Projeto "Sem Palavras"

Description

Apresentação do Projeto que será desenvolvido ao longo do ano com os alunos do 1º ano A
irisposito
Flashcards by irisposito, updated more than 1 year ago
irisposito
Created by irisposito about 8 years ago
16
0

Resource summary

Question Answer
Projeto "Sem Palavras, a leitura através das imagens" O projeto consiste em trabalhar a leitura de imagens com uma turma de 1º ano, ressaltando que nem sempre precisamos de palavras para fazer uma leitura. Serão apresentadas várias propostas de imagens (figuras, animações, fotografia, esculturas, etc) através de recursos tecnológicos (computador, projetor, câmera digital, etc). A partir destas imagens serão trabalhadas diversas atividades que estimulem a leitura, a ampliação de repertório, a produção de texto (listas, texto coletivo, etc), a interpretação e o diálogo. Além de ampliar o conhecimento dos recursos tecnológicos que serão utilizados.
1ª mês - Abril "Leitura Simultânea" e "Dia da Família na Escola" "Uma História de Amizade" Por: Stela Loducca Site: O pequeno leitor Foi montado no L.I. o projetor e foi mostrada essa história do site "o pequeno leitor", a história é narrada então não foi preciso que os alunos e pais presentes lessem. Após foi feito uma roda de conversa e os aluno retrataram sua análise através de desenho .
2ª mês - Maio "Placas e sinalizações" Imagens de placas e sinalizações, roda de conversa (leitura das placas e sinais), produção e pintura de placas além de confecção de jogo da memória.
3ª mês - Junho "Expressões faciais e emoticons" Fotografia, emoticons, identificar e listar as expressões/sentimentos, desenhar expressões, fotografar as crianças fazendo as expressões, visualizar as fotos de todos através de slides no projetor, visualizar video feito só com emoticons (Itaú), texto enigmático com emoticons.
4ª mês - Julho "Brincadeiras de criança" Leitura das obras (Ivan Cruz), identificar as brincadeiras, listar as brincadeiras, circuito de brincadeiras, confecção de avião e barquinho (meninos), boneca de papel (meninas)
5ª mês - Agosto "Receitas Ilustradas" Ilustração de algumas receitas (brigadeiro, bolo de cenoura,biscoito, etc) e video ensinando as mesmas, produção e degustação das receitas, escrita coletiva das receitas, confecção de livrinho de receitas.
6º mês - Setembro "Fotografia" Análise de diversas fotografias (internet, revistas, jornais, etc), roda de conversa, descrição coletiva das fotos, fotografar e analisar o ambiente e momentos escolar.
7º mês - Outubro "Animações" Visualização de animações (normalmente sem fala), roda de conversa, produção coletiva e ilustração da história.
CONCLUSÃO Para conclusão do projeto será feito um portfólio digital de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano que será gravado em um CD/DVD para que os alunos levem para casa como recordação de todo o trabalho realizado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iconografia, das Fontes históricas, a "poética" da construção da narrativa "Historia", um aprofundamento no debate da construção de memórias.
Tiago Henrique Lopes
O Segredo para uma Memória Ativa
Alice Sousa
Processos PMBOK 5ª edição
Clenia Paradela
Texto Publicitário
Fernando Danich
Urbanização
rebeca.oliv
Números decimais
Tania Goncalves
Atividade 9°
J.M.Soares Silva
Livros para ler nas férias
GoConqr suporte .
Benfica-FC Porto em imagens
Jornal Record
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
wilton simão