Sistema Android

Description

- Programação para Dispositivos Móveis Flashcards on Sistema Android, created by Erton Sotero on 01/03/2016.
Erton Sotero
Flashcards by Erton Sotero, updated more than 1 year ago More Less
Raphael Luiz Fonseca
Created by Raphael Luiz Fonseca about 8 years ago
Erton Sotero
Copied by Erton Sotero about 8 years ago
197
14

Resource summary

Question Answer
Aspectos Principais - Consumo de Bateria - Processamento - Armazenamento - Segurança - SO
Desenvolvimento Nativo Desenvolvimento feito utilizando linguagens nativas (Android, iOS, Windows Phone, etc..) e SDKs de cada plataforma. - Não há reaproveitamento de código -Deve ser gerado um aplicativo para cada plataforma
Desenvolvimento Nativo - Vantagens - Instalações vão ocorrer diretamente pelas lojas (na maioria das vezes). - Todos recursos do dispositivos poderão ser utilizados. - Padrões de codificações utilizados.
Desenvolvimento Cross-Plataform Dividido entre:  Desenvolvimento híbrido  Desenvolvimento WEB - Desenvolvimento ocorre para todas as plataformas ou pode ocorrer migração entre plataformas com pouco esforço
Desenvolvimento Cross-Plataform - Desenvolvimento WEB - Web-apps - Rodam diretamente de browsers - A aplicação que pode rodar em múltiplas plataformas  - Atualização mais rápida e abrangente - Desenvolvem-se aplicativos ou sites usando html5, css3 e o conceito de WEB RESPONSIVO
WEB Responsivo - Uma abordagem web-design q/ adapta a exibição do conteúdo de um site de acordo com o tamanho da tela do dispositivo - Se adapta a cada formato de tela
Desenvolvimento Cross-Plataform - Desenvolvimento Híbrido - Para aplicativos menos robustos e mais simples - Desenvolvedor codifica uma vez e com pouco esforço - Consegue rodar em diferentes sistemas operacionais - Um web-app “embrulhado” num container nativo
Desenvolvimento Híbrido - Ferramentas - Phonegap / Cordova - Appcelerator - Sencha Touch
Paradigmas de Desenvolvimento Móvel
SOs Móveis - Combinam as funcionalidades de um computador pessoal com o uso de touchscreen, celular, bluetooth, WiFi, GPS, câmera e outras funcionalidades. - Geralmente são mais limitados em relação a processamento, espaço de memória e utilização de recursos em geral.
Android - Código-fonte open source - Começou baseado em kernel 2.6 do Linux (responsável por gerenciamento de memória, processos, threads e segurança). - Kit de desenvolvimento: Android SDK
HoneyComb - Primeira versão especialmente para rodar em tablet.
SDK - Software Development Kit - São uma API para permitir o desenvolvimento de software em determinada linguagem de programação. - Inclui ferramentas para debug e IDEs de desenvolvimento
SQLite - Biblioteca que implementa um banco de dados transacional que não necessita configuração ou de servidor. - Código aberto - Ideal para dispositivos embarcados. - Self-contained
SQLite - Arquitetura e Comandos
Dalvik VM - Máquina virtual para rodar arquivos .dex
WebKit - É um motor de renderização utilizado em navegadores web para renderizar páginas. -É utilizado por navegadores como o Google Chrome e o Safari.
Android - Arquitetura - Divida em 5 camadas em formato pilha
Android Arquitetura - Camada de Aplicação - Onde se localizam todos os aplicativos executados sobre o sistema operacional (como cliente de SMS/MMS, navegador, mapas, etc...).
Android Arquitetura - Camada de Framework de Aplicações - Camada de desenvolvimento - Fornece todas as funcionalidades necessárias para a construção de aplicativos, através das bibliotecas nativas. - Aplicações Android podem possuir diversos tipos de componentes: activities, services, content providers e broadcast receivers.
Android Arquitetura - Camada de Bibliotecas ( Libraries ) - Camada que possui as bibliotecas que são utilizadas pelo sistema e também bibliotecas de multimídia, visualização de camadas 2D e 3D, funções para navegação web e funções de acesso a banco SQLite.
Android Arquitetura - Camada de Runtime - Subcamada da Biblioteca. - Nessa camada se instancia a Dalvik, criada para cada aplicação executada.
