Guernica - análise resumida

Description

Guernica - análise resumida
Marília Mendes
Flashcards by Marília Mendes, updated more than 1 year ago
Marília Mendes
Created by Marília Mendes about 8 years ago
30
3

Resource summary

Question Answer
GUERNICA, de Pablo Picasso
Guerra Civil Espanhola Retrata o bombardeio à Guernica, cidade que não apenas era um alvo fácil para a aviação alemã de Adolf Hitler, em 1937, como também abrigava um símbolo do acordo que os monarcas espanhóis fizeram de respeitar as tradições bascas – o carvalho da espécie "Guernikako arbola". Francisco Franco, até então general do exército espanhol, e seu levante eram contra a autonomia regional, de modo que o ataque serviu de mensagem a todos que ambicionavam uma federação espanhola. Embora abrigasse uma população pequena, o ocorrido chocou o mundo, sobretudo Picasso.
Vanguarda artística: Cubismo Em pouco mais de um mês, o artista pintou o quadro cujas dimensões (350 x 782 cm) traduzem o impacto do ataque. A opção por pintar usando a técnica cubista deu-se não apenas porque o artista integrou o movimento desde o seu início, mas também porque consegue demonstrar os efeitos que o bombardeio causou ao povo, edifícios e animais sob várias perspectivas. É possível notar na obra as características do cubismo ao apresentar as figuras de forma desarmoniosa, subjetivas.
Ao observarmos a tela nos deparamos com figuras que expressam aflição, dor, insegurança, sofrimento, como a mulher com a criança no colo e o cavalo. As cores usadas pelo pintor em tons cinza e nas cores preta e branca nos remetem à morte, ao horror, ao desumano, à guerra e à destruição. Os aspectos simbólicos da obra expressados pelas figuras do touro, da flor, da mão que segura uma espécie de lamparina são fortes e passíveis de várias interpretações. São figuras que no conjunto da obra nos dão a ideia da luta, da violência acontecida no vilarejo e ao mesmo tempo representam o recomeço, a esperança de um povo inocente que se viu massacrado pela ambição de outros.
Show full summary Hide full summary

Similar

flash card
chrisvicent2014.
Análise de uma Crônica
Amanda Nunes
Análise Institucional - Georges Lapassade
Rayssa Martins
Simulado - Estatística SSO
Jéssica Meireles
Quiz - Engenharia de Requisitos
Adriana Gomes Alves
A população da América
Nicolas Martins
Análise de um Meme
Amanda Nunes
infomedica
robertabona
CF 225: MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO
dmrsa
1 - Diagnóstico e Configuração
Educx Fortaleza
PLANEJAMENTO
Lucas Victorino