Fisiologia - P2

Description

Termorregulação - Flávio; Hormônios - Tatiana; Hormônio do crescimento - Tatiana; Pancreas e Sistema Endócrino - Tatiana; Rins - Flávio; Pulmão - Flávio;
Bela Cunha
Flashcards by Bela Cunha, updated more than 1 year ago
Bela Cunha
Created by Bela Cunha over 10 years ago
70
3

Resource summary

Question Answer
Formas de transferência de calor Condução, radiação, convecção, evaporação.
Condução Envolve transferência de calor de um material para o outro, através de contato muscular direto.
Convecção - rever Envolve a mobilização de calor de um lugar para o outro através de movimento de gases ou líquidos.
Radiação Primeiro método do corpo para liberação de calor excessivo. O calor é liberado por raios infravermelhos.
Evaporação Responsável por 20 a 80% da perda de calor no repouso e no exercício. Perda hídrica insensível - qdo líquido corporal entra em contato com ambiente externo.
Umidade relativa do ar É o conteúdo de vapor de água no ar. Qto maior a umidade, maior a dificuldade de evaporação do suor devido ao gradiente de concentração. Se o suor não evapora, não ocorre resfriamento.
Hipotálamo Regula a temperatura corporal e ativa o sistema autônomo.
Glândulas sudoríparas Recebem estímulo do Hipotálamo e secretam suor com o objetivo de umidificar a pele.
Rever - Músculo liso vascular da pele Em resposta ao aumento da temperatura corporal, recebem estímulos do Hipotálamo dilatam-se e aumentam o fluxo sanguíneo.
Músculo esquelético Em resposta a queda da temperatura corporal, recebem estímulos do Hipotálamo e iniciam os tremores para produção de calor.
Hormônios Adrenalina, noradrenalina e principalmente, tiroxina = aumentam a produção de calor.
Hormônios - ver figura 7-2, pág 218 São mensageiros químicos que são secretados para corrente sanguínea e se ligam à receptores específicos localizados em distantes células-alvo e iniciam uma resposta bioquímica. Os hormônios podem ser peptídeos/proteínas, podem esteroides (compostos por colesterol) ou derivados de um aminoácido (tirosina e triptofano). São produzidos por glândulas endócrinas, neurônios, células endócrinas isoladas ou células do sistema imunitário (citocinas).
Glândula Hipófise É dividida em duas partes: - adeno-hipófise (anterior) é uma glândula endócrina; - neuro-hipógise (posterior) é extensão do tecido neural do encéfalo e secreta neuro-hormônios produzidos no hipotálamo.
Neuro-hipófise Funciona apenas como um local de armazenamento e liberação de dois neuro-hormônios: ocitocina e vasopressina (ADH ou hormônio antidiurético). São pequenos hormônios peptídeos sintetizados em diferentes neurônios do hipotálamo. Depois de produzidas no corpo celular do neurônio, as vesículas contendo os hormônios são deslocadas pelo axônio até os terminais da célula (localizados na neuro-hipófise) e lá ficam armazenadas até que o hipotálamo receba um estímulo para que o conteúdo das vesículas seja secretado na corrente sanguínea.
Adeno-hipófise Secreta seis hormônios e para cada um deles há neuro-hormônios hipotalâmicos (de liberação ou inibição) que controlam sua produção e secreção. Os hormônios que então são produzidos na adeno-hipófise são chamados de hormônios tróficos, pois controlam a secreção de outros hormônios, isso porque cinco dos seis hormônios liberados têm como células-alvo outras glândulas endócrinas.
Hormônio do crescimento (GH ou somatotrofina): É um dos hormônios tróficos produzidos pela hipófise anterior e estimula a produção de hormônios no fígado, os fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGFs ou somatomedinas). Esses fatores atuam juntamente com o GH para estimular o crescimento dos ossos e dos tecidos moles e têm um efeito de feedback negativo para a produção de GH, além de serem responsáveis pelo crescimento de cartilagens.
Hipersecreção do GH - A hipersecreção do GH em crianças leva a uma doença conhecida como o gigantismo. Os sintomas do gigantismo são: testa, queixo, mãos, pés e dedos excessivamente grandes, atraso para entrar na puberdade, dificuldades na visão, etc. - Quando isso ocorre em adultos causa outra doença semelhante conhecida como acromegalia, na qual há alongamento da mandíbula, os traços faciais tornam-se grosseiros e as mãos e pés crescem excessivamente. Isso ocorre, pois o crescimento dos ossos para no fim da puberdade e normalmente o GH e os fatores de crescimento só continuam atuando na cartilagem e nos tecidos moles.
Pâncreas As células endócrinas do pâncreas constituem a menor parte dele e estão aglomeradas em ilhotas. Nessas ilhotas há células alfa que secretam glucagon, células beta que secretam insulina e células gama que secretam somatostatina. A maior parte do pâncreas é formada por células exógenas que produzem e secretam enzimas digestórias e bicarbonato. A regulação metabólica curta é mantida devido a proporção insulina/glucagon.
Show full summary Hide full summary

Similar

Constitutional Law
jesusreyes88
Cell Structure
daniel.praecox
GCSE English Literature: Of Mice and Men
Andrea Leyden
FCE Practice Quiz - B2
Christine Sang
Biology AS Level UNIT 1
Valentin Andrei
French Essay Writing Vocab
caitlindavies8
B3, C3, P3
George Moores
Physical Geography
clongworth25
Memory-boosting tips for students
Micheal Heffernan
Using GoConqr to teach Maths
Sarah Egan
GCSE Combined Science
Derek Cumberbatch