Android Arquitetura - Camada de Kernel do Linux - Realiza o controle dos processos, gerenciando a memória, threads, protocolos de rede, modelos de drivers e segurança de arquivos. - O sistema de arquivos do Android é um sistema de arquivos Linux. - Camada mais próxima do hardware
Android - Ambiente de Desenvolvimento - Java Developer Kit (JDK)
Android - Estrutura de um projeto - Src: onde ficam os arq. fontes do projeto. - Gen: R.java: acessar elementos da tela. - Res (Recursos) - Drawable: Imagens. - Layout: Arquivo xml com o layout da tela. - Values: Arquivo xml com os textos. - AndroidManifest.xml: Config. projeto.
Android SDK's - Android Asset Packaging Tool Combina as funcionalidades do pkzip ou jar com um compilador de recursos específicos do Android. É responsável por gerar os pacotes .apk (extensão dos arquivos no android) e por processar os arquivos xml de layout.
Android SDK's - Android Debug Bridge (adb) - Realiza interação em tempo de execução com o emulador do android. Pode ser usado até através de WIFI com um celular com Android.
- Componente que representa cada uma das telas da aplicação. - Composta de subcomponentes chamados Views. - Deve ser uma classe que extenda android.app.activity. Android Componentes - Activity
Android Componentes - Views - Bloco de construção básico das interfaces de usuário. - Uma view ocupa uma área retângular na tela e é responsável por realizar desenhos e tratamento de eventos. - Classes bases dos widgets (que são usados para botões, campos de texto, etc...)
Android Componentes - Viewgroups São subclasses responsáveis pela criação dos layouts (containers invisíveis onde ficam as views e definem sua aparência – layout). - Componente com um conjunto de views.
Android Componentes - Intent ( Intenção ) - Intents são usados para enviar uma solicitação para que o android faça alguma coisa, como chamar outra tela, enviar um SMS, abrir outra aplicação, etc.. - Representam a INTENÇÃO de se executar alguma ação!
Android Componentes - Services (Serviços) -Classe no tempo de execução Android para rodar em background. - Deve ser usada quando o aplicativo tiver um ciclo de vida longo. - Rodam na thread principal do processo corrente e possui ciclo de vida próprio. - NÃO é um proc. separado e NÃO é uma thread.
- Realiza o tratamento de eventos externos. - É um mecanismo de alerta a eventos globais(ex: telefone tocando, sms recebido). - Implementa o método onReceive para processar Intents que chegam. Android Componentes - BroadCast Receivers (Receptor de Broadcast)
Android Componentes - Content Providers (Provedores de conteúdo) - Componente para compartilhar dados entre os aplicativos e recuperar dados de um repositório. - Se um componente do aplicativo (Activity, por exemplo), precisa acessar dados de outro aplicativo, o Content Provider é utilizado. - Operação de leitura, escrita ou ambas.
Persistência de Dados - “Refere-se ao armazenamento não-volátil de dados, como o armazenamento em um dispositivo físico, como um disco rígido.”
Classe Listview / ListActivity - Apresentar uma lista de itens que permita ao usuário interagir com esses itens, clicando-se sobre eles para a realização de operações
Android NDK - Toolset que permite desenvolver parte de um aplicativo com código em linguagem nativa. - Possível escrever bibliotecas em C e C++. - Suportado em Androids 1.5+. - Construir novas bibliotecas para usar com o SDK.
Show full summary Hide full summary

Similar

Exercícios de fixação – Informática Básica 04
Renato Costa
Linux, Mac, Android e Ios
Renato Costa
Stream Ops
josué santos
Desenvolvedor Android Pleno
Lucas Lang
Sites úteis Android
Lorran Alves
Aplicação com cálculo de hipotenusa
Gabriel Rocha
Aplicativo Android
Gabriel Guimarãe6311
Desenvolvedor Android Pleno
bruno Da silva
Exercícios de fixação – Informática Básica 04
Alessandro Teixeira
Linux, Mac, Android e Ios
Thiago CM
TripUp
DAT Systems