacionadas. Garantia Debêntures CROSS DEFAULT: Quer dizer que se uma dívida do emissor vencer e ele ficar inadimplente, as debêntures também estarão vencidas automaticamente. O contrário é verdadeiro, ou seja, se ele não pagar a debênture, ou os juros, as outras dívidas podem ser declaradas vencidas automaticamente. É como se fosse um “bloco único” de obrigações inter-relacionadas.
Debêntures ____________: é o documento legal que declara as condições sob as quais a debênture foi emitida. Especifica direitos dos possuidores, deveres dos emitentes, todas as condições da emissão, os pagamentos dos juros, prêmio e principal, além de conter várias cláusulas padronizadas restritivas e referentes as garantias (se a debênture for garantida). Debêntures ESCRITURA: é o documento legal que declara as condições sob as quais a debênture foi emitida. Especifica direitos dos possuidores, deveres dos emitentes, todas as condições da emissão, os pagamentos dos juros, prêmio e principal, além de conter várias cláusulas padronizadas restritivas e referentes as garantias (se a debênture for garantida).
Notas Promissórias Quem pode emitir: ________ e _________ (sociedade anônimas e não sociedades limitadas). Notas Promissórias Quem pode emitir: SA ABERTA e SA FECHADA (sociedade anônimas e não sociedades limitadas).
Notas Promissórias São vedadas as OFERTAS PÚBLICAS de notas promissórias por instituições financeiras, sociedades corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil. Dessa forma, as Notas Promissórias dessas instituições NÃO são valores __________. Notas Promissórias São vedadas as OFERTAS PÚBLICAS de notas promissórias por instituições financeiras, sociedades corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil. Dessa forma, as Notas Promissórias dessas instituições NÃO são valores MOBILIÁRIOS.
Notas Promissórias A venda de nota promissória comercial necessita obrigatoriamente de uma instituição financeira atuando como agente colocador, podendo ser uma ___________ ou ___________. Notas Promissórias A venda de nota promissória comercial necessita obrigatoriamente de uma instituição financeira atuando como agente colocador, podendo ser uma DISTRIBUIDORA ou CORRETORA.
Notas Promissórias Pode ser resgatada antecipadamente (o que implica na extinção do título) caso o prazo mínimo de _________ seja cumprido, e que o titular (investidor) da NP concorde. Notas Promissórias Pode ser resgatada antecipadamente (o que implica na extinção do título) caso o prazo mínimo de 30 DIAS seja cumprido, e que o titular (investidor) da NP concorde.
Notas Promissórias A nota promissória comercial não possui garantia _________, por isso é um instrumento para empresas com bom conceito de crédito. Notas Promissórias A nota promissória comercial não possui garantia REAL, por isso é um instrumento para empresas com bom conceito de crédito.
Notas Promissórias Prazo • O prazo mínimo da NP é de ________ Notas Promissórias Prazo • O prazo mínimo da NP é de 30 DIAS;
Notas Promissórias O prazo máximo da NP é: _____ dias para S.A. de capital fechado _____ dias para S.A. de capital aberto Notas Promissórias O prazo máximo da NP é: 180 dias para S.A. de capital fechado 360 dias para S.A. de capital aberto
Notas Promissórias A NP possui uma data certa de vencimento? Notas Promissórias A NP possui uma data certa de vencimento? SIM!!
Notas Promissórias Rentabilidade 1) _________ 2) _________ Notas Promissórias Rentabilidade 1) PRÉ-FIXADA 2) PÓS-FIXADA
Notas Promissórias Uma NP pode ser remunerada por índice de preços? Notas Promissórias Uma NP pode ser remunerada por índice de preços? NÃO!!! * Como o prazo máximo de uma NP é de 360 dias, e a remuneração de ativos por índice de preços exige prazo mínimo de um ano, uma NP não pode ser remunerada por índice de preços. Ou seja, uma NP emitida com prazo de 1 ano teria um pouco mais de 360 dias, pois teria 365 ou 366 dias.
Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers) Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers)
Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers) Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers)
Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers) Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers)
Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers) Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers)
Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers) Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers)
Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers) Debêntures x Nota Promissórias (Commercial Papers)
________________: Título no qual o emitente, produtor rural (pessoa física ou jurídica) ou cooperativa de produção, vende antecipadamente certa quantidade de mercadoria, recebendo o valor negociado (ou insumos) no ato da venda e comprometendo-se a entregá-la na qualidade e no local acordado em uma data futura. CÉDULA DE PRODUTO RURAL - CPR: Título no qual o emitente, produtor rural (pessoa física ou jurídica) ou cooperativa de produção, vende antecipadamente certa quantidade de mercadoria, recebendo o valor negociado (ou insumos) no ato da venda e comprometendo-se a entregá-la na qualidade e no local acordado em uma data futura.
Cédula de Produto Rural - CPR O emitente deve procurar uma instituição (banco ou seguradora) que dê garantia à CPR, pois aumenta o universo de compradores interessados em adquiri-la. Essa instituição, após análise do cadastro e garantias que o emitente oferecer, acrescenta seu _______ ou agrega um ________. Cédula de Produto Rural - CPR O emitente deve procurar uma instituição (banco ou seguradora) que dê garantia à CPR, pois aumenta o universo de compradores interessados em adquiri-la. Essa instituição, após análise do cadastro e garantias que o emitente oferecer, acrescenta seu AVAL ou agrega um SEGURO.
Cédula de Produto Rural - CPR A CPR pode ser negociada por intermédio do mercado de _______ ou por meio do leilão eletrônico do Banco _________, em bolsas de mercadorias. Cédula de Produto Rural - CPR A CPR pode ser negociada por intermédio do mercado de BALCÃO ou por meio do leilão eletrônico do BANCO DO BRASIL, em bolsas de mercadorias.
Cédula de Produto Rural - CPR Imposto de renda para pessoa física: __________ Cédula de Produto Rural - CPR Imposto de renda para pessoa física: ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA PESSOA FÍSICA
Letra de Crédito do Agronegócio - LCA São títulos de renda fixa que “emprestam dinheiro” para instituições públicas ou privadas que apoiam o setor agrícola. Este título só pode ser emitido por bancos e por cooperativas de crédito (instituição financeira PÚBLICA ou PRIVADA); Letra de Crédito do Agronegócio - LCA São títulos de renda fixa que “emprestam dinheiro” para instituições públicas ou privadas que apoiam o setor agrícola. Este título só pode ser emitido por bancos e por cooperativas de crédito (instituição financeira ________ ou ________);
Letra de Crédito do Agronegócio - LCA Garantias: As LCA’s estão cobertas pelo _____, limitadas a R$ ________. Letra de Crédito do Agronegócio - LCA Garantias: As LCA’s estão cobertas pelo FGC, limitadas a R$ 250.000,00.
Letra de Crédito do Agronegócio - LCA Tributação IOF: alíquota _______ Letra de Crédito do Agronegócio - LCA Tributação IOF: alíquota ZERO aplicável sobre as operações realizadas com LCA.
Letra de Crédito do Agronegócio - LCA Tributação IR: os rendimentos são isentos de IR, quando a LCA for emitida em favor de pessoa _______ e mantidos em aplicação até o ____________. Letra de Crédito do Agronegócio - LCA Tributação IR: os rendimentos são isentos de IR, quando a LCA for emitida em favor de pessoa FÍSICA e mantidos em aplicação até o VENCIMENTO DO TÍTULO.
Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Instrumento de captação de recursos e de investimento no agronegócio. Podem emitir CRA as companhias ____________ de direitos CREDITÓRIOS do agronegócio Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Instrumento de captação de recursos e de investimento no agronegócio. Podem emitir CRA as companhias SECURITIZADORAS de direitos creditórios do agronegócio
Diferença entre LCA e CRA As diferenças ficam por conta das formas de _________ o dinheiro dos investidores e de _______ emite o papel. Diferença entre LCA e CRA As diferenças ficam por conta das formas de ASSEGURAR o dinheiro dos investidores e de QUEM emite o papel.
Diferença entre LCA e CRA As LCA são cobertas por empréstimos ____________ As CRA provêm de operações lastreadas por créditos concedidos por empresas _____________. Diferença entre LCA e CRA As LCA são cobertas por empréstimos BANCÁRIOS As CRA provêm de operações lastreadas por créditos concedidos por empresas NÃO FINANCEIRAS.
Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Pode ser distribuído publicamente e negociado na _______, bem como em mercados de _______ organizados autorizados a funcionar pela CVM. Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Pode ser distribuído publicamente e negociado na BOLSA, bem como em mercados de BALCÃO organizados autorizados a funcionar pela CVM.
O CRA está coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC ? O CRA está coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC ? NÃO!!!
Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Tributação: os rendimentos são ISENTOS de IR, quando a CRA for emitida em favor de __________. Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Tributação: os rendimentos são isentos de IR, quando a CRA for emitida em favor de PESSOA FÍSICA.
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio é um título de crédito nominativo, de livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro e constitui título _________ _________ . Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio é um título de crédito nominativo, de livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro e constitui título EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL .
LCA x CDCA CDCA são emitidos por cooperativas de produtores rurais e de outras pessoas jurídicas que exerçam a atividade de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos e insumos agropecuários LCA são emitidas por instituições financeiras públicas ou privadas CDCA e as LCA têm a mesma natureza jurídica, com pequenas distinções: CDCA são emitidos por cooperativas de produtores rurais e de outras pessoas jurídicas que exerçam a atividade de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos e insumos agropecuários LCA são emitidas por instituições financeiras públicas ou privadas
CDCA O CDCA é emitido vinculado a direitos __________ originários de negócios realizados por agentes da cadeia produtiva do __________. CDCA O CDCA é emitido vinculado a direitos CREDITÓRIOS originários de negócios realizados por agentes da cadeia produtiva do AGRONEGÓCIO.
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Principais Vantagens para o investidor: • Obtenção de recursos para atender as necessidades de _____________ Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Principais Vantagens para o investidor: • Obtenção de recursos para atender as necessidades de FLUXO DE CAIXA
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Com taxa de juros _________ ou _________ Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Com taxa de juros FIXA ou FLUTUANTE
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Principais Vantagens para o investidor: Ausência de comprovação do ___________ dos ___________ Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Principais Vantagens para o investidor: Ausência de comprovação do DIRECIONAMENTO dos RECURSOS
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Alíquota de IOF: ________ Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Alíquota de IOF: ZERO
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA IR: __________ Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA IR: ISENÇÃO do IR para Pessoas Físicas.
Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Os lastros do título devem ser registrados em entidades autorizadas pelo Banco Central, como o _____, por exemplo. Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio - CDCA Os lastros do título devem ser registrados em entidades autorizadas pelo Banco Central, como o RTA, por exemplo.
RTA: Sistema de _________ de Títulos do ____________. RTA: Sistema de REGISTRO de Títulos do AGRONEGÓCIO. A BM&FBOVESPA desenvolveu o Sistema RTA, reconhecido e autorizado pelo Banco Central, que possibilita ao participante controlar o registro de cada título do agronegócio
Resumo Títulos do Segmento Agrícola Resumo Títulos do Segmento Agrícola
Resumo Títulos do Segmento Agrícola Resumo Títulos do Segmento Agrícola
Resumo Títulos do Segmento Agrícola Resumo Títulos do Segmento Agrícola
Resumo Títulos do Segmento Agrícola Resumo Títulos do Segmento Agrícola
Resumo Títulos do Segmento Agrícola Resumo Títulos do Segmento Agrícola
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões de 81 a 87 da avaliação de Macroeconomia
Patrik Brill
Exame Ancord - Módulo 8 - Mercado de Capitais
Raphael Nonato
Mercado Financeiro - Termos bancários
Aldo Costa Santos
Mercado de Capitais - Valores Mobiliários
Natanael Lima
Mercado Financeiro
Alexandre Jesus
GFO - Mercado Financeiro
Natanael Lima
Mercado Financeiro
Jaeder Briseno
Atividades Pré-Operacionais
ADILSON BARBOSA
Como classificar um investimento
isabelle papetti
Mercado Financeiro
Samuel de Paula Oliveira