ORIGEM DA BIOLOGIA

Ana Karolina Toledo
Flashcards by , created over 3 years ago

Flashcards on ORIGEM DA BIOLOGIA, created by Ana Karolina Toledo on 04/09/2016.

9
1
0
Tags No tags specified
Ana Karolina Toledo
Created by Ana Karolina Toledo over 3 years ago
F211- Module 1 Cells, exchange and transport
eilish.waite
AP Psychology Practice Exam
Jacob Simmons
GCSE Computing: Hardware
Yasmin F
Health and Social Care Flashcards
Kelsey Phillips
Art & Design in Context
Chloe Scott
An Inspector Calls
niamh.parris
The Flowering Plant and Photosynthesis
lalalucy13
Themes in Macbeth
annasc0tt
Of Mice and Men - Themes
Hafsa A
Biological Definitions
Yamminnnn
Question Answer
De que são feitos os seres vivos? Toda matéria é feita de átomos. No centro (núcleo) de um átomo há particularidades com carga elétrica positiva (prótons), e partículas sem cargas (nêutrons. Ao redor dessa região central, estão os elétrons, com carga elétrica negativa. Como o número de prótons é igual ao de elétrons, o átomo é eletricamente neutro.
CÉLULA Uma enorme quantidade de moléculas orgânicas e inorgânicas interage, formando a célula. É uma estrutura capaz de nutrir, crescer e se reproduzir.
UNICELULAR/PLURICELULAR As bactérias, os protozoários e alguns outros tipos de seres vivos são formados por uma única célula (unicelular); Mas a maioria é composta de muitas células (pluricelulares).
NUTRIÇÃO AUTOTRÓFICA Realizada apenas pelas plantas, algas e por bactérias, o organismo é capaz de produzir a glicose a partir de substâncias inorgânicas que retira no ambiente.
FOTOSSÍNTESE O organismo usa a energia luminosa do Sol, que é absorvida pela clorofila, produzindo glicose e liberando oxigênio na atmosfera.
TROPISMO Nos vegetais, acontece de forma mais lenta, manifestando-se por exemplo, pelo crescimento do caule em direção á luz ou pelo crescimento das raízes em direção ao solo.
HOMEOSTASE Propriedade do ser vivo manter relativamente constante o interior de seu organismo.
DNA São genes formados por segmentos de uma molécula orgânica.
CROMOSSOMOS Quando a célula se divide, os filamentos de condensam e são vistos ao microscópio como bastões.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA Equivale a uma simples divisão celular, os descendentes recebem cópias iguais do DNA do indivíduo original e são, geneticamente idênticos.
REPRODUÇÃO SEXUADA União de células especializadas, denominadas gametas, na maioria das vezes está ligada a uma diferença de sexo nos indivíduos adultos. - o sexo feminino produz o óvulo, em animais é chamado de ovócito secundário - o sexo masculino produz o espermatozoide.
FECUNDAÇÃO Quando ocorre e form-se o zigoto, ele se divide várias vezes originando um novo indivíduo que possuirá genes diferentes.
EVOLUÇÃO Para muitos cientistas, um grupo de dinossauros modificou-se com o tempo, e a partir dai surgiram as espécies de aves, que seriam descendentes dos dinossauros.
MUTAÇÃO Quando o DNA produz cópias com erro. Esse erro pode ser causado tanto por uma falha durante a duplicação, quanto pela exposição do organismo a radioatividade ou outros produtos químicos.
SELEÇÃO NATURAL Processo pelo qual são preservadas as mutações que favorecem a sobrevivência ou reprodução de organismos de uma população e eliminadas as mutações prejudiciais .
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBIA Consegue energia por meio de uma reação química entre a glicose e o gás oxigênio do ar, formando gás carbônico e água. A molécula de glicose é decomposta, liberando energia.
ESQUEMA ÁTOMO --- MOLÉCULA--- CÉLULA--- TECIDO--- ÓRGÃO --- SISTEMA--- ORGANISMO--- POPULAÇÃO--- COMUNIDADE--- BIOSFERA