Sobre o capítulo 19 do Filosofando

Description

Anotações sobre o debate filosófico sobre a liberdade.
Daniel Vieira Inácio
Flashcards by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio about 8 years ago
194
3

Resource summary

Question Answer
LIBERDADE INCONDICIONAL "Segundo essa perspectiva, ser livre é decidir e agir como se quer, sem determinação causal, seja exterior (ambiente em que se vive), seja interior (desejos, motivações psicológicas, caráter). (...) Ser livre, portanto, é ser incausado."
Aristóteles "Ao examinar as paixões humanas (...) Aristóteles diz que são apetites e, diante delas, não podemos dizer se somos bons ou maus, porque não dependem de nossa escolha. A virtude, no entanto, não é um apetite. mas uma disposição de caráter relacionada a uma escolha determinada por um princípio racional."
Santo Agostinho O livre-arbítrio "No sentido ético, livre-arbítrio significa liberdade de indiferença, por meio da qual o sujeito age pela força de sua vontade, independentemente dos constrangimentos que sofre."
DETERMINISMO "Segundo o determinismo científico, tudo o que existe tem uma causa. O mundo explicado pelo princípio do determinismo é o mundo da necessidade, e não o da liberdade". [O que seria, então, ser livre?]
Liberdade em Espinosa - 1°: "(...) viveu no século XVII, autor de uma teoria original, considerada por muitos determinista"
Liberdade em Espinosa - 2° Conatus "Todos os seres, em decorrência dessa ligação com os atributos divinos, têm uma potência natural de autoconservação, que Espinosa chama de conatus, segundo o qual TODA COISA SE ESFORÇA, ENQUANTO ESTÁ EM SI, POR PERSEVERAR NO SEU SER"
Liberdade em Espinosa - 3° "Espinosa distingue as paixões alegres das paixões tristes e completa que "o desejo que nasce da alegria é mais forte do que o desejo que nasce da tristeza". Os desejos nascidos da alegria são mais fortes porque aumentam nossa capacidade de agir e de conhecer, permitem o conhecimento humano, facilitam o encontro das pessoas."
LIBERDADE SITUADA "a discussão sobre a liberdade não se completa no plano de uma liberdade abstrata, nem conforme uma concepção racionalista, que privilegia apenas o trabalho da consciência, mas sim a partir da liberdade do sujeito encarnado, situado e capaz de relacionar-se com o mundo e consigo mesmo"
Na Fenomenologia: Facticidade e Transcendência "A facticidade é a dimensão de "coisa" que todo ser humano tem, é o conjunto das suas determinações" "A transcendência é a ação pela qual o ser humano executa o movimento de ir além dessas determinações."
Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) Liberdade e Corporeidade - 1 "Para ele, não tenho um corpo, mas sou meu corpo, ou seja, meu corpo não é um objeto no mundo, mas é aquilo pelo qual o mundo existe para mim." "desfaz a ideia de que de um lado existe o mundo dos objetos, do corpo, da pura facticidade e, de outro, o mundo da consciência, da subjetividade, da transcendência"
Merleau-Ponty (1908-1961) Liberdade e Corporeidade - 2 "O que é então liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído. (...) Portanto, nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua." (Merleau-Ponty)
Jean-Paul Sartre (1905-1980) "A existência precede a essência" "Segundo as concepções tradicionais, o ser humano possui uma essência, uma natureza humana universal. (...) Não é essa, no entanto, a posição de Sartre." "o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada". (Sartre)
Jean-Paul Sartre (1905-1980) O ser humano é um projeto "Qual é a diferença entre o ser humano e as coisas? É que só ele é livre, porque nada mais é do que seu PROJETO, ou seja, o ser que age tendo em vista o que virá."
Jean-Paul Sartre (1905-1980) Liberdade e responsabilidade "Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é." (Sartre) "ao mesmo tempo que construímos a nossa imagem, esta imagem é válida para todos e para toda a nossa época. Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade" (Sartre)
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227