Quinhentismo

Description

Flashcards sobre quinhentismo
Isadora  Borges
Flashcards by Isadora Borges, updated more than 1 year ago
Isadora  Borges
Created by Isadora Borges about 8 years ago
1549
46

Resource summary

Question Answer
Na época que o Brasil foi "achado" pelos portugueses, se originou um período literário, o Quinhentismo que.... foi um movimento que correspondeu à introdução da cultura europeia no Brasil. Esse período é dividido em literatura de informação e literatura jesuítica.
O que foi a literatura de informação? Foram os documentos feitos pelos navegadores e escribas portugueses endereçados ao rei de Portugal, eram documentos para informar a situação do "novo mundo". Muitos detalhes históricos, e não estéticos. Ex. Carta de Pero Vaz de Caminha
O que foi a literatura jesuítica? Foi o material que os jesuítas construíram enquanto catequizavam os índios, tudo com caráter religioso e pedagógico inspirado na bíblia, como poesias de devoção, teatros, e documentos para informar do trabalho feito.
As primeiras obras feitas pelos navegadores, são consideradas brasileiras ou portuguesas? Depende. Há críticos que afirmam que a literatura brasileira começou quando se criou uma CIRCULAÇÃO de obras, e outros que afirmam que a literatura de informação foi brasileira, pois os portugueses estavam em uma nova situação social.
Na literatura jesuíta, porque o Pe. Anchieta é o mais destacado visto que ele não foi o primeiro Pe. a tentar catequizar os índios? Pois ele foi o mais revolucionário em seu trabalho. Enquanto vários padres falhavam por não tentar compreender os índios, Pe. Anchieta estudou sua língua, fazendo um dicionário, e assim os catequizou, obtendo êxito.
Além da catequização, pode-se dizer que os jesuítas contribuíram positivamente para o desenvolvimento dos índios? Sim, além do ensinamento religioso, os jesuítas criaram escolas por todo país, onde ensinavam línguas, matemática, música e etc. Por muitas décadas, o único método de ensino era religioso, proveniente dos jesuítas
Nos documentos históricos do Quinhentismo, o que se observa sobre o choque cultural dos dois povos? Como só há documentos portugueses, se observa uma opinião completamente eurocêntrica, onde os índios são vistos como errados por ter uma cultura diferente da europeia.
O que é a chamada Literatura de Viagens? Outra seção do Quinhentismo, que é sobre os relatos extravagantes dos costumes e cultura indígenas e aspectos físicos da terra. Como o relato de antropofagia de Hans Staden
Por que vários livros não falam sobre a literatura de viagens, e somente a compactam com a literatura informativa? Porque a lit. de viagens se encaixa na informativa, visto que a de viagens também passava informações sobre a cultural do Brasil.
Quais são os autores Quinhentistas? Pero Magalhães Gandavo, Gabriel Soares de Souza, Pe. Anchieta, Pe. Manuel Nóbrega.
Show full summary Hide full summary

Similar

O Índio na literatura brasileira
Andreia Leão
Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
TROVADORISMO
Denise Teófilo
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss