África

Description

Informações sobre a África
Raquel Borges
Flashcards by Raquel Borges, updated more than 1 year ago
Raquel Borges
Created by Raquel Borges about 8 years ago
22
1

Resource summary

Question Answer
África: Seu país e cultura
Curiosidades: - A deserto da Saara possui pouco mais de 9 milhões de quilômetros quadrados. - A palavra Saara deriva da palavra tenere que na língua tuaregue significa deserto. - O principal rio que atravessa o deserto do Saara é o rio Nilo.
A principal civilização africana foi sem dúvida a egípcia, que construiu o primeiro império africano a mais de 5 mil anos. Por conseguinte, as cerâmicas de Nok (Nigéria) apontam para uma civilização muito desenvolvida que viveu do século V a.C. ao século II d.C. Mais adiante, no século XIII, surge o poderoso Reino do Kongo. Outros povos, como os Berberes (nômades do deserto do Saara) e os Bantos (região da Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões) também constituíram grandes grupos populacionais na África. Por fim, os africanos começaram a ser colonizados pelos europeus a partir do século XV e, ao atingir o século XIX, já estavam totalmente sob domínio das metrópoles europeias até a segunda metade do século XX.
De início, devemos considerar que grande parte da produção artística tradicional africana era feita para não ser vista e o material utilizado em sua confecção possuía um valor simbólico muito grande. Estas peças podem ser esculpidas, fundidas, pintadas, trançadas e tecidas e podem ser utilizadas como adornos corporais, trajes e itens de uso sagrado ou cotidiano. Geralmente, os produtos artísticos africanos representam os antepassados fundadores e apresentam figuras geométricas, antropomórfica, zoomórficas ou antropo-zoomórficas que ensinam a humanidade a produzir e se reproduzir.
Show full summary Hide full summary

Similar

AS FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES
Janayna Barbosa
Escravidão Africana e Escravidão no Brasil
Isadora Borges
Continente Africano.
Audemere Ribeiro
PerguntÁfricas
RodolThiaGustavo Historia
África
Alessandra S.
Continente Africano
Julie Almeida
Prêmio Camões
ANA CARVALHEIRA
GÊNESIS
Caio Hermínio
UBUNTU
Nati Lemmertz
Geografia do mundo
Igor Belarmino Lopes