Resumão B.D

Gabriel da Silva Coelho
Flashcards by Gabriel da Silva Coelho, updated more than 1 year ago
Gabriel da Silva Coelho
Created by Gabriel da Silva Coelho about 5 years ago
8
1

Description

Bacharelado Bancos De Dados (4º Bimestre) Flashcards on Resumão B.D, created by Gabriel da Silva Coelho on 03/16/2016.

Resource summary

Question Answer
O que é Banco de Dados? Coleção de dados inter-relacionados relevantes para algum propósito.
Como é um B.D? Um banco de dados pode ser de qualquer tamanho e complexidade variada. Podendo ser pode gerado e mantido manualmente ou automatizado por computador.
Quais Exemplos de B.D com Baixa Complexidade? Lista Telefônica Agenda Telefônica
Quais Exemplos de B.D de Alta Complexidade. B.D de Satélites
Quais os tipos de abordagem para B.D? Abordagem por Arquivos ou SGBD
Quais as Desvantagens da Abordagem de Arquivos? Redundância e inconsistência de dados. Dificuldade de acesso a dados. Isolamento de dados. Problemas de integridade. Problemas de atomicidade. Anomalias de acesso concorrente. Problemas de segurança
Explique a Redundância e Inconsistência de Dados. (arquivos) mesmas informações acabam sendo repetidas em diversos arquivos (redundância). A redundância propicia a inconsistência.
Explique a Dificuldade de Acesso aos Dados. (arquivos) Criar um novo programa toda vez que fosse filtrar algum tipo de informação.
Explique o Isolamento de Dados. (arquivos) Os dados ficam dispersos em vários arquivos, possivelmente com formatos diferentes, dificultando a criação de novos programas.
Explique Problemas de Integridade. (arquivos) Dificuldade de mudar regras do programa para vários arquivos
Explique problemas de Atomicidade. (arquivos) É necessário que o banco de dados consiga manter um estado consistente mediante à uma situação de falha. Ex: Transferência Bancaria
Explique as anomalias de acesso concorrente. (arquivos) Complexidade dos acessos simultâneos.
Explique Problemas de Segurança. (arquivos) O acessos aos itens de dado deve ser restrito por grupo de usuário ou até mesmo por usuário
O que um SGBD facilita? Facilita processos de: Definição Construção Manipulação do Banco de Dados para várias aplicações.
O que é DEFINIR um B.D . (SGBD) Envolve a especificação dos tipos, estruturas e restrições para os dados serem armazenados.
O que Contruir um B.D . (SGBD) É o processo de armazenamento dos dados a serem armazenados em algum meio de armazenamento que será controlado pelo SGBD.
O que é Manipular um B.D . (SGBD) Envolve operações como consultas ao BD para recuperar um dado específico; alteração do BD para refletir mudanças acontecidas no Mundo Real e geração de relatório dos dados.
SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS = ? Banco de Dados + Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)
O que é a Característica : Auto-descrição natural do Sistema de Banco de Dados ? Definição ou descrição completa da estrutura e restrições do Banco de Dados,armazenado no catálogo do sistema
O que é a Característica : Isolamento entre dados e programas e abstração de dados ? Em um SGBD a estrutura dos arquivos de dados é armazenado no catálogo separadamente dos programas de acesso aos dados.
O que é a Característica : Suporte a múltiplas visões de dados ? Possui vários usuários, cada um dos quais pode requerer diferentes perspectivas ou VISÕES do Banco de Dados.
O que é a Característica : Compartilhamento de dados e Processamento de transações multi-usuário.? Deve permitir que vários usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo. Controlar Concorrência para garantir que vários usuários possa alterar o mesmo dado de forma segura.
O que é a Característica : Controle de redundâncias ? Um único repositório de dados mantém o que é definido uma única vez e acessado por vários usuários.
O que é a Característica : Restringindo acessos não autorizados ? Possui módulo de controle de acesso para garantir ou retirar permissões de acesso a cada relação do Banco de Dados
O que é a Característica : Armazenamento persistente para objetos de programas e estruturas de dados Banco de Dados Objetos-Relacionais e Bancos de Objetos permitem o armazenamento persistente de objetos instanciados na memória.
O que é a Característica : Disponibilizando interfaces multiusuário ? Para os vários tipos de usuários de Banco de Dados são disponibilizadas várias interfaces.
O que é a Característica : Representando relacionamentos complexos entre dados ? Representar as relações existentes no B.D
O que é a Característica : Forçando as restrições de integridade ? Um SGBD disponibiliza capacidades para definir e controlar restrições de integridade dos dados armazenados.
O que é a Característica : Disponibilizando backup e recuperação ? Disponibiliza um módulo para backup e recuperação de dados, para que, quando da ocorrência de uma falha, informações não sejam perdidas.
O que é a Característica :Potencial para forçar padrões ? Padrões podem ser definidos para nomes e formatos de elementos de dados, padrão de exibição dos dados, estruturas de relatórios, terminologias, etc.
O que é a Característica : Redução do tempo de desenvolvimento de aplicações? Reduz em até ¼ do tempo de desenvolvimento de Sistemas Tradicionais.
O que é a Característica : Flexibilidade ? Facilidade na alteração da estrutura do Banco de Dados ou na inclusão de mais arquivos de dados.
O que é a Característica : Disponibilidade de informações atualizadas ? A alteração de um determinado dado em um SGBD é refletida automaticamente a todos os seus usuários.
O que é a Característica : Economia em escala. Facilita e economiza na escalabilidade.
Com relação ao MER, Como podemos classificar um atributo? Classificamos como: Simples ou Composto Monovalorado ou Multivalorado Mandatoriedade ou Opcional Determinando ou Não-Determinante
O quê é um Atributo Simples? É um atributo representado por um único Valor. Ex: Quantidade
O quê é um Atributo Composto? É um atributo representado por valores compostos. Ex: Endereço(Rua,numero...)
O quê é um Atributo Monovalorado? Atributo com valor único. Ex: Nome
O quê é um Atributo Multivalorado? Atributo com vários valores. Ex: Telefones
O quê é um Atributo com Mandatoriedade? É uma tributo que deve ser obrigatoriamente informado.
O quê é um Atributo Opcional? Atributo não obrigatório.
O quê é um Atributo Determinante? Atributo que determina uma instância unica da entidade.
O quê é um Atributo Não Determinante? Várias instâncias podem ter o mesmo valor.
Show full summary Hide full summary

Similar

Primeira Guerra Mundial
Pedro Rc
Historia do futebol
Equipe Educação Física
Resumo de Inglês
Marina Ribeiro Carreira
Parte Geral Direito Penal 1
Sávio Schimith Rodrigues Mansur
Primeira Guerra Mundial
Jacson Vargas
Imunologia
Kt Diogenes
ESCRITURAÇÃO ESCOLAR
Sônia Maria Ferreira Cunha
ESCRITURAÇÃO ESCOLAR
Sônia Maria Ferreira Cunha
AQA GCSE Physics Unit 2.2
Matthew